Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Herdei um terreno que vai dar ao rio onde gostaria de construir uma casa.
    Quando fui questionar na câmara, disseram-me que a cota máxima das cheias naquela zona é de 24 m e, por isso, só poderia construir acima disso.
    Ora bem isso é completamente inviável a não ser que construísse uma casa sobre pilares que até poderia ficar engraçado mas, depois, o resto do terreno não seria possível utilizar (queria também fazer uma piscina, anexo de apoio, etc.)
    A minha questão é: alguém já teve numa situação semelhante? ou seja, já alguém construiu uma casa muito elevada? ou, acham que é possível elevar todo o terreno? Poderá ser um pouco ridículo porque as casas à volta estão quase em cima da água.
    Sugestões??

Obrigado
    • sltd
    • 17 junho 2021

# 2

No PDM deve ter as zonas de inundação identificadas. Se essa zona estiver assinalada nada feito.
  2.  # 3

Colocado por: mm1960Boa tarde a todos,

Quando fui questionar na câmara, disseram-me que a cota máxima das cheias naquela zona é de 24 m e, por isso, só poderia construir acima disso.
    Ora bem isso é completamente inviável a não ser que construísse uma casa sobre pilares que até poderia ficar engraçado mas, depois, o resto do terreno não seria possível utilizar (queria também fazer uma piscina, anexo de apoio, etc.)
    A minha questão é: alguém já teve numa situação semelhante? ou seja, já alguém construiu uma casa muito elevada? ou, acham que é possível elevar todo o terreno? Poderá ser um pouco ridículo porque as casas à volta estão quase em cima da água.
    Sugestões??

Obrigado

Se esse foi o único entrave que lhe puseram já vai com sorte, normalmente terrenos junto à linhas de água / rios costumam estar em reserva agrícola /floretal / domínio hídrico, etc.
  3.  # 4

Colocado por: mm1960Boa tarde a todos,

Sugestões??

Obrigado

O 'constuir acima' dos 24m, é que só pode construir acima de onde o terreno tem a cota 24, não é meter pilares de 5, 10 ou 20 metros junto à água e já pode construir.

Tem que ter noção que há imensos terrenos onde não se pode construir nada. O seu pode ser um desses.

Pode custar quando calha a nós, mas as regras existem por algum motivo e têm que ser cumpridas.
    Concordam com este comentário: econom.pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mm1960
  4.  # 5

Obrigado pelas vossas respostas!

A questão é que há várias casas construídas ao lado e ainda mais próximo da água..
    Estarão todas ilegais?

Não é possível simplesmente "encher" o terreno e elevá-lo, pois não? (pode parecer um pouco descabida a pergunta mas estou a tentar ver alternativas)
  5.  # 6

Relativamente ao não se poder construir, na realidade no PDM o que diz é que o terreno está inserido numa zona de "Solo Urbano - Solo Urbanizado: Espaços residenciais - Tipo II" e tem outra zona perto que é mesmo de solo rural..
    Se não tivesse nada construído eu entendia mas tem vizinhos junto à margem do rio.
    •  
      Mk Pt
    • 17 junho 2021 editado

# 7

Os vizinhos são casas recentes?

Se são casas recentes, essas mais próximas à água estão inseridas em algum loteamento?
    Mesmo sendo casas recentes, se estiverem em loteamento já poderiam ter direito adquirido.

Mesmo não estando inseridas num loteamento, já poderiam estar licenciadas antes da entrada em vigor do PDM e serem construídas já depois da entrada em vigor do PDM.

As outras casas até podem estar ilegais, ou não.

No que interessa para o seu caso, é que construir é legalmente, e isso só cumprindo com o PDM.

Claro que pode haver caso de 'jogos de interesses', para não dizer outra coisa, e casas terem sido feitas onde/quando já não podiam, mas isso para o seu caso de nada serve (se o PDM não permitir a construção) em termos de poder construir, apenas pode fazer queixar nas autoridades devidas e haver repercussões para quem autorizou ou 'fechou os olhos' e as casas, eventualmente, terem que ser demolidas se não for possível a sua legalização.
  6.  # 8

Colocado por: mm1960Obrigado pelas vossas respostas!

A questão é que há várias casas construídas ao lado e ainda mais próximo da água..
    Estarão todas ilegais?

Podem estar ilegais ou, mais provável, a sua construção ser anterior a certas regras.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 9

É analisar o pdm e ver a planta de condicionantes e ter um levantamento topográfico do terreno
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 10

Se estiver em REN/ leito de cheias, não vai dar para construir, nem que a faça sobre pilares à cota 34...
    Marque uma consulta com um arquitecto e veja o que este lhe diz em concreto.
  9.  # 11

Obrigado a todos.

Construir sobre pilares é uma opção que estou a considerar.

O terreno tem de cota, na sua "entrada" e parte mais elevada, 18,85 m e, na parte mais baixa e junto ao rio, 13,85.
    Nessa zona afinal a cota a que tem de ser construído é de 23,5 e não 24 (não que este meio metro faça toda a diferença).

Ora bem, posto isto, toda a casa teria de ficar sobre os pilares, quase que como uma "casa na árvore" em que o piso seria ao nível quase do telhado da casa no terreno ao lado.

Nivelar o terreno é uma opção? Não tenho noção dos preços nem sequer se é possível - nivelar não completamente mas "construir" uns socalcos.
  10.  # 12

Ou seja é impossível construir nesse terreno

Não é por elevar a casa que passa a ser possível.

Existindo cota de leito de cheia que apanha o terreno na totalidade nada a fazer.

A câmara teria sempre que enviar o projeto para a agência portuguesa do ambiente que viria chumbado de certeza.

Mesmo que quisesse construir um anexo agrícola seria complicado.

Além disso ter um terreno nesse sítio tem onus, leia a legislação.. manter a vegetação certa, limpar o terreno, garantir acessos ao rio..
  11.  # 13

Se só pode construir acima da cota 24m não é por elevar a casa em estacas acima dessa cota que já vai ser permitida a construção.
    Mesmo que fosse permitido isso, quando houver uma cheia como vai entrar em casa? De barco?
  12.  # 14

Pois, ficará ridículo..

Bem, parece-me que não há nada a fazer, infelizmente..

Muito obrigado a todos!
  13.  # 15

Tenho um terreno com 60000m com frente para o rio Douro, quase todo já acima do leito de cheia e também não posso construir.

0.0193 seg. NEW