Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia gostaria de saber se alguém me pode ajudar com um problema que tenho em mão
    Há 6 anos comprei uma casa em Guimarães com piscina e um anexo
    Quando comprei não me dei conta que a piscina e o anexo estavam ilegais
    Quando me dei conta disso contactei um arquiteto que me disse que não havia problema que me legalizava tudo
    Como estou no estrangeiro,entreguei lhe tudo para ele resolver
    Depois foi me dando desculpas até que me disse que o terreno onde está a piscina e o anexo está na RAN e que não consegue fazer nada,ao fim de 2 anos e de já lhe ter pago
    Gostava de saber se alguém já se confrontou a uma situação destas e o que devo fazer
  2.  # 2

    Colocado por: Lili09Gostava de saber se alguém já se confrontou a uma situação destas e o que devo fazer
    Encher a piscina de terra e deitar abaixo o anexo. Ou então esquecer o assunto e esperar que a Câmara não chateie com a situação.

    Se houvesse hipotese de legalização o arquiteto que contratou saberia como. Bastava uma análise de 30 min ao PDM para saber que a piscina estava em RAN e portanto seria difícil (para não dizer impossível) de legalizar.
  3.  # 3

    Colocado por: HAL_9000Se houvesse hipotese de legalização o arquiteto que contratou saberia como
    Cá para mim nem à Camara foi.


    Colocado por: Lili09Quando comprei não me dei conta que a piscina e o anexo estavam ilegais
    Porque precisa de legalizar? Foi notificada para isso ou quer as coisas direitas?
  4.  # 4

    Não fui notificada para legalisar mas como eu vi que não estava legal quiz por tudo direito
  5.  # 5

    Colocado por: Lili09Depois foi me dando desculpas até que me disse que o terreno onde está a piscina e o anexo está na RAN e que não consegue fazer nada,ao fim de 2 anos e de já lhe ter pago


    mas agora paga-se antes do serviço estar feito.



    Colocado por: HAL_9000Se houvesse hipotese de legalização o arquiteto que contratou saberia como. Bastava uma análise de 30 min ao PDM para saber que a piscina estava em RAN e portanto seria difícil (para não dizer impossível) de legalizar.


    quanto muito pagava-se o serviço de saber se a legalização era possível ou não.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Pedro Barradas
  6.  # 6

    Vocês tem razão em relação a pagamento,mas confiei e o arquiteto deu me o preço é eu paguei concerteza não o deveria ter feito
  7.  # 7

    Sou noviça no forumdacasa mas não sei se alguém me pode esclarecer sobre o eu ter comprado com tudo como está hoje a piscine e anexo, fiz um empréstimo,vieram fazer 2 avaliações do banco e não virão que havia coisas ilegais....
  8.  # 8

    Colocado por: Lili09
    1. e não virão que havia coisas ilegais....


    Não, nem têm de ver.
    Ao Banco não compete avaliar a legalidade do produto alvo de hipoteca, desde que o mesmo possua a documentação em vigor obrigatória e legal para uma ESCRITURA.
    Compete avaliar se o produto a hipotecar que garante o empréstimo , garante o valor do mesmo.

    Ao Banco interessa saber se pode vender o imovel , em caso de incumprimento, ou melhor, se possui a documentação legal necessária que valide a sua transacção e se o mesmo suporta com alguma margem o dinheiro que vai emprestar.

    O que pode acontecer é o que está ilegal ser tanto que invalida o valor do produto.
    Ou não.

    Se uma casa fantástica têm uma piscina ilegal, mas o cliente quer 40 mil euros emprestado para a comprar, sendo que a mesma vale 200 mil, para o Banco é indiferente a piscina estar lá ou não.
    Nem sequer a têm em conta.

    Agora se uma casa de 200 mil têm uma piscina legal e o cliente quer 250 mil para a comprar, o Banco não empresta.
  9.  # 9

    Colocado por: Nelhas

    Não, nem têm de ver.
    Ao Banco não compete avaliar a legalidade do produto alvo de hipoteca, desde que o mesmo possua a documentação em vigor obrigatória e legal para uma ESCRITURA.
    Compete avaliar se o produto a hipotecar que garante o empréstimo , garante o valor do mesmo.

    Ao Banco interessa saber se pode vender o imovel , em caso de incumprimento, ou melhor, se possui a documentação legal necessária que valide a sua transacção e se o mesmo suporta com alguma margem o dinheiro que vai emprestar.

    O que pode acontecer é o que está ilegal ser tanto que invalida o valor do produto.
    Ou não.

    Se uma casa fantástica têm uma piscina ilegal, mas o cliente quer 40 mil euros emprestado para a comprar, sendo que a mesma vale 200 mil, para o Banco é indiferente a piscina estar lá ou não.
    Nem sequer a têm em conta.

    Agora se uma casa de 200 mil têm uma piscina legal e o cliente quer 250 mil para a comprar, o Banco não empresta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lili09


    Claro que compete , aliás o que estiver ilegal ou não constar dos documentos o banco por e simplesmente desconsidera e não atribui valor .

    Agora como diz e bem se quer 40k para um imóvel que avaliam por 200k não é relevante porque mesmo que desconsiderem tem o capital emprestado coberto .

    Em relação a pedir 250k e a casa valer 200k (para o banco) empresta apenas parte dos 200k
  10.  # 10

    Colocado por: NelhasCompete avaliar se o produto a hipotecar que garante o empréstimo , garante o valor do mesmo.


    E se a câmara mandar demolir o anexo e a piscina, o produto hipotecado não fica a valer menos?
    Nem sabia que o banco emprestava eventualmente para construções ilegais, nem estou a falar desta específico mas num caso hipotético onde a própria casa estivesse ilegal.
  11.  # 11

    M’as o que eu gostaria de saber é se como fui eu que avancei com o processo de legalização a RAN será mais favorável a dar um parecer positivo, o que está ilegal já está construído há mais de 10 anos
    Obrigado ☺️
  12.  # 12

    Os bancos não emprestam, nem avaliam sobre coisas ilegais, se tiver piscina e anexos ilegais, para o banco é indiferente porque não são contabilizados na avaliação.

    Para o banco só conta para a avaliação, o que está legal.
    • sltd
    • 10 junho 2021

     # 13

    Difícil. Conheço um caso de uma vivenda à venda há anos em que os interessados perguntam sobre a possibilidade de construir uma piscina. O problema é que a parte do terreno onde é possível construir a piscina é RAN.
    • Nelhas
    • 11 junho 2021 editado

     # 14

    Colocado por: pedro goncalvesClaro que compete , aliás o que estiver ilegal ou não constar dos documentos o banco por e simplesmente desconsidera e não atribui valor .


    Não compete fiscalizar.
    Em português simples, repito, ao Banco não compete fiscalizar absolutamente nada.

    O Banco desconsidera e não atribui valor???
    Meta duas casas geminadas iguais, uma com piscina ilegal e outra sem e veja lá se o Banco atribui o mesmo valor.
    Até lhe digo mais,
    Meta dois compradores , para duas casas iguais, mesmo crédito, mesmo valores, com rendimentos muito diferentes e vai ver que o mesmo avaliador dá avaliação diferente.
    Isto porque o Banco pode ter interesse em fechar um negocio e em não fechar outro , ou atribui-lo com piores condições para o comprador com menos rendimentos. Piorando a avaliação , consegue obrigar o comprador de menos rendimentos a dar mais entrada, a pedir credito pessoal para a mesma, ou faze-lo desistir.


    Colocado por: Varejoteara o banco é indiferente porque não são contabilizados na avaliação.


    Pessoal, com o devido respeito, as avaliações não sao feitas com uma checklist e uma máquina de calcular.
    São feitas com bases em conversas antes da avaliação, onde o potencial do cliente e do negocio apresentado , pode favorecer uma avaliação melhor, e depois o contexto do imovel em si.
    Potencial, acabamentos, espaço a volta, casas a volta, condições de acessos , etc

    O avaliador é um "empregado do banco"!
    Não é um tipo isento nem um Tribunal arbitral de conflitos.

    Se uma casa têm uma piscina ilegal, do ponto de vista exclusivamente legal ( papelada) claro que isso não vai redigido nem assente , mas claro que o avaliador toma isso em consideração.
    Quando uma imobiliária tiver de vender a casa, nao diz aos futuros compradores:
    "Olhe está ali uma piscina olimpica com deck fantástico, mas não olhe pois está ilegal"

    Para o Banco o que importa é a taxa de risco com que consegue recuperar a hipoteca.
    Não é ser uma imobiliária.
  13.  # 15

    Colocado por: sltdinteressados perguntam sobre a possibilidade de construir uma piscina.


    Isso é diferente.
    Ai a informação prestada têm de ser a condizente com a realidade.
    Outra coisa é a mesma já existir.
 
0.0200 seg. NEW