Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, o meu senhorio colocou a casa onde habito à venda e deu a mim e ao meu marido preferência na compra por habitarmos à 5 anos na mesma.
    Dissemos que sim, e já tratámos do crédito habitação há 1 mês, contudo, o meu senhorio não aceita vir ao Porto, ao qual me terei de deslocar até Lisboa para a escritura da casa.
    Contudo, tem metido problemas atrás de problemas, exige que lhe demos o IRS e recibos de vencimento, ao qual o banco diz para não lhe darmos pois eles não têm que saber das nossas finanças.
    É legal o senhorio pedir o meu irs e recibo vencimento para me vender a casa?
  2.  # 2

    Colocado por: MicaelaRibeiroBoa tarde, o meu senhorio colocou a casa onde habito à venda e deu a mim e ao meu marido preferência na compra por habitarmos à 5 anos na mesma.
    Dissemos que sim, e já tratámos do crédito habitação há 1 mês, contudo, o meu senhorio não aceita vir ao Porto, ao qual me terei de deslocar até Lisboa para a escritura da casa.
    Contudo, tem metido problemas atrás de problemas, exige que lhe demos o IRS e recibos de vencimento, ao qual o banco diz para não lhe darmos pois eles não têm que saber das nossas finanças.
    É legal o senhorio pedir o meu irs e recibo vencimento para me vender a casa?


    O senhorio não tem o direito de lhe solicitar qualquer informação e é sim obrigado a facultar-lhe a seguinte documentação (se pedirem crédito o Banco exige esta documentação):
    Caderneta Predial
    Certificado Energético
    Certidão Predial Permanente da fração autónoma
    Certidão Predial Permanente do prédio
    Planta do Imóvel

    Senhorio pode também exigir que assinem CPCV com um sinal (normalmente 10%) e se o fizerem devem exigir que seja com reconhecimento de assinaturas em notário.

    Caso não seja feito o CPCV podem avançar diretamente para escritura.
  3.  # 3

    Colocado por: MicaelaRibeiroÉ legal o senhorio pedir o meu irs e recibo vencimento para me vender a casa?
    Nem faz sentido ele estar a pedir isso. Onde vocês vão buscar o dinheiro para comprar a casa não lhe interessa, desde que no dia da escritura não falhe o pagamento.

    Ele com certeza está equivocado.
  4.  # 4

    Colocado por: fcoucelo

    O senhorio não tem o direito de lhe solicitar qualquer informação e é sim obrigado a facultar-lhe a seguinte documentação (se pedirem crédito o Banco exige esta documentação):
    Caderneta Predial
    Certificado Energético
    Certidão Predial Permanente da fração autónoma
    Certidão Predial Permanente do prédio
    Planta do Imóvel

    Senhorio pode também exigir que assinem CPCV com um sinal (normalmente 10%) e se o fizerem devem exigir que seja com reconhecimento de assinaturas em notário.

    Caso não seja feito o CPCV podem avançar diretamente para escritura.
  5.  # 5

    Não houve CPCV, daí irmos diretamente para a escritura.
    Eu já tenho os papeis da casa comigo, apenas está a meter estes problemas de querer saber dos meus vencimentos e do meu marido.
    Diz que sem eles, não nos vende a casa e perdemos o direito a compra da mesma.
  6.  # 6

    Colocado por: HAL_9000Nem faz sentido ele estar a pedir isso. Onde vocês vão buscar o dinheiro para comprar a casa não lhe interessa, desde que no dia da escritura não falhe o pagamento.

    Ele com certeza está equivocado.
  7.  # 7

    Equivocado não sei, pois na carta que me enviou fala que ao não lhe fornecermos esses dados que perdemos o direito a compra da casa, e alega que os dados são por causa de branqueamento de capitais.
    O meu gestor do banco disse-me que nunca tinha visto semelhante e para não lhe fornecer nenhum dado.
  8.  # 8

    Colocado por: MicaelaRibeiroEquivocado não sei, pois na carta que me enviou fala que ao não lhe fornecermos esses dados que perdemos o direito a compra da casa,
    Vocês têm direito de preferência por lei (eu acho que têm), ou ele é que decidiu dar-vos preferência?
    De qualquer modo, o direito de preferência em nada tem a ver com os rendimentos do seu marido. Relativamente à despistagem de branqueamento de capitais, Vocês não podem, por lei, fazer o pagamento do montante correspondente À compra de uma casa dinheiro, logo ao fazê-lo por transferencia ou cheque, o banco se desconfiar que houve origem ilícita do dinheiro é que despoleta os mecanismos de verificação (comunicação à PJ, etc...). Nunca é o vendedor que tem de despistar a origem licita ou ilícita do dinheiro. Eu pelo menos nunca ouvi falar em tal coisa
    • size
    • 23 junho 2021

     # 9

    Colocado por: MicaelaRibeiroEquivocado não sei, pois na carta que me enviou fala que ao não lhe fornecermos esses dados que perdemos o direito a compra da casa, e alega que os dados são por causa de branqueamento de capitais.
    O meu gestor do banco disse-me que nunca tinha visto semelhante e para não lhe fornecer nenhum dado.


    Grande confusão por parte do seu senhorio. Ele, não tem nenhuma legitimidade para controlar o branqueamento de capitais. Isso compete ao Banco
    Por escrito contrarie a tese dele e aconselhe-o a tirar essa duvida com um advogado
  9.  # 10

    O Senhorio quer a todo o custo saber os rendimentos de voces para poder arranjar uma desculpa para aumentar o preço do imovel.
    Concordam com este comentário: Ana Martins22
    • AMVP
    • 23 junho 2021

     # 11

    Uma coisa é certa, na minha ultima aquisicao a imobiliaria solicitou a mesma informacao com base no mesmo fundamento. Nota: este pedido foi feito a quando da assinatura no cpcv e nunca me tinham feito tal pedido. Mais a questao do branqueamento de capitais foi referida na escritura, coisa que nunca me tinha ocorrido. Pode ter alterado alguma coisa na Lei, como lhe disseram o melhor é informar-se.
  10.  # 12

    Colocado por: HAL_9000Vocês têm direito de preferência por lei (eu acho que têm), ou ele é que decidiu dar-vos preferência?
    De qualquer modo, o direito de preferência em nada tem a ver com os rendimentos do seu marido. Relativamente à despistagem de branqueamento de capitais, Vocês não podem, por lei, fazer o pagamento do montante correspondente À compra de uma casa dinheiro, logo ao fazê-lo por transferencia ou cheque, o banco se desconfiar que houve origem ilícita do dinheiro é que despoleta os mecanismos de verificação (comunicação à PJ, etc...). Nunca é o vendedor que tem de despistar a origem licita ou ilícita do dinheiro. Eu pelo menos nunca ouvi falar em tal coisa
  11.  # 13

    Sim de lei temos direito de preferência.
    Em relação ao banco, irá connosco um solicitador do banco para puder passar o cheque com o valor da casa para o senhorio.
    Apenas faz o serviço em Cartório ou na sede do banco, mas o senhorio disse que era ele quem escolhia o local.. O certo, é que a morada que nos deu nem é uma conservatória nem é o banco
    Concordam com este comentário: Nssf
  12.  # 14

    Provavelmente o senhorio tem receio que se um dia se provar que vocês pagaram com dinheiro ilegal, que o estado lhe venha a cassar o dinheiro a ele, mas estou a especular..e muito :-)
    • Nssf
    • 25 junho 2021

     # 15

    Ola boa tarde Micaela,
    Penso estar no mesmo processo que voces.
    Enviei me msg para trocar mos algumas informações.
    • Nssf
    • 25 junho 2021

     # 16

    A morada que o senhorio indicou nem é notario, nem cartorio. O banco não está a colocar problemas em fazer a escritura (documento autenticado) onde o senhorio marcou?
    • Nssf
    • 26 junho 2021

     # 17

    Entre em contacto por email

    [email protected]
  13.  # 18

    Colocado por: nunogouveiaProvavelmente o senhorio tem receio que se um dia se provar que vocês pagaram com dinheiro ilegal, que o estado lhe venha a cassar o dinheiro a ele, mas estou a especular..e muito :-)
  14.  # 19

    Ilegal seria se não precisasse de crédito habitação.
    Como preciso, não é ilegal, e aliás, estará alguém do banco a aconpanhar
  15.  # 20

    Colocado por: NssfA morada que o senhorio indicou nem é notario, nem cartorio. O banco não está a colocar problemas em fazer a escritura (documento autenticado) onde o senhorio marcou?
 
0.0206 seg. NEW