Iniciar sessão ou registar-se
    • MJA
    • 10 junho 2021

     # 1

    Olá a todos,

    Sei que é um tema recorrente no fórum, mas gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o seguinte:

    Moro no 3º andar (e último) de um prédio no distrito de Vila Real onde o isolamento é de, aparentemente, fraca ou inexistente qualidade. Como de costume, no verão aquece muito e de inverno fica bastante frio. O apartamento fica "encaixado" entre apartamentos, sendo as 2 paredes exteriores viradas a nascente (2 quartos e uma cozinha) e a poente (1 sala com varanda e 1 quarto).

    No que diz respeito à climatização, tenho aquecimento central a lenha que ajuda no inverno, mas logicamente de nada serve no verão! :P

    Nesta altura tenho, penso eu, essencialmente estes problemas:
    - Por cima do apartamento existe um sótão sem qualquer utilização com laje de cimento (não tem escada de acesso, existindo apenas uma pequena porta acessível com um escadote) com uma cobertura de fibrocimento sem qualquer isolamento.
    - Desconheço o isolamento das paredes do apartamento, mas desconfio que não será grande coisa.
    - A caixilharia tem vidro duplo (Climalit VN-4-97), mas noto que no verão o vidro interior aquece muito, além da caixilharia deixar passar muito ar.
    - A caixa dos estores não tem qualquer isolamento notando-se facilmente a passagem de ar quente ou frio, conforme a época do ano.
    - Na sala, ao fim do dia, o sol bate direto e os estores pouco protegem e a porta de correr dupla de acesso à varanda fica muito quente, ajudando a aquecer muito a sala.

    Sendo um apartamento, estou desde logo limitado no que diz respeito a obras exteriores, pelo que terei de me orientar apenas pela parte interior. Como o orçamento é limitado, também não posso fazer todo o tipo de obras desejáveis, pelo menos não de uma vez só.

    Assim sendo e tendo de começar por alguma lado, o que aconselham?

    Estava a pensar comprar e colocar eu próprio lã de rocha no chão do sótão por minha conta. Penso que não seria muito difícil de pôr e já poderia, com custo relativamente baixo, algum efeito positivo.
    Como o espaço não é utilizado, seria possível um simples "assentamento" do material no piso?

    Depois, relativamente às paredes, o que poderia ser feito?
    Sei que teria de "roubar" algum espaço interior, mas haverá algum material relativamente estreito que permita alguma instalação proveitosa?

    No caso da caixilharia das janelas, havendo o problema de não poder alterar a fachada exterior, que soluções poderão existir?

    Para as caixas de estores, o simples revestimento com lá de rocha seria suficiente?

    E, finalmente, relativamente à varanda que tipo de estores seriam mais interessantes a nível térmico e será que colocar de uma espécie de tela de correr (do tecto para baixo junto à parte exterior da varanda) seria útil a nível de privacidade na varanda e isolamento da casa?

    Peço desculpa pela extensão do texto, mas qualquer comentário e ajuda seriam bem-vindos!

    Obrigado!
 
0.0083 seg. NEW