Tenho um predio no porto do qual sou proprietaria. Este predio está devoluto mas já tem projeto aprovado na camara e as obras devem iniciar em breve com o objetivo de explorar como alojamento local. Todas as despesas relacionadas com o licenciamento (arquitetura e especialidades) foram pagas por mim. Sou sócia-gerente de uma empresa que é proprietaria de outros imoveis que explora.
A minha pergunta é a seguinte: como posso ceder o predio à minha empresa, de forma a que todas as despesas relacionadas com a contrução sejam suportadas pela empresa, assim como a exploração do negócio?
Tenho que o vender? desta forma terei que pagar os impostos mesmo que sobre o valor patrimonial... posso alugá-lo por um valor simbolico à empresa?
Se houver um contrato de cedencia, se um dia mais tarde quiser vender o imovel, ou cada uma das frações, de que forma posso apresentar as faturas dos gastos tidos com a reconstrução para abater nas mais valias?
se calhar é um tema demasiado complexo. Sabem qual o profissional com quem posso falar? já falei com 2 contabilistas que me deram opiniões contrárias...
É simples.. vai a um advogado e faz um contrato de locação e da permissões para explorar durante z anos e fazer obras e trata de licenciamentos e manutenções.