Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos !

Após muitos anos a viver em apartamentos, tanto cá como no estrangeiro, decidimos aproveitar e lanç*armo-nos na construção da nossa casa.
    Já vimos dezenas de terrenos, fizemos desenhos e esboços e passámos horas a fio a fazer listas do que queremos e não.

Em resumo:

Terreno de 800 a 1000m2
    Moradia de 2 andares + cave, estilo moderno. O r/c teria 200m2, o 1° 180m2 e cave.

No r/c: sala, sala de jantar, cozinha aberta, saleta, wc social. 1 suite.
    No 1°: 2 suites, 1 sala de leitura, terraço
    Cave: garagem espaço para 2 carros e uma arrecadação generosa, local técnico, garrafeira.
    No exterior: jardim, piscina, cozinha exterior com grelhador, local de arrumos para cadeirões, etc.

Claro, tudo isto com um máximo de luminosidade natural.

Mesmo que seja um investimento mais consequente, gostava de ter o mínimo de dependência dos fornecedores de gás, água e electricidade com soluções tecnológica, bomba de calor, piso radiante, painéis solares, etc.

Não procuramos torneiras em ouro ou paredes forradas a couro, mas gostamos de qualidade principalmente porque o investimento inicial é compensado pela economia de reparações e substituições.

Vimos um arquitecto que, entre outros, nos falou de 1200 a 1500 €/m2. Claro que não pensei perguntar se era m2 ao solo ou cave + r/c + 1° ?

O que vos parece `Primeiros conselhos e pistas por onde explorar ?

Enfim, toda a experiência que queiram partilhar é bem-vinda !

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: nunohenBoa tarde a todos !

Após muitos anos a viver em apartamentos, tanto cá como no estrangeiro, decidimos aproveitar e lanç*armo-nos na construção da nossa casa.
    Já vimos dezenas de terrenos, fizemos desenhos e esboços e passámos horas a fio a fazer listas do que queremos e não.

Em resumo:

Terreno de 800 a 1000m2
    Moradia de 2 andares + cave, estilo moderno. O r/c teria 200m2, o 1° 180m2 e cave.

No r/c: sala, sala de jantar, cozinha aberta, saleta, wc social. 1 suite.
    No 1°: 2 suites, 1 sala de leitura, terraço
    Cave: garagem espaço para 2 carros e uma arrecadação generosa, local técnico, garrafeira.
    No exterior: jardim, piscina, cozinha exterior com grelhador, local de arrumos para cadeirões, etc.

Claro, tudo isto com um máximo de luminosidade natural.

Mesmo que seja um investimento mais consequente, gostava de ter o mínimo de dependência dos fornecedores de gás, água e electricidade com soluções tecnológica, bomba de calor, piso radiante, painéis solares, etc.

Não procuramos torneiras em ouro ou paredes forradas a couro, mas gostamos de qualidade principalmente porque o investimento inicial é compensado pela economia de reparações e substituições.

Vimos um arquitecto que, entre outros, nos falou de 1200 a 1500 €/m2. Claro que não pensei perguntar se era m2 ao solo ou cave + r/c + 1° ?

O que vos parece `Primeiros conselhos e pistas por onde explorar ?

Enfim, toda a experiência que queiram partilhar é bem-vinda !

Obrigado

1a pergunta. Qual o orçamento maximo para a casa e terreno?
  3.  # 3

1200 a 1500 €/m2 é referente à área útil (cave + r/c + 1.o
  4.  # 4

200x1200+180x1200+200?(cave)x700
    600k(+-)
    Não sei a zona do país que pretende construir.
    Os 1200 podem até ser curtos.

Se quer independência energética deveria ir para o Standard Passive house e juntar (mts) painéis fotovoltáicos e uma bela (grande) bateria.

Neste contexto faça as contas a perto de 1400/1500m2 na equação de cima.
    Aí uns 750/780k (+-)
    + IVA(!)

Junte uns 15k+ para projectos (nao abdique de Proj. de execucao, caderno de encargos e mapa de quantidades). - Nao poupe aqui.
    Mais terreno a gosto...
    Mais licenciamentos...

Se tiver esse poder financeiro força nisso. Imagino que deva ficar uma coisa soberba!!

Abr.
    • mimac
    • 18 junho 2021 editado

# 5

Realmente é muita fruta... Mas acredito que havendo possibilidade de executar pode ficar qualquer coisa de espetacular..

Mas uma casa desse tamanho e só ter 3 quartos?! 🤔

Para manter uma casa desse tamanho sugeria pelo menos mais um quarto para a empregada das limpezas... 😊
  5.  # 6

num terreno com esse tamanho, consegue fazer casa térrea... qdo muito uma cave para garagem e sala de jogo/ arrumos
  6.  # 7

Tenho uma dúvida: Quando se fala em "nos falou de 1200 a 1500 €/m2", este valor é de área útil ou bruta? A minha tem cerca de 140 de área útil e já vai em 2000€/m2 e ainda não acabou. (excluí terreno e custos com o mesmo e inclui licenças, projetos, taxas, coordenador segurança em obra, fiscalização, etc)
    • RCF
    • 18 junho 2021

# 8

Colocado por: pipocas4Tenho uma dúvida: Quando se fala em "nos falou de 1200 a 1500 €/m2", este valor é de área útil ou bruta? A minha tem cerca de 140 de área útil e já vai em 2000€/m2 e ainda não acabou. (excluí terreno e custos com o mesmo e inclui licenças, projetos, taxas, coordenador segurança em obra, fiscalização, etc)

área bruta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pipocas4
  7.  # 9

Colocado por: pipocas4este valor é de área útil ou bruta?
    "Valor (m2), resultante do somatório das áreas de todos os pavimentos (pisos), acima e abaixo do solo, medidas pelo extradorso das paredes exteriores com a exclusão de: sótãos não habitáveis; áreas destinadas a estacionamento; áreas técnicas (PT, central térmica, compartimentos de recolha de lixo, etc.); terraços, varandas e alpendres; galerias exteriores, arruamentos e outros espaços livres de uso público cobertos pela edificação."

P.S. - "extradorso" significa por fora das paredes ou pelo eixo de paredes meeiras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pipocas4
  8.  # 10

Colocado por: pipocas4Tenho uma dúvida: Quando se fala em "nos falou de 1200 a 1500 €/m2", este valor é de área útil ou bruta? A minha tem cerca de 140 de área útil e já vai em 2000€/m2 e ainda não acabou.

Depreende-se que já gastou 280k. Isto é, ~228k sem IVA.
    Aos 140m2 acrescenta-se grosseiramente 30% para se estimar a área brutal, o que dá 182m2. Ou seja, 1250€/m2
    Exactamente em linha com o descrito acima.

Será +- isso?
  9.  # 11

Sim, creio que sejam mais ou menos esses 180/190 m2 brutos e até agora gastei à volta de 207k com iva, sem contar com o terreno e despesas com este. Mas ainda não acabou nem paguei tudo.
  10.  # 12

Assumindo o IVA a 23%, seriam ~168k líquidos, o que para 180m2 se traduz, até ao momento, em 940€/m2 + IVA.
    Ou mais realisticamente, 185k líquidos perfazem 1028€/m2

Está a ficar satisfeito com os trabalhos?
  11.  # 13

Eu prefiro fazer as contas com o Iva incluído já que o paguei na totalidade e não vou deduzi-lo. Seria perfeito se fosse já o valor final mas infelizmente não é. Conto ainda ter de pagar mais uns 125k mais coisa menos coisa.

Sim, no geral tem corrido bem. Os prazos é que têm sido esticados até ao limite. A licença já foi prorrogada duas vezes e acaba agora em Julho.
  12.  # 14

Colocado por: pipocas4Eu prefiro fazer as contas com o Iva incluído já que o paguei na totalidade e não vou deduzi-lo. Seria perfeito se fosse já o valor final mas infelizmente não é.

Claro! As contas pessoais têm de ser feitas com os valores que vão sair da carteira.
    A subtracção do IVA é para efeitos comparativos.
  13.  # 15

pelo andar da carruagem 1500€ nao devem chegar... Secalhar dá para a casa... depois acresce piscina, exteriores impostos etc.
  14.  # 16

Se 1500 mais iva só dá para uma construção paupérrima, o que está a levar a tal aumento? Materiais? Mão de obra?
  15.  # 17

Colocado por: pguilhermeSe 1500 mais iva só dá para uma construção paupérrima, o que está a levar a tal aumento? Materiais? Mão de obra?
    Nao direi paupérrima.
    Este valor é apenas indicativo. Nao para ser levado à letra.
    Este valor ajuda para ter uma ideia genérica de quanto devemos contar para uma casa em condições e confortável. Nao paupérrima. Vai haver imensos factores a fazer subir ou descer este valor.

Tudo um bocadinho esta a fazer subir o valor.
    Requisitos legais, materiais, (falta) de mão-de-obra, disponibilidade...

Mas serve mais para ter uma noção do género tenho 200 000€ para gastar.
    Da aproximadamente 162 000€ + IVA / 1000€/m2
    não me devo esticar muito dos 162 m2 brutos para manter a qualidade e ficar com alguma margem do que conseguir poupar em IVA e afins...

Abr.
  16.  # 18

Obrigado pelo esclarecimento.

Pelo comentário acima estamos a presenciar um aumento de preços.

Colocado por: RRoxxpelo andar da carruagem 1500€ nao devem chegar

A minha questão é sobre o que poderá estar na causa dos aumentos, mesmo sem tentar quantificar
  17.  # 19

O user fez a pergunta e nunca mais apareceu.
    E a malta divaga sozinha.
  18.  # 20

O título do tópico não é "Custos de construção"?

0.0211 seg. NEW