Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    um amigo adquiriu recentemente um apartamento e está no processo de mudança de titularidade dos contratos de água, gás e eletricidade. Os contadores estão todos ativos pois foi acordado com o anterior proprietário não cancelar os contratos. A água e eletricidade sem problemas. No gás é que surge a questão, e que eu acho estranho os valores que lhe estão a querer cobrar.

    O gás é propano canalizado e ao tentar contratar com a galp esta informou que não poderia fazer o contrato pois tem de ser o mesmo fornecedor para o edifício todo e que todos os condóminos teriam de aceitar esta alteração, o que não é viável. Informou-me que para novos contratos apenas seria necessário uma inspeção à instalação de gás por uma entidade certificada pela DGEG (custo 55€), tendo em conta que o certificado atual já não está válido. Até aqui tudo bem pois é realmente o que está na lei.

    Acontece que ao contactar o atual fornecedor este informou que para novos contratos (que mais não é do que uma mudança de titularidade) os técnicos da própria empresa teriam de fazer uma inspeção à instalação (custo 45€) e depois mandavam vir uma entidade regulamentada pela dgeg para fazer nova inspeção e respectiva emissão de certificado (custo 70€) ficando no total o serviço por 115€. O meu amigo referiu que nesse caso fazia ele a contratação da inspeção a uma entidade regulamentada (tinha orçamento no valor de 55€), ao qual foi informada que eles fornecedores teriam de fazer na mesma a inspeção deles (valor de 45€) para ver se estava tudo bem. O meu amigo ainda tentou expor o estranho da situação, ao dizer que 1º era estranho eles não confiarem no certificado de uma entidade regulamentada, e 2º se o serviço fosse todo contratado por eles primeiro era feito a inspeção deles e só depois é que chamavam a entidade regulamentada logo eles ficavam na mesma sem verificar nada e não fazia sentido a inspeção deles. Mas não deram o braço a torcer e disseram que a inspeção deles tem mesmo de ser feita com o consequente custo de 45€. Ele está de mãos atadas pois não pode contratar outro fornecedor, mas acha absurdo este valor obrigatório (mais de meio ano de consumo de gás). Até porque imaginemos a entidade certificada emite o devido certificado de inspeção mas depois o fornecedor reprova a instalação, faz algum sentido?

    Alguém sabe se é possível fazer alguma coisa para contornar esta despesa de 45€? Obrigada
    • AMVP
    • 15 junho 2021

     # 2

    Nada faz sentido, na perspective de consumidor mas to do o sentido na perspective dos "tecnicos certificados". Nao sei de gas propano mas no natural e mesmo assim, ou paga ou coloca tudo eletrico. Na minha casa nao tive para os aturar e comprei um termoacumulador, so o aquecimento de agua e que era a gas e era-me facil instalar um termoacumulador.

    Agora quero contratar o servico de gas numa outra casa mas antes de pedir ao fornecedor contactei uma empresa da area para ir la ver o que e necessario, inclusive caracteristicas do esquentador e do exaustor, para depois nao me dizerem que o exaustor e potente demais, como disseram na minha casa.
    Tb deve ter que fazer um buracos, para permitir a circulacao do ar.
    Amanha tenho a inspecao, mas Eu ja estou preparada para a lista de dificuldades.
    Enfim...
  2.  # 3

    Colocado por: AMVPNao sei de gas propano mas no natural e mesmo assim, ou paga ou coloca tudo eletrico.


    Mas a questão não é pagar. Ele até está disposto a pagar o 55euros de inspeção obrigatória, está na lei, agora pagar duplamente pela mesma coisa é que não faz sentido (e devia ser ilegal pois é abuso de poder, pois não existe outra hipótese).

    Colocado por: AMVPAmanha tenho a inspecao, mas Eu ja estou preparada para a lista de dificuldades.


    Que dificuldades são essas, pode-me explicar pff? Fiz há cerca de 4 anos a inspeção gás natural à minha casa e não houve problema nenhum...
    • AMVP
    • 15 junho 2021

     # 4

    Eu percebi que estava a falar por ter de pagar 2 vezes, e sim tb terei de pagar 2 vezes.
    Dificuldades? Que me digam o esquentador que querem, o exaustor com a capacidade que pretendem e que facam la os buracos onde bem entendem. Que digam quem e que tem de instalar o esquentador. Isto e o que espero. Depois pode vir o que nao espero, sabe-se la.
  3.  # 5

    Colocado por: AMVPEu percebi que estava a falar por ter de pagar 2 vezes, e sim tb terei de pagar 2 vezes


    Mas no gás natural tem opção de outros fornecedores que não cobram o serviço de inspecção duas vezes, na Galp e na EDP por exemplo, só cobram uma inspeção (a obrigatória) e se eu tiver o certificado válido nem cobram nada para o novo contrato.
    Nesta situação não há outra opção, ou paga o que eles bem entendem ou fica sem gás. Já não chega pagar pelo consumo ainda tenho de pagar obrigatoriamente pelo contrato? Na água e na eletricidade não tenho de pagar pelo contrato
  4.  # 6

    Se for a Digal, eles gostam de fazer essa habilidade, se tiver certificado válido que mencione os equipamentos instalados e não foram alterados.
    Envia email para a DGEG, que eles respondem a si e ao fornecedor.
    Uma vez também para mudança de titularidade com inspeção feita com menos de 30 dias, também queriam fazer nova inspeção.
    Tiveram de engolir o sapo.

    De qualquer forma a Digal cobra para mudança de titular.
  5.  # 7

    Qual é a entidade distribuidora? Digal ? Gascan ? Petrogal? BP?

    Só tem de pagar a uma entidade inspetora 55 euros pelo serviço de inspeção…

    Os 45€ deve ser o custo dos serviços da entidade distribuidora…

    Pode pedir os valores por escrito a entidade distribuidora e confrontar a Dgeg
  6.  # 8

    Colocado por: Luis81Qual é a entidade distribuidora? Digal ? Gascan ? Petrogal? BP?

    Só tem de pagar a uma entidade inspetora 55 euros pelo serviço de inspeção…

    Os 45€ deve ser o custo dos serviços da entidade distribuidora…

    Pode pedir os valores por escrito a entidade distribuidora e confrontar a Dgeg


    A entidade distribuidora é a Sesigas, é gás propano canalizado. A entidade distribuidora referiu que o valor seria para inspeção da instalação por técnicos da própria empresa (mas que não emitem certificado)
  7.  # 9

    Só as entidades inspetoras de gás é que podem fazer inspeções e emitir certificados

    O que eles querem dizer é que além de você ter que fazer uma inspeção com uma entidade inspetora eles também querem fazer uma “verificação técnica” a que chamam de “inspeção” e querem cobrar por esse serviço 45€. Isso não é ilegal são as condições para lhe fornecer gás… acho que é um abuso mas no propano é assim que funciona porque não tem concorrência…


    Colocado por: martinina

    A entidade distribuidora é a Sesigas, é gás propano canalizado. A entidade distribuidora referiu que o valor seria para inspeção da instalação por técnicos da própria empresa (mas que não emitem certificado)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martinina
 
0.0147 seg. NEW