Possuo um apartamento T3 de 144 m2 o qual possui aquecimento central a gás natural.
No Inverno o aquecimento está ligado diariamente das 18h às 24h em todas as divisões (excepto num dos quartos, que não está a ser usado). Tenho a caldeira regulada para que a água se mantenha a 65ºC. O termóstato, que está no hall de entrada, está configurado para disparar aos 20ºC.
A minha questão é a seguinte... quais as temperaturas ideias para este tipo de aquecimento? Isto porque sinto que algumas divisões não aquecem o suficiente (sala, talvez por ser grande e quarto de casal). No entanto, o escritório, o hall e o corredor, ficam a uma temperatura boa. Ao verificar o termostáto, ele efectivamente indica a temperatura que eu marquei, ou seja, os 20ºC.
O que devo fazer para que a sala e o quarto fiquem mais quentes? Aumentar as temperaturas? No termostáto ou na caldeira? Reduzir a entrada de água no radiador do hall (onde está o termostáto) para que este não atinja a temperatura que marquei?
Agradeço a vossa ajuda. Espero ter conseguido expor as minhas dúvidas de forma correcta.
Nos radiadores tenho uma espécie de torneira, que regula a quantidade de água que entra no radiador. Tanto na sala como no quarto, tenho esta torneira no valor 5 (máximo). Ou seja, este controlo é manual e depende sempre do termostáto central.
Quanto ao tipo de radiadores, não sei que tipos existem, para poder responder a esta questão.
Normalmente o termostato fica na área mais fria da casa. Deste modo garante-se que todas as outras áreas estão a uma temperatura superior à área onde está o termostato. No seu caso e no meu caso também, no hall de entrada.
Eu também tenho cabeças termoestáticas nos radiadores que estão reguladas consoante a temperatura desejada nas diversas divisões. No caso dos quartos, a literatura disponível aconselha que a temperatura não deverá exceder os 20ºC. No meu caso tenho a 19ºC.
Quanto à sua pergunta em concreto:
O que devo fazer para que a sala e o quarto fiquem mais quentes? Aumentar as temperaturas? No termostáto ou na caldeira? Reduzir a entrada de água no radiador do hall (onde está o termostáto) para que este não atinja a temperatura que marquei?
1. Será que o termoestato está na zona mais fria? Poderá estar a dar sinal muito cedo para a caldeira parar de aquecer. Teria de mover o termoestato para uma zona mais fria. 2. Simplesmente os radiadores poderão não estar purgados (circuitos hidráulicos com ar). Má eficiência na transmissão da água quente para o radiador. Purge os radiadores e verifique novamente. 3. Os radiadores estarão bem dimensionados (número de elementos)? Poderá não aquecer tanto quanto o volume da divisão necessite... 4. Será que essas divisões estarão bem isoladas? Mesmo que não seja a nível construtivo, os estores, as janelas, portas poderão estar a deixar passar o calor que tanto quer. 5. Se a torneira termoestática já está no máximo (no meu caso valor 5 que corresponde a 28ºC - Caleffi), a sua única hipótese é remover a mesma e usar apenas a normal válvula. No entanto penso que essa temperatura é um exagero.
Espero que consiga ter mais umas luzes com estas pequenas dicas...