Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá pessoal!

Antes demais, parabéns pelo fórum, está muito bom!

Relativamente à minha dúvida:

Meu tio é de origem cabo-verdiana, vem cá a Portugal agora, um pouco com intuito de comprar uma casa que já está em vista a algum tempo.

Não sei ainda se ele tem bem noção de como é o processo burocrático cá por Portugal, portanto ando já a informar-me para que depois não andemos para trás e para frente em filas nas instituições só para pedir informações.

1 - Relativamente a documentação, que documentação é necessária para se poder marcar a escritura visto ele ser estrangeiro ?
    2 - Junto às finanças deverá ser entregue algum documento após ou antes da compra da casa ?
    3 - É sempre feito o registo junto da conservatória da área de residência certo ?
    4 - Relativamente ao pagamento, pode ser usado um cheque "internacional" ? Nestes casos por norma como são feitos os pagamentos? Visto que transferência bancária há algumas limitações relativamente ao montante...

Desde já obrigado pelos esclarecimentos.
    Obrigado
    Cptos,
    •  
      MRui
    • 10 dezembro 2009

# 2

Colocado por: FranMont1 - Relativamente a documentação, que documentação é necessária para se poder marcar a escritura visto ele ser estrangeiro ?

Se o imóvel estiver a ser mediado por uma imobiliária, esta trata de tudo e informa qual a documentação necessária. Se for um negócio sem mediação é melhor informarem-se junto do notário onde será feita a escritura de compra e venda.

Colocado por: FranMont2 - Junto às finanças deverá ser entregue algum documento após ou antes da compra da casa ?

Penso que é antes e depois. Antes para pagamento do IMT e depois para registo (não tenho a certeza absoluta destes passos)

Colocado por: FranMont3 - É sempre feito o registo junto da conservatória da área de residência certo ?

Penso que o registo pode ser feito em qualquer Conservatória, embora seja mais usual fazer na da área do imóvel.

Colocado por: FranMont4 - Relativamente ao pagamento, pode ser usado um cheque "internacional" ? Nestes casos por norma como são feitos os pagamentos? Visto que transferência bancária há algumas limitações relativamente ao montante...

Isso depende do acordado com o vendedor. Normalmente é mais utilizado o cheque visado.

0.0090 seg. NEW