Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Preciso de ajuda sobre a seguinte situação:
    Para eu poder ir para a minha casa e para um terreno rústico, preciso passar na rua do vizinho (um inquilino) isto ja é uma situação desde 1964 pois foi quando foi feita a escritura para a casa.
    E agora o indivíduo resolveu colocar um portão...ora isto fica mesmo a beira da estrada!! Em que passa muito trânsito de apitar o carro para alguém da família desse individuo abrir o portão para nos podermos entrar para a nossa casa!
    Nesta casa vivem oa meus pais com Mobilidade reduzida inclusive a minha mãe que tem 88% de incapacidade...
    Apresentei queixa na câmara municipal e ate agora ainda nada.
    Este é o único acesso para podermos entrar em casa...
    O indivíduo diz que fecha o portão quando quer!!!

    Qual é a vossa opinião?
    Desde ja obrigada
  2.  # 2

    Tribunal
    Concordam com este comentário: Isabela31
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LDR84, Isabela31
    • AMVP
    • 20 junho 2021

     # 3

    Estamos em ano de eleicoes, mande um email para o vereador com o pelouro respetivo e para todos os vereadores sem pelouro, os da oposicao. Ou ate mesmo para o presidente. Refira que esta ha espera de resposta ha um ano.
    Ainda ha poucos estava a ouvir a ultima sessao camararia aqui do burgo e la estava o presidente a ter de responder as questoes da oposicao que tinham sido transmitidas por municipes. Ou Entao, va mesmo a reuniao e coloque la a questao.
    Aqui no burgo agora ha reunioes online, penso que ate devem ser mais simpaticos e disponiveis, pois correm um risco maior de exposicao.
  3.  # 4

    Através da câmara é uma boa ideia sim fazer isso , ja pensei mesmo marcar e falar com o presidente da câmara!!
    E o tribunal se continuar por muito tempo esta brincadeira!!
    O indivíduo diz que tem conhecimentos na câmara🤣🤣 e então tipo fecham os olhos!!!

    Muito obrigada
    • RCF
    • 20 junho 2021

     # 5

    Mas a casa e terreno dos seus pais não tem outro acesso? Não confina com a via pública, mesmo que do lado oposto?
    Se não existir outro acesso, tem direito a serventia, que não pode ser negada pelo vizinho.
  4.  # 6

    Só temos mesmo essa passagem, nao existe mais nenhuma!
    Mas sera que assim desta forma é necessário registar essa passagem?
    • RCF
    • 21 junho 2021

     # 7

    Colocado por: Isabela31Mas sera que assim desta forma é necessário registar essa passagem?

    É conveniente registar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Isabela31
  5.  # 8

    Obrigada pela ajuda!
  6.  # 9

    Colocado por: RCFMas a casa e terreno dos seus pais não tem outro acesso? Não confina com a via pública, mesmo que do lado oposto?
    Se não existir outro acesso, tem direito a serventia, que não pode ser negada pelo vizinho.


    o facto de colocar um portão não pode ser visto necessariamente como estar a negar a serventia, uma vez que pode lhe facultar as chaves do portão.
  7.  # 10

    Colocado por: Isabela31Este é o único acesso para podermos entrar em casa...
    O indivíduo diz que fecha o portão quando quer!!!
    Se está devidamente registrada a servidão de passagem, ou se testemunhas o poderem atestar, ganha facilmente a sua causa em tribunal, se ele não aceder a bem em dar-lhe uma chave do Portão.
  8.  # 11

    Tenho um caso parecido na família que já agora também agradecia ajuda dos entendidos, e que até pode ajudar neste tópico.
    A quinta do familiar é vedada e com portão e apenas tinha acesso pelo terreno do vizinho. No terreno do vizinho, são cerca de 500 metros de caminho, entre portão do familiar e estrada, que no final faz uma curva e entra na estrada. Nunca houve problemas com o vizinho que sempre autorizou a passagem, estando esta inclusive registado como serventia de passagem na certidão do terreno do vizinho. O problema foi quando este vizinho vendeu e vieram os novos proprietários, que não gostaram nada desta serventia (apesar de estar registada na certidão do seu terreno, e portanto tinham conhecimento quando compraram). Acontece que comunicaram recentemente que vão vedar o terreno e colocar uma portão depois da curva (do portão do terreno do meu familiar não se consegue ver o final da curva/estrada). Dizem que o portão vai se abrir com trinco portanto não precisam de dar chave. Eu até acredito que estejam no direito deles, mas realmente antevejo uma situação chata. Estes meus familiares já são idosos com alguns problemas de mobilidade, deixam inclusive muitas vezes o portão deles aberto pois saem e entram várias vezes e recebem diariamente algumas pessoas em casa (assistentes, entre outros). Com o portão dos vizinhos, vão ter de abrir e fechar o portão deles várias vezes ao dia, o que com a falta de mobilidade pode ser complicado, e pode dar-se o caso de por vezes nem conseguirem pois conheço os trincos de mola em questão e para mãos com artroses pode não ser fácil, ainda mais com chuva ou dias de muito frio. E como fazem com as visitas? Têm de sair de casa e fazer quase 1/2 km para abrir o portão? Agradecia ajuda em relação ao que se poderá fazer para minimizar o desconforto destes familiares.
    • RCF
    • 21 junho 2021

     # 12

    Colocado por: martininaTenho um caso parecido na família que já agora também agradecia ajuda dos entendidos, e que até pode ajudar neste tópico.
    A quinta do familiar é vedada e com portão e apenas tinha acesso pelo terreno do vizinho. No terreno do vizinho, são cerca de 500 metros de caminho, entre portão do familiar e estrada, que no final faz uma curva e entra na estrada. Nunca houve problemas com o vizinho que sempre autorizou a passagem, estando esta inclusive registado como serventia de passagem na certidão do terreno do vizinho. O problema foi quando este vizinho vendeu e vieram os novos proprietários, que não gostaram nada desta serventia (apesar de estar registada na certidão do seu terreno, e portanto tinham conhecimento quando compraram). Acontece que comunicaram recentemente que vão vedar o terreno e colocar uma portão depois da curva (do portão do terreno do meu familiar não se consegue ver o final da curva/estrada). Dizem que o portão vai se abrir com trinco portanto não precisam de dar chave. Eu até acredito que estejam no direito deles, mas realmente antevejo uma situação chata. Estes meus familiares já são idosos com alguns problemas de mobilidade, deixam inclusive muitas vezes o portão deles aberto pois saem e entram várias vezes e recebem diariamente algumas pessoas em casa (assistentes, entre outros). Com o portão dos vizinhos, vão ter de abrir e fechar o portão deles várias vezes ao dia, o que com a falta de mobilidade pode ser complicado, e pode dar-se o caso de por vezes nem conseguirem pois conheço os trincos de mola em questão e para mãos com artroses pode não ser fácil, ainda mais com chuva ou dias de muito frio. E como fazem com as visitas? Têm de sair de casa e fazer quase 1/2 km para abrir o portão? Agradecia ajuda em relação ao que se poderá fazer para minimizar o desconforto destes familiares.

    O proprietário do terreno tem o direito de colocar o portão. Ele tem o dever de lhe dar serventia, mas tem o direito de proteger o terreno dele da eventual invasão por outros.
    Se o portão abre com trinco e sem chave, as visitas também podem abrir...
    Quanto à dificuldade dos seus familiares e à sua mobilidade condicionada, se quiserem facilitar o procedimento, é colocar um portão com automatismo e abertura através de comando. Mas, a responsabilidade e encargos para isso terão de ser dos seus familiares, com o acordo do proprietário do terreno e facultando-lhe um comando.
  9.  # 13

    Colocado por: RCF, é colocar um portão com automatismo e abertura através de comando.


    já abordamos essa questão, mas recusaram pois dizem "não queremos chatices com coisas automáticas". Já percebi que é gente má pois ainda nem há 1 ano cá estão e já arranjaram chatices com todos os vizinhos.

    Colocado por: RCFSe o portão abre com trinco e sem chave, as visitas também podem abrir...


    e se futuramente colocarem chave (é que não acredito muito nesta história, e já prevejo chatices com a história da chave)? como entram as visitas? terão os idosos de fazer 1/2 km à chuva para abrir o portão? neste caso nem o automatismo serviria pois como referi o portão está depois de uma curva, ou seja não se vê do terreno do meu familiar, só quando se faz a curva se vê o portão.
    • RCF
    • 21 junho 2021

     # 14

    Colocado por: martinina

    já abordamos essa questão, mas recusaram pois dizem "não queremos chatices com coisas automáticas". Já percebi que é gente má pois ainda nem há 1 ano cá estão e já arranjaram chatices com todos os vizinhos.



    e se futuramente colocarem chave (é que não acredito muito nesta história, e já prevejo chatices com a história da chave)? como entram as visitas? terão os idosos de fazer 1/2 km à chuva para abrir o portão? neste caso nem o automatismo serviria pois como referi o portão está depois de uma curva, ou seja não se vê do terreno do meu familiar, só quando se faz a curva se vê o portão.

    É como escrevi. Eles têm o dever de lhe dar serventia, mas têm o direito de vedar o terreno deles. Posto isto, é compatibilizarem os interesses de ambas as partes da melhor forma possível... O que os seus familiares não podem é impedi-los de colocar o portão, pois a serventia não é um caminho público, mas sim apenas uma serventia
 
0.0129 seg. NEW