Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Deixo aqui apenas a minha ideia do que estou a pensar fazer na minha casa também com openspace, vou colocar focos na sala estar (4) e jantar (6) e na cozinha 2 candeeiros suspensos sobre a ilha e 2 calhas embutidas no teto com fita led uma de cada lado da ilha, até que nem sei se não será de mais... dimensões cozinha 4,8x4,2m a ilha com 3,0x1,2m as calhas com cerca de 3,6m ao jeito da largura maior e o restante espaço tem 7,4x4,8m.

    Aproveitando a discussão da iluminação estou a pensar colocar sancas para cortinados e aproveitar as mesmas para iluminação indireta na sala e quartos, o aplicador dos tetos disse me que normalmente deixa as sancas de cortinados com 15cm mas para colocar também iluminação acha que poderá ser pouco, qual será o tamanho ideal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silva145
  2.  # 22

    Colocado por: LraprDeixo aqui apenas a minha ideia do que estou a pensar fazer na minha casa também com openspace, vou colocar focos na sala estar (4) e jantar (6) e na cozinha 2 candeeiros suspensos sobre a ilha e 2 calhas embutidas no teto com fita led uma de cada lado da ilha, até que nem sei se não será de mais... dimensões cozinha 4,8x4,2m a ilha com 3,0x1,2m as calhas com cerca de 3,6m ao jeito da largura maior e o restante espaço tem 7,4x4,8m.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Silva145

    Lrapr, que tipo de focos vai meter?
    Esse é outro problema...
    • Lrapr
    • 23 junho 2021 editado

     # 23

    Inicialmente pensei em colocar placas led de imbutir tipo da imagem.
    edit: dimensões pequenas cerca de 8cmplaca led embutir
    Mas depois de ouvir varias opinião de como poderia ser no futuro, com dificuldade em poder arranjar igual, estou a pensar colocar suportes para focos tipo GU10.
    Ainda não está decidido,pois acho a primeira opção mais discreta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silva145
  3.  # 24

    Colocado por: Lraprdeixa as sancas de cortinados com 15cm

    Llrapr, Se for para cortinas de onda o ideal é entre 18cms a 20cms.
    Cortinas de onda, em 15cms ficam amarfanhadas, em termos gerais.
    No entanto, para colocar iluminação (em zonas com sanca em negativo) bastam-lhe 10cms, na minha experiência. Se puser mais, será por questões da estética e não porque é necessário mais.
    Concordam com este comentário: mandrongo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lrapr, Silva145
      Screenshot_20210623-214247_Facebook.jpg
  4.  # 25

    Olá Silva, Concordo com o que disse o Pedro Barradas, a sua iluminação não está bem colocada, nem no espaço nem em altura.
    Por cima da ilha, coloque pendentes (podem ser projectores, rebaixados em altura, há modelos próprios). Os elementos de iluminação a alturas diferentes criam ambiente, em oposição a um espaço estéril por estarem os elementos todos no mesmo plano, por exemplo.
    Os focos por baixo dos armários superiores, porque terão angulos fechados de 30° ? Está mal pensado, são luzes de trabalho, e isso vai apenas criar sombra desnecessária, a meu ver, mesmo que a luz se cruz depois na bancada de trabalho. Há focos próprios para serem instalados para este efeito, nos móveis superior, quem diz focos diz luz em calha.
    Os plafons estão excessivos, bastava-lhe um nas dimensões correctas.
    A luz da sala, silva, veja que esses focos são a sua luz geral e, logo, devem estar irmamente distribuídos pelo espaço da sala comum.
    O silva está a usar iluminação decorativa, de tarefas e de luz geral, sem ter a percepção das diferenças entre elas (das diferentes funções e diferentes efeitos), tratando-as todas por igual, tenha atenção a isso, estude melhor o seu plano.
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silva145
      Captura de ecrã 2021-06-23 0948152.jpg
  5.  # 26

    Estude um pouco sobre as diferenças entre iluminação geral, a de trabalho e a decorativa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silva145
  6.  # 27

    Colocado por: Silva145Em relação à ilha, muito sinceramente, para já não vai existir... Falamos com o carpinteiro e ele disse que era melho primeiro adaptarmo-nos sem ilha e depois sim, se for preciso ilha, mandamos fazer. Até porque esta ilha vai ser só basicamente uma "mesa" com armarios por baixo.

    Não tem a haver com a iluminação, mas qual o mal de ser "apenas" uma mesa com armário por baixo?
    Uma ilha não tem que ter pia ou fogão.

    Se não fizer agora a ilha, vai deixar esse espaço vazio?
    Pequeno-almoço, lanche e ajuda na preparação, vai fazer tudo na mesa de refeições? ou vai comprar uma mesa e 4 cadeiras "para desenrascar"?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silva145
  7.  # 28

    Colocado por: TheEmperorPequeno-almoço, lanche e ajuda na preparação, vai fazer tudo na mesa de refeições?

    com a mesa ali ao lado... nem pensaria duas vezes.

    Pode dar jeito ter ali uma mesa/ bancada de apoio, uma mesa com altura das bancadas. podera ter uns 3 bancos altos, somente para compor e umas gavetas para apoio á mesa de refeições. guardar guardanapos, marcadores de pratos, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silva145
  8.  # 29

    Bom dia amigos!
    Pode ficar sem a tal "ilha" durante muito pouco tempo... Só mais para termos a certeza de quais as medidas certas (para não ficar demasiado grande ou pequena). Mas ira ter uma ilha, com 3 ou 4 bancos altos.
  9.  # 30

    Colocado por: CMartinOlá Silva, Concordo com o que disse o Pedro Barradas, a sua iluminação não está bem colocada, nem no espaço nem em altura.
    Por cima da ilha, coloque pendentes (podem ser projectores, rebaixados em altura, há modelos próprios). Os elementos de iluminação a alturas diferentes criam ambiente, em oposição a um espaço estéril por estarem os elementos todos no mesmo plano, por exemplo.
    Os focos por baixo dos armários superiores, porque terão angulos fechados de 30° ? Está mal pensado, são luzes de trabalho, e isso vai apenas criar sombra desnecessária, a meu ver, mesmo que a luz se cruz depois na bancada de trabalho. Há focos próprios para serem instalados para este efeito, nos móveis superior, quem diz focos diz luz em calha.
    Os plafons estão excessivos, bastava-lhe um nas dimensões correctas.
    A luz da sala, silva, veja que esses focos são a sua luz geral e, logo, devem estar irmamente distribuídos pelo espaço da sala comum.
    O silva está a usar iluminação decorativa, de tarefas e de luz geral, sem ter a percepção das diferenças entre elas (das diferentes funções e diferentes efeitos), tratando-as todas por igual, tenha atenção a isso, estude melhor o seu plano.
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Silva145
      Captura de ecrã 2021-06-23 0948152.jpg

    Agora vejo que não percebo mesmo nada disto...
    Em relação aos focos de angulo de 30º, como nessa zona não vou ter armários superiores e o objetivo é iluminar a zona de trabalho, pensei que fosse boa ideia...
    Quando fala em plafons, refere-se a que focos?
  10.  # 31

    Colocado por: CMartinEstude um pouco sobre as diferenças entre iluminação geral, a de trabalho e a decorativa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Silva145

    O meu objetivo é ter uma iluminação simples, tanto com já disse aqui, a mulher não gosta de sancas com fitas de luz e isso então, fica fora de hipotese.
    Não sei a quantidade de focos que devo colocar, nem que intensidade e nem disposição. A unicacoisa que sei é que vai ser luz branco quente...
    Como não percebo nada disto e, parece que quanto mais leio menos sei, queria a vossa ajuda...
  11.  # 32

    eu tenho mais ou menos o mesmo. Deixo aqui o exemplo.
      Captura de ecrã 2021-06-25 113107.jpg
      Circulação.png
  12.  # 33

    Colocado por: Bigmouseeu tenho mais ou menos o mesmo. Deixo aqui o exemplo.
      Captura de ecrã 2021-06-25 113107.jpg
      Circulação.png

    Este openspace é muito parecidocom o meu...
    Em termos de luz, Ficou bem?
    Que intensidade têm esses focos? Ainda tem bastantes.
  13.  # 34

    Colocado por: CMartinPor cima da ilha, coloque pendentes (podem ser projectores, rebaixados em altura, há modelos próprios).


    Olá CMartin, tem alguma foto/exmeplo disto?

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silva145
  14.  # 35

    Ainda não instalei as lampadas GU10.

    Em termos de iluminação, irá depender de intensidade das lampadas que instalar (pode varia entre 270lm e 570lm). Depois ainda poderei ter possibilidade de instalar dimmers para regulação de intensidade.

    No inicio tinhamos menos uma fila de 4 unidades, mas preferimos ter a mais do que a menos e poder jugar com o tipo de lampadas.

    Colocado por: Silva145
    Este openspace é muito parecidocom o meu...
    Em termos de luz, Ficou bem?
    Que intensidade têm esses focos? Ainda tem bastantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silva145
  15.  # 36

    Colocado por: BigmouseAinda não instalei as lampadas GU10.

    Em termos de iluminação, irá depender de intensidade das lampadas que instalar (pode varia entre 270lm e 570lm). Depois ainda poderei ter possibilidade de instalar dimmers para regulação de intensidade.

    No inicio tinhamos menos uma fila de 4 unidades, mas preferimos ter a mais do que a menos e poder jugar com o tipo de lampadas.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Silva145

    A minha ideia é também por dimmmers.
    Vou estudar bem o meu caso.
    Desde já agradeço as dicas. Já me deu uma grande ajuda!!!
  16.  # 37

    No meu caso tenho o comando da sala e das zonas de circulação a ser realizada por botões de pressão.
    Esses botões de pressão estão atuar telerruptores que fazer accionar nos circuitos assiciados.

    Na zona da sala e cozinha tenho 4 circuitos independentes
    1- Circulação junto à janela
    2- Zona de Estar
    3- Zona de Refeições
    4- Ilha

    No futuro caso venha a ser necessário substitui o telerruptores por reles dimmer da finder (ex. serie 15) e faço regulação de fluxo.

    eu gosto mais de utilizar lâmpadas substituíveis do que as dita "pastilha led".
    • jrap
    • 25 junho 2021

     # 38

    Colocado por: Bigmouse
    eu gosto mais de utilizar lâmpadas substituíveis do que as dita "pastilha led".


    Quais as vantagens/desvantagens de umas em relação às outras?
  17.  # 39

    Para mim a grande vantagem é a substituição da lâmpada e manter o aro, enquanto nas outras tem que substituir toda luminária e muito provavelmente daqui a uns anos já não arranjará iguais.

    Depois para arranjar coisa de qualidade deverá ficar lhe mais caro de que umas lâmpadas GU10 Led da Philips ou osram.

    No meu caso ainda tenho a possibilidade de orientar a lâmpada através do suporte da luminária.
    • jrap
    • 26 junho 2021

     # 40

    Colocado por: BigmousePara mim a grande vantagem é a substituição da lâmpada e manter o aro, enquanto nas outras tem que substituir toda luminária e muito provavelmente daqui a uns anos já não arranjará iguais.

    Depois para arranjar coisa de qualidade deverá ficar lhe mais caro de que umas lâmpadas GU10 Led da Philips ou osram.

    No meu caso ainda tenho a possibilidade de orientar a lâmpada através do suporte da luminária.


    A vantagem das bolachas é que posso dispor como quiser nos tetos sem correr o risco de encontrar um perfil porque aquilo é mais fino que as próprias placas. Em termos de iluminação é igual?
 
0.0281 seg. NEW