Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá. Agradeço desde já a quem tirar uns min do seu tempo a dar a sua opinião.
    Já a pedimos a várias pessoas e a verdade é que continuamos mesmo muito indecisos.
    Tanto eu como o meu marido estamos na casa dos 40 anos, ele com poucos descontos em Portugal pois trabalha fora( num país de onde também não tirará grande reforma) e eu descontei muito pouco ao longo da vida , pelo que reformas serão sempre mínimas.
    Felizmente o meu marido tem um bom emprego que nos permitiu ter pago o nosso t2( 86mts, remodelado e avaliado pelo banco em 80mil €) em 12 anos.
    O meu marido sempre pensou em viver numa moradia com jardim e garagem, no entanto os preços estão loucos e não aparece nada de jeito abaixo dos 230 mil. No último mês surgiu a oportunidade de adquirir o 1 andar de uma moradia bifamiliar, T3, garagem coberta gigante e jardim de 50 mts por 160mil. Por ter rendimentos estrangeiros o banco apenas nos financia em 65% e temos que colocar o resto que são todas as nossas poupanças. Ou seja , ficávamos sem as poupanças, ficávamos a dever ao banco cerca de 105 mil euros , mas ainda podemos vender a nossa casa actual. Mas ficávamos ainda com uma renda residual e zero poupanças. O meu marido quer voltar para Portugal e na idade dele já será difícil arranjar trabalho aqui. Temos duas filhas de 5 e 6 anos.

    Estamos com este dilema, deixar estar tudo como está, temos casa própria, zero dívidas e boas poupanças, ou vendemos a nossa casa, damos o dinheiro de entrada no banco para a nova casa e damos também as nossas poupanças e ainda ficamos com uma renda de cerca de 300€ , dependentes do emprego que ele arranjar cá, eu desempregada, mas teríamos a tal moradia (que é apenas o primeiro andar mas tem espaços muito bons um bom jardim e boa garagem) . E mesmo sque fosse uma moradia inteira Valéria a pena? Que vocês acham? Arriscariam o certo pelo incerto? Temos medo de nos arrepender se escolhermos uma ou a outra opção! Estamos ávidos de opiniões!!!

    Obrigada!!

    Obs: 1 - temos um apartamento óptimo numa zona boa com tudo perto e eu não conduzo. A moradia tem escolas perto mas todo o comércio mais longe. Queríamos muito mais 1 quarto, o espaço exterior e a garagem , mas não sabemos mesmo se vale a pena o risco ...
    2- até já tentamos ver aquelas casinhas pequenas para remodelar e ampliar mas deram nos orçamentos na ordem dos 80/100 mil credo.

    Desculpem o texto enorme...
  2.  # 2

    Sem Descontos que garantam a vida após a idade da reforma e com uma situação precária de emprego em Portugal, mais duas filhas crianças, voçe está na duvida de investir todas as suas poupanças e fica ra pagar 300 euros para ter um andar de moradia?

    Pergunta honesta e sem ironia:

    A sua pergunta é a brincar não é?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: da_zevedo
  3.  # 3

    Tem tudo a ver com uma situação de compromisso. Se estão felizes como estão, porquê endividarem-se nesta altura, por outro lado, porque não procurar algo um pouco mais para o interior com um custo mais baixo, apesar de estarem mais longe de determinados serviços.
    Uma vez que refere que o seu marido trabalha fora, não fará grande diferença para ele, já no seu caso poderá fazer. Os filhos frequentam alguma creche/escola e tem familiares por perto para tomar conta deles no final da escola ou ficam consigo?
  4.  # 4

    Colocado por: da_zevedoEstamos com este dilema, deixar estar tudo como está, temos casa própria, zero dívidas e boas poupanças, ou vendemos a nossa casa, damos o dinheiro de entrada no banco para a nova casa e damos também as nossas poupanças e ainda ficamos com uma renda de cerca de 300€ , dependentes do emprego que ele arranjar cá, eu desempregada,
  5.  # 5

    Colocado por: Vítor MagalhãesTem tudo a ver com uma situação de compromisso.


    Vitor,

    A situação apresentada não têm solução nenhuma a não ser a que existe já.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: da_zevedo
  6.  # 6

    eu ainda podia ponderar o risco por uma casa só para mim, agora por apenas um 1º piso de uma moradia eu ficava quieto
    Concordam com este comentário: IronManSousa, Pascendi, TheEmperor, Ana_Dado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: da_zevedo
  7.  # 7

    Eu se estivesse na sua situação, continuava a viver no seu t2 e punha de parte a ideia de me endividar para ter uma vivenda com garagem e jardim. Você não tem trabalho, o seu marido tem mas em Portugal não sabe dentro da sua actividade profissional se consegue trabalho ou não, iriam abdicar das poupanças que caso não sejam necessárias no futuro (para efeitos de saúde, ou outros) iram fazer face a eventual perda de rendimento na idade da reforma, as suas filhas estão em idade de crescimento e por experiencia os gastos com eles têm tendência a aumentar (ou porque desenvolvem uma actvidade extra curricular no âmbito particular, ou até pela própria idade delas), além do aumento inerente de todas estas despesas ainda iria ter que desembolsar 300€ de renda, vindos apenas de uma única fonte de rendimento que até ver é incerta, depois uma moradia em termos de manutenção tem mais despesas que o apartamento.
    E outra coisa que com a idade, eu pelo menos valorizo muito, deixa de viver (Viajar, desfrutar dos prazeres da vida) para viver exclusivamente para a casa, pois o rendimento disponível irá ser reduzido em 300€ pelo menos.
    Por fim, ou estava dependente de um taxista quando necessitasse de adquirir algo que não encontre na sua área de residência, ou tem que tirar a carta de condução, presentemente tem tudo junto à sua residência.
    Aconselho aquando da tomada da decisão que pensem a longo prazo, dentro de 20 anos, por ventura as vossas filhas já não estarão a viver convosco, o apartamento actual continua a ser o suficiente para apenas o casal, está bem localizado e não têm dividas à banca, por ventura até podem pensar em mudar a vossa residência para uma casa arrendada junto da área de residência das vossas filhas para as auxiliar no crescimento dos netos, e arrendam o vosso t2, o proveito anula o gasto.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  8.  # 8

    Colocado por: Nelhas

    Vitor,

    A situação apresentada não têm solução nenhuma a não ser a que existe já.


    Face aos pormenores que conhecemos pode existir N soluções.
    • RCF
    • 18 junho 2021

     # 9

    vendo a situação pela positiva, um casal na casa dos 40, que já pagou um apartamento e o pagou em 12 anos, poderá muito bem ser capaz de ainda comprar uma moradia...
    E daqui até à idade da reforma, ainda podem ir a tempo de poder vir a ter uma reforma razoável e não apenas o mínimo... se bem que, quem está na casa dos 40, por mais descontos que tenha, quando chegar a idade da reforma, as condições serão diferentes e não receberão tanto quanto os que se estão a reformar agora
    Concordam com este comentário: da_zevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: da_zevedo
  9.  # 10

    Atualmente isto não está bom para comprar e como a compra desse andar de moradia nem é a situação que tinha idealizado, na dúvida não avance para essa alternativa. Deixe passar mais um tempo e faça um bom pé de meia.
    Eu levei 15 anos a comprar o terreno dos meus sonhos, durante esse tempo fui encontrando alguns negócios que me fizeram vacilar, mas como havia sempre um "mas", felizmente nunca avancei muito nos negócios. Levou muito tempo mas consegui. Hoje tenho o terreno dos meus sonhos, consegui fazer um bom pé de meia, devo menos de CH ao banco do meu apartamento e, até consegui começar a construção com capitais próprios. A minha meta é chegar aos 50 anos sem dívidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: da_zevedo
  10.  # 11

    My 2 cents.
    Se nem está a comprar o "vosso" sonho, para quê hipotecar o vosso futuro.
    Não esqueça que as vossas filhas ainda nem começaram a "dar despesa".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: da_zevedo
    • AMVP
    • 18 junho 2021

     # 12

    Considerando a sua perspectiva de reforma, o facto de ter filhos ainda pequenos diria que se quer usar o dinheiro e se vive numa zona que tem população pense em comprar um apartamento, enquanto têm rendimento, mais ou menos como o que tem e coloque-o no mercado de arrendamento, sempre pode ter um rendimento no futuro ou vendê-lo e continuar a ter uma casa onde viver.

    Eu seria assim mais pragmática.
    Concordam com este comentário: da_zevedo
  11.  # 13

    Não compre andares de moradia. Sei de muitas histórias que só deram chatices. Claro que há casos de sucesso mas nunca fiando...

    Vou dar uma sugestão. Se o vosso sonho é ter uma moradia com jardim amealhem o valor. Comece por arranjar um trabalho para si, mesmo que seja part-time, e quando puderem numa das mudanças de ciclo da escola das crianças, por exemplo 5°, 7° ou 10° mudem-se mais para o interior.
    Interior não tem que ser Portalegre. Podem ser, por exemplo, os concelhos limítrofes das grandes áreas metropolitanas.

    Espero que consigam realizar o vosso sonho. Não contem com quaisquer reformas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, lpetinga, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: da_zevedo
  12.  # 14

    Colocado por: PascendiNão compre andares de moradia. Sei de muitas histórias que só deram chatices. Claro que há casos de sucesso mas nunca fiando...

    Vou dar uma sugestão. Se o vosso sonho é ter uma moradia com jardim amealhem o valor. Comece por arranjar um trabalho para si, mesmo que seja part-time, e quando puderem numa das mudanças de ciclo da escola das crianças, por exemplo 5°, 7° ou 10° mudem-se mais para o interior.
    Interior não tem que ser Portalegre. Podem ser, por exemplo, os concelhos limítrofes das grandes áreas metropolitanas.

    Espero que consigam realizar o vosso sonho. Não contem com quaisquer reformas.


    Isto ☝
  13.  # 15

    Não sei se conseguimos viver no interior, somos bastante citadinos... não temos grande apoio familiar , avós dos dois lados vivem fora. Elas ainda não andam na escola, frequentam creche e ficam comigo
  14.  # 16

    Colocado por: pipocas4Atualmente isto não está bom para comprar e como a compra desse andar de moradia nem é a situação que tinha idealizado, na dúvida não avance para essa alternativa. Deixe passar mais um tempo e faça um bom pé de meia.
    Eu levei 15 anos a comprar o terreno dos meus sonhos, durante esse tempo fui encontrando alguns negócios que me fizeram vacilar, mas como havia sempre um "mas", felizmente nunca avancei muito nos negócios. Levou muito tempo mas consegui. Hoje tenho o terreno dos meus sonhos, consegui fazer um bom pé de meia, devo menos de CH ao banco do meu apartamento e, até consegui começar a construção com capitais próprios. A minha meta é chegar aos 50 anos sem dívidas.

    É uma boa ideia mas temos uma janela de oportunidade pequena... neste momento as condições contratuais do meu marido são ideais para um empréstimo sem fiador e afins... mas queremos que ele se venha embora e aqui com um contrato nacional que pode nem ser de efectividade fica mais difícil...
  15.  # 17

    Colocado por: TaishindoEu se estivesse na sua situação, continuava a viver no seu t2 e punha de parte a ideia de me endividar para ter uma vivenda com garagem e jardim. Você não tem trabalho, o seu marido tem mas em Portugal não sabe dentro da sua actividade profissional se consegue trabalho ou não, iriam abdicar das poupanças que caso não sejam necessárias no futuro (para efeitos de saúde, ou outros) iram fazer face a eventual perda de rendimento na idade da reforma, as suas filhas estão em idade de crescimento e por experiencia os gastos com eles têm tendência a aumentar (ou porque desenvolvem uma actvidade extra curricular no âmbito particular, ou até pela própria idade delas), além do aumento inerente de todas estas despesas ainda iria ter que desembolsar 300€ de renda, vindos apenas de uma única fonte de rendimento que até ver é incerta, depois uma moradia em termos de manutenção tem mais despesas que o apartamento.
    E outra coisa que com a idade, eu pelo menos valorizo muito, deixa de viver (Viajar, desfrutar dos prazeres da vida) para viver exclusivamente para a casa, pois o rendimento disponível irá ser reduzido em 300€ pelo menos.
    Por fim, ou estava dependente de um taxista quando necessitasse de adquirir algo que não encontre na sua área de residência, ou tem que tirar a carta de condução, presentemente tem tudo junto à sua residência.
    Aconselho aquando da tomada da decisão que pensem a longo prazo, dentro de 20 anos, por ventura as vossas filhas já não estarão a viver convosco, o apartamento actual continua a ser o suficiente para apenas o casal, está bem localizado e não têm dividas à banca, por ventura até podem pensar em mudar a vossa residência para uma casa arrendada junto da área de residência das vossas filhas para as auxiliar no crescimento dos netos, e arrendam o vosso t2, o proveito anula o gasto.

    Bom ponto de vista, não tínhamos pensado no último parágrafo , temos muito que ponderar mesmo...
  16.  # 18

    Colocado por: RCFvendo a situação pela positiva, um casal na casa dos 40, que já pagou um apartamento e o pagou em 12 anos, poderá muito bem ser capaz de ainda comprar uma moradia...
    E daqui até à idade da reforma, ainda podem ir a tempo de poder vir a ter uma reforma razoável e não apenas o mínimo... se bem que, quem está na casa dos 40, por mais descontos que tenha, quando chegar a idade da reforma, as condições serão diferentes e não receberão tanto quanto os que se estão a reformar agora
    Concordam com este comentário:da_zevedo

    Sim, temos 40 e 42 anos...pois as condições de pensões podem alterar-se para pior ainda, nunca se sabe...
    • RCF
    • 18 junho 2021

     # 19

    Colocado por: da_zevedoSim, temos 40 e 42 anos...pois as condições de pensões podem alterar-se para pior ainda, nunca se sabe...

    São muito novos ainda...
    têm uma vida pela frente!
  17.  # 20

    Qual é a profissão do seu marido?
 
0.0253 seg. NEW