Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de saber opiniões ou casos de pessoas que tenham passado pela mesma situação.
    Estou em vias de adquirir uma moradia que pretendo remodelar. O que crédito já foi aprovado junto do banco que já me enviou as cartas de aprovação no entanto tinham uma condicionante que era a seguinte:
    - No relatório de avaliação vinha descrito que ficavam a aguardar projeto de arquitetura e alvará. Desloquei-me à Camara Municipal e descrevi as obras que pretendia fazer. Não irei mexer nas estruturas nem fachada da casa e nem irei alterar a forma e altura da cobertura.
    Na Camara, o fiscal visitou a moradia, entreguei todos os documentos e entregaram-me uma declaração de "Isenção de controlo prévio de obras"
    Entreguei essa mesma declaração ao banco ao qual a resposta da comercial é que o banco pode continuar a solicitar projeto de arquitetura pois é o que vem escrito no relatorio de avaliação.

    Alguem ja passou pela mesma situação?

    Obrigada
    • JHR00
    • 11 junho 2021 editado

     # 2

    Pelo que sei, só precisa de projeto aprovado e licencas na camara de mudar a estética exterior, abrir porta e janelas, disposição e cor do telhado ou aumentar a área. Para obras no interior sempre disseram que não é necessário. Essa situação está estranha.
  2.  # 3

    Foi algum avaliador do banco ao imóvel ?
  3.  # 4

    Passei pelo mesmo e enviei a lei que dizia que estava isenta de licença de obra. De facto o que a lei dizia era que se devia comunicar apenas mas não era necessária licença. Disse isso ao meu banco e eles aceitaram. No relatório da avaliação nunca foi mencionada qualquer licença para obras e o avaliador veio de uma empresa contratada pelo meu banco.
  4.  # 5

    O problema é que foi dizer que ia remodelar a moradia para aumentar a avaliação da mesma, agora a avaliação ficou condicionada às obras.
  5.  # 6

    Colocado por: JHR00Pelo que sei, só precisa de projeto aprovado e licencas na camara de mudar a estética exterior, abrir porta e janelas, disposição e cor do telhado ou aumentar a área. Para obras no interior sempre disseram que não é necessário. Essa situação está estranha.

    Pois, penso exatamente da mesma forma. Até que ponto é que o banco pode não avançar com a escritura por nao ter projeto como diz no relatório de avaliação?
    Se a Câmara já passou uma declaração em como não é necessário.....
  6.  # 7

    Colocado por: pedro goncalvesFoi algum avaliador do banco ao imóvel ?

    Sim, avaliou o imóvel e escreveu nas observações que estava pendente de projeto, quando nós na visita com o avaliador dissemos que já nos tinhamos informado junto à Câmara e não necessitam de controlo prévio.
  7.  # 8

    Colocado por: Raquel APassei pelo mesmo e enviei a lei que dizia que estava isenta de licença de obra. De facto o que a lei dizia era que se devia comunicar apenas mas não era necessária licença. Disse isso ao meu banco e eles aceitaram. No relatório da avaliação nunca foi mencionada qualquer licença para obras e o avaliador veio de uma empresa contratada pelo meu banco.

    O avaliador não referiu que estava condicionado à apresentação de qualquer licença da Câmara?
  8.  # 9

    Colocado por: VarejoteO problema é que foi dizer que ia remodelar a moradia para aumentar a avaliação da mesma, agora a avaliação ficou condicionada às obras.

    O crédito é aquisição + obras. Teria sempre de apresentar orçamento e o avaliador avaliar a casa como está e dar um valor após as obras. O problema foi ter escrito nas observações que necessita de licenciamento camarário quando a Câmara já me passou uma declaração como as obras estão isentas.
    Ainda assim o banco diz que pode não ser suficiente (???)
  9.  # 10

    Julgava que a casa estava habitável e que ia fazer um CH e após compra ia remodelar.
  10.  # 11

    O avaliador não referiu que estava condicionado à apresentação de licença à câmara. A casa estava habitável e referi que queria fazer obras de melhoria (modernização). Até acho que o avaliador nem olhou para o orcamento de obras apresentado pois perguntou me o que tencionava fazer de obras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costa53
  11.  # 12

    Colocado por: JessicaSilva
    O crédito é aquisição + obras. Teria sempre de apresentar orçamento e o avaliador avaliar a casa como está e dar um valor após as obras. O problema foi ter escrito nas observações que necessita de licenciamento camarário quando a Câmara já me passou uma declaração como as obras estão isentas.
    Ainda assim o banco diz que pode não ser suficiente (???)


    Boa noite!
    Estou com o mesmo problema, como resolveu?

    Obrigada!
  12.  # 13

    Colocado por: VarejoteO problema é que foi dizer que ia remodelar a moradia para aumentar a avaliação da mesma, agora a avaliação ficou condicionada às obras.

    Mas o avaliador avaliou o potencial das obras sonhadas pela promitente compradora?
    Bem sei que as avaliações em Portugal são um riso mas acho que não chegamos a tanto...
 
0.0162 seg. NEW