Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa dia,

    comprei um apartamento com um open space com cerca de 42m2 (7x6), e reparei que o AC que colocaram é de 12k BTU (3.5kw), ou seja, francamente pouco para a área em questão, sei que tem outra pré instalação para outra unidade igual na zona da cozinha (no open space), colocaram-me esta unidade +/- a meio do open space mas nesta fase já não dá para trocar a unidade atual porque o diâmetro da tubagem foi dimensionado para os 12k BTU, será que esta unidade dá conta do recado? ou teria uma maior eficiência energética se colocar uma segunda unidade (que teria que ficar na mesma parede que tem cerca de 7m e reajustar o posicionamento das unidades na mesma).

    PS.: Ou será que dá para aproveitar as duas tubagens e tentar de alguma formar uni-las, a questão é que em vez de ter o diâmetro recomendado vai ter mais ainda, ficam aqui as medidas para os vários equipamentos:
    6,35/9,52mm (1/4”-3/8”) 12 BTU
    6,35/12mm (1/4”-1/2”) 18 BTU
    9,52/15,9mm (3/8”-5/8”) e 24 BTU

    Existe algum problema de ter dois desses tubos de 9.52mm alimentar uma unidade de 18 BTU?

    São as unidades da Bosch Climate R32, unidade exterior multi split com 5 conexões.

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Ninguém aqui é capaz de me dar ideia, a propósito o apartamento obteve certificado energético A.
  3.  # 3

    provavelmente para o dia a dia será suficiente, mas num dia de festa em que estejam 12 pessoas na sala é capaz de ser pouco.

    os AC não são dimensionados apenas para as áreas, tb tem que ter em conta o número de pessoas que usa o espaço e os equipamentos que existem.

    Provavelmente para para 4 pessoas no dia a dia os 12k btu são suficientes e está a preocupar-se desnecessariamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M4r1022
  4.  # 4

    Colocado por: M4r10226,35/9,52mm (1/4”-3/8”) 12 BTU

    Não procurou suficiente.

    A Mitsubishi Electric tem unidades de 5Kw, com esta tubagem.

    Por exemplo, MUZ-LN50VG + MSZ-LN50VG
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M4r1022
  5.  # 5

    Muito obrigado Ricardo e Paulo!

    Também fiquei com boas perspetivas com base na experiência de sábado, fui ver a obra e nestes dias em Braga estiveram 38/39º na sexta e sábado e o apartamento pareceu-me bem fresco mesmo do lado onde o sol bate toda a manhã (na parte da sala não leva com muito sol, só mesmo ao final do dia, provavelmente terei mais problemas em aquecer que arrefecer...) mas claro que é como diz Paulo, caso haja festa com abrir e fechar das portas da varanda terá naturalmente mais dificuldades. Mas também serão ocasiões esporádicas.

    Caso tenha dificuldades com as unidades atuais já sei para qual realizar o upgrade!
    Nesse caso terei sempre que adquirir a unidade exterior da mitsubishi também devido à quantidade de ar que a unidade da mitshibishi consegue "fornecer". Outra curiosidade neste caso se fosse uma unidade de 12000BTU igual à q lá está poderia colocar de outra marca? ou outro modelo da mesma marca por exemplo?

    Obrigado.
  6.  # 6

    Tem de comprar o conjunto INT-EXT. obviamente.
    Fale com um instalador. Ou vai ser voce a montar o equiamento!?
    Não invente...
  7.  # 7

    Estava apenas a questionar se era possível por desconhecimento total dos sistemas de AC. Imagine que avaria qualquer unidade interior, a minha questão é se poderia fazer um upgrade para algo melhor por exemplo, estes nem wifi têm e a Bosch tem outras unidades com Wifi por exemplo.
  8.  # 8

    Dentro da mesma marca, há possibilidade, conforme a unidade exterior, de escolher algumas das unidades interiores que sejam compatíveis de series diferenciadas. Isso acontece frequentemente com os sistemas multi-split.

    Mas se não entnede do assunto tam´berm não complique o que é simples. quando avariar, é normal ser substituido o conjunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M4r1022
 
0.0136 seg. NEW