Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 23 junho 2021

     # 21

    Colocado por: AndreSVoltei a reclamar, isto já passado um ano, veio um senhor super profissional, tirou o contador e verificou que o mesmo tinha problemas. Substituiu na hora e desde então passei a ter rega :).

    Isto para dizer o quê, que quem monta os sistemas de rega, poe aspersores e pulverizadores à toa, sem terem em conta a pressão que têm no local.
    um.exemplo aqui , ao mudar o contador alterou a pressao ou o caudal?
  1.  # 22

    Colocado por: rjmpires
    Eu tenho quase 4m3/hora e não conseguia regar 80m2 com necessidade de menos de 2m3/hora..


    Colocado por: SrRporque os pulverizadores por norma gastam bem mais k os aspersores

    Eu sabia de antemão quanto é que o circuito gastava, portanto o problema nunca iria ser o caudal, visto o caudal disponível ser mais do dobro do necessário...
    Infelizmente na nova localização o ponto de abastecimento do sistema era outro, com menos de metade da pressão.
  2.  # 23

    Colocado por: SrRum.exemplo aqui , ao mudar o contador alterou a pressao ou o caudal?

    Mesmo tendo afetado o caudal de entrada é um problema de perda de carga / pressão dinâmica
  3.  # 24

    Colocado por: SrRum.exemplo aqui , ao mudar o contador alterou a pressao ou o caudal?


    Boa pergunta.

    Pelo problema relatado pelo técnico, que num simples teste de sopro, viu logo que teria problemas o contador.

    Assim julgo que possa ter influenciado as duas coisas. Pressão senti mais um pouco dentro de casa.
    E os aspersores passaram a levantar.
    • SrR
    • 23 junho 2021

     # 25

    Colocado por: rjmpires
    Mesmo tendo afetado o caudal de entrada é um problema de perda de carga / pressão dinâmica
    que foi resolvido trocando o contador e por consequência aumentou de caudal
  4.  # 26

    Colocado por: SrRque foi resolvido trocando o contador e por consequência aumentou de caudal

    Pois claro, caudal, pressão, velocidade e seção estão relacionadas entre elas.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 27

    Desculpem a minha ignorância mas para aumentar a pressão é regular algures no reservatório mas para aumentar o caudal o que se faz? Aumenta-se a secção dos tubos?
  6.  # 28

    Se a bomba tiver vazão suficiente, senão só trocando de bomba.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: r_m_f_f
  7.  # 29

    Aproveitando o tópico, para ter água de poço para rega com bomba e caso o poço tenha pouca água, teria de ir buscar à rede SMAS, para mudar o abastecimento para a rega, basta colocar uma "torneira" com 2 posições "poço" e água de consumo para alternar e colocar uma válvula de retenção para não haver retorno da água do poço para a de consumo, enquanto se muda de posição.
    Basta isso?

    Neste o momento está abastecido pela rede, mas queria aproveitar a do poço.

    P.s a canalização ainda vai ser feita, queria fazer como deve ser.

    O que aconselham?
  8.  # 30

    Vai fazer essa troca manualmente ou em automático com eletrovalvulas?
  9.  # 31

    Em princípio queria manual, se o poço tiver pouca água, rodo o manipulo, mas pode ficar preparado para ser tudo automático.
    Não sei ao certo os equipamentos nem a ordem de valores para o sistema.
  10.  # 32

    Ou faz 2 troços independentes e une-os junto do ponto de entrega, ou une-os mais cedo de forma a ficar mais em conta €€€.
    Não sabendo onde quer a água e de onde ela vem, fica difícil de ajudar.
    • SrR
    • 10 novembro 2021

     # 33

    2 passadores e 2 valvulas de retenção
    • SrR
    • 10 novembro 2021

     # 34

    E mesmo assim nao sei se os serviços municipais aceitam algo assim, sei de alguns k simplesmente nao aceitam, não há misturas, outros aceitam mas com o uso de valvulas anti poluição
  11.  # 35

    Do poço até à moradia são cerca de 10m, da bomba do poço(que ainda vou ter de comprar tudo novo), sai tubagem para rega e também para a casa onde vai levar um ponto de água da companhia, para poder caso o poço tenha pouca água, fazer a manobra com a torneira e regar com a água da companhia.

    O SMAS não vão lá ver nada porque já tenho contrato ativo, apenas estou a remodelar.

    Como sei que não se pode misturar águas, para montante, pensei colocar antes da torneira de manobra, válvula de retenção.

    Nem sei se posso colocar só bomba no poço sem balão.
  12.  # 36

    Eu faria qqr coisa deste género.
    O balão pode ou não ser necessário, depende do que pretende e de como vai regar.
      t62wsgps.jpg
 
0.0206 seg. NEW