Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Entrei para uma casa arrendada à cerca de 2 anos e meio, os proprietárias remodelaram um T1 de uma forma espetacular, e tem chão flutuante no quarto, corredor e sala.

    Desconhecendo eu e a minha companheira as sensibilidades do chão flutuante, fizemos o que nos foi transmitido, lavar com pouca água.
    A questão é que o "Lavar com pouca água" foi entendida pela minha companheira que seria lavar com uma esfregona das mais baratas que ela usa, e espremer ao maximo antes passar no chão.

    A técnica dela nunca me convenceu, e gerou-me sempre um desconforto enorme sempre que ela lavava o mesmo, visto que notava-se sempre o chão húmido e já tenho algumas partes meio levantadas nas juntas.

    Nestes 2 anos e meio que aqui estou, o chão estala (som) sempre que ando nele, e esta casa é bastante húmida, podiam ter deixado um desumidificador, coisa que não comprei.

    Mais tarde quando começamos a perceber que estavam a ocorrer danos, fiz uma investigação na diagonal, e encontrei que a solução seria usar Mopas de uma tal marca "verdinha" **iffer com recargas húmidas, mas continuo a achar que aquilo trás muita agua.

    A gota de agua, foi um gato que trouxe para casa durante uma semana (da chefe da minha companheira que foi de férias mas que nao tinha como levar o gato) fez questão de alagar uma jarra que tínhamos em cima de um móvel durante a noite e acordei e tinho o chão amolado no sitio aonde tinha caido a água (Nunca me apeteceu dizer tanta asneira dado que o chão é agora claramente para o lixo, e a caução já foi decerteza, e as promessas que teria cuidado com o soalho foram agora cilindradas por um sentimento de incompetência tremendo e revolta)

    Sempre tentei dar o meu máximo para proteger este chão, mas o meu desconhecimento sobre como o manter e se calhar a fraca qualidade do mesmo e agora o malvado do gato, tornou isto num pesadelo

    Sempre foi um ponto referido da senhoria que tínhamos de ter muito cuidado com o chão porque era sensível, mas sempre falhou em dizer como.

    Portanto a dúvida é (e está respondidas muitas vezes noutros tópicos deste forum embora precise de mais explicação).

    Isto tem de ser limpo com mopa seca e aspirado, certo?
    Ou seja não pode ser com as toalhitas humidas que referi?
    Aspirar também causa danos, já tenho "N" riscos porque entramos dentro de casa e descalçamo-nos mas cai sempre 1 ou 2 pedrinhas da rua enquanto o fazemos, quando vou a passar o aspirador, apanha sempre uma pedra nos enrolamentos, e lá vai ele a riscar, como raio é que vocês aspiram sem causar danos?

    Sendo que limpo com uma mopa seca e aspirado, não resolve o problema das manchas de sujidade, é claramente necessário um produto adicional.
    Sei que não podem recomendar produtos aqui no forum, mas tem o nome de um produto (sem mencionar marcas), e sabem-me responder se se arranja em superficies normais de hipermercado ou tenho de ir às grandes superficies de bricolage?
    Se possivel conseguem mandar por PM um exemplo de um produto para a limpeza do mesmo.

    O mal já está feito, este chão já é claramente para o lixo e espero que a Caução pedida (que ja sei às claras que não vou ter de volta) chegue para as despesas que vão ter com o soalho.
    Mas espero ao menos que até comprar casa, consiga aprender a manter este tipo de chão, dado que a casa que comprar vai claramente usar soalho deste tipo, e não gostaria de cometer os mesmos erros.

    Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas
  2.  # 2

    Pode limpar com uma esfregona húmida. Daquelas às tiras amarelas.

    Agora falta interiorizar o cenceito de húmido. Para mim húmido é quase seco.

    Se a sujidade está muito agarrada, esfrega essa zona um pouco mais ou com um pouco mais de água e no final seca com um pano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 4Klassic
  3.  # 3

    @nielsky A questão do aspirado causar danos por apanhar pedrinhas, existe alternativas que possa usar?
    • AMVP
    • 11 junho 2021

     # 4

    Vamos ser claros, a utilizacao de um Chao deixa sempre marcas, nao da para levitar sobre o Chao. Agora... Por regra o flutuante que e instalado nao e de grande qualidade e chao flutuante nao e chao de madeira, cortica ou ceramica.
    Risco vai ser impossivel de nao fazer ja quanto a lavagem, ou a lavagem era muito frequente ou o conceito de humido tem de ser revisto. Tambem e importante utilizar detergente apropriado e abrir a janela para que o chao seque mais rapidamente.
    E esta a minha experiencia com a p******* do flutuante.
  4.  # 5

    Eu borrifo o meu com vinagre de limpeza e passo um pano, riscos não sei se tem visto que é texturado não dá para perceber.
  5.  # 6

    Em todas as casas que vivi com flutuante sempre aspirei e passei esfregona e nunca tive problemas.
  6.  # 7

    Para limpar o flutuante, eu tenho uma escova específica no aspirador, que tem uma espécie de escova e assim as partes duras não estão em contato direto com o chão e não há riscos.
    Se não tiver uma escova adicional, tente limpar com mola, se bem que para mim não há melhor limpeza que a de aspirador.

    Quanto a "lavar" o flutuante, não o faço com muita frequência. 1x por semana ou de 15 em 15 dias, visto que não utilizamos calçado da rua em casa. Para isso apenas utilizo uma mopa com toalhitas, ou então uma esfregona seca que borrifo com mistura de água e "cheirinho". Nunca deve utilizar detergentes que contenham lixívia.

    O Soalho flutuante estalar, pode ser vários motivos. Não propriamente má utilização. Pode ter sido mal aplicado, pode ter folga na base de cimento...

    É impossível manter uma casa igual ao fim de 2 anos e meio de uso. No meu entei, a caução serve mais para precaver outro tipo de situações, como pinturas berrantes nas paredes, ou buracos, portas danificadas...
  7.  # 8

    Tive flutuante, de qualidade aceitavel num apartamento que morei, e não tive problemas com riscos. Já com agua tive um enfolamento numa zona da sala por derrame de agua
    Na casa onde atualmente resido, algum tempo atras fiz obras e como o €€ não esticam coloquei flutuante Tarkett AC 5 e até à data nem riscos, nem problemas de lavagem com esfregona BEM espremida.No seu caso a qualidade do flutuante esta a vir ao de cimo
    • AMVP
    • 11 junho 2021

     # 9

    Colocado por: pkasaTive flutuante, de qualidade aceitavel num apartamento que morei, e não tive problemas com riscos. Já com agua tive um enfolamento numa zona da sala por derrame de agua
    Na casa onde atualmente resido, algum tempo atras fiz obras e como o €€ não esticam coloquei flutuante Tarkett AC 5 e até à data nem riscos, nem problemas de lavagem com esfregona BEM espremida.No seu caso a qualidade do flutuante esta a vir ao de cimo


    a de não ter riscos é que me deixa espantada.
  8.  # 10

    O que estão a falar é para "manutenção preventiva", o chão neste momento já está estragado, para a substituição do pavimento, porque não dá para retirar só as placas com problemas, tenho dúvidas que o valor da caução chegue para tudo, o mais certo será o senhorio pedir a diferença.

    Senão antes de entregar o imóvel, repara o chão do seu bolso.
  9.  # 11

    sugiro que vá ao "bruxo"...
    • VCAC
    • 11 junho 2021

     # 12

    Eu há mais de 15 ano que vivo em casas com pavimento flutuante, nunca tive esses problemas e não tenho cuidados especiais...
    Aspiramos e lavamos com uma esfregona qualquer (não necessita se ser de marca xpto) e um detergente de supermercado para madeiras/flutuante normal... Molha a esfregona na água, espreme e passa no chão...

    Não haverá por aí algum outro problema? Tipo alguma infiltração?Isso está a acontecer em todo o pavimento da casa, ou em zonas específicas, tipo mais perto das casas de banho ou cozinhas?
  10.  # 13

    Esse flutuante deve ser uma bela porcaria. Mostre fotos.
 
0.0126 seg. NEW