Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma casa bifamiliar de génese ilegal que ao fim de 25 anos de estar construída ( foi entregue o modelo 129 nas finanças em 1996), foi deferido a autorização de utilização e emissão do respetivo alvará.
    Felizmente não foi necessário muitas alterações e correu tudo bem.
    Agora alguém saberá explicar-me, pela sua experiencia, qual os passos a seguir para regularizar toda esta situação, perante as Finanças e perante a Conservatória que fica na zona periférica de Lisboa?
    A casa apesar de não ser legal sempre esteve registada, quer nas Finanças, quer na Conservatória e sempre foi pago os seus impostos. As contas feitas pelas Camaras assumem valores um pouco superiores aos ja registados nas finanças através do modelo 129. O que tenho de fazer para regularizar esta situação? Outra questão a casa tem 25 anos de idade, através do registo nas finanças e na conservatória, ao obter agora a Licença de Autorização de Habitação, este valor passa a 0 anos? Como se fosse uma habitação nova. Alguém saberá explicar esta situação pois isto ira alterar os valores do IMI.
    Esta casa bifamilar esta em nome de 2 pessoas, o passo a seguir perante a Camara é pedir a propriedade horizontal, para dividir em duas frações. E so apos isso penso ir as Finanças durante um prazo que penso ser 2 meses, e entregar uma planta da casa para calculo dos valores do IMI. Alguém saberá explicar se estou a seguir os passos corretos?

    Obrigado
    • Luis81
    • 24 junho 2021 editado

     # 2

    Já vi o filme todo…

    Agora o vendedor não vai escriturar porque vai alegar que a câmara não passa a licença porquês casa precisa de obras looooool

    A senhora não percebe nada deste tipo de processo e não teve a humildade de aceitar o que foi escrito pelas pessoas do fórum…

    As pessoas só estavam a tentar alertar que não é normal o que está a dizer e que pode acabar prejudicada com esse negócio.

    No seu lugar devia ir diretamente a câmara municipal e pedir informações…

    Mas o dinheiro é seu faça o que quiser com ele….
  2.  # 3

    Colocado por: Luis81Já vi o filme todo…

    Está a ver o filme errado, era num tópico ao lado e a senhora pirou-se...
  3.  # 4

    Nao tem nada ver com alguma senhora.

    Se puderem ajudar, agradecia.

    Obrigado
  4.  # 5

    Peço desculpa pelo comentário anterior..

    A resposta era para outro post…

    Em relação ao seus post não percebi se apenas que atualizar o IMI ou se pretende legalizar a casa
  5.  # 6

    Quero as duas coisas, pois a licenca de habitacao ja a tenho, so falta pagar uma taxa para ela ser emitida. E o calculo das areas e superior ao ja inscrito nas financas. Nao sei como fizeram as contas mas esta um pouco acima, e tenho de regularizar pois tambem foram adicionados 2 garagens que nao estava no modelo 129 em 1996.

    A licenca define area de habitacao, arrumos e garagens para 2 fogos num so lote. Nao sei ae ser melhor fazer ja o pedido para propriedade horizontal ou se devo manter como esta. Quais as vantagens, desvantagens?

    Outra duvida que me surgiu e que o edifício tem 25 anos de idade, face ao registo com o modelo 129 em 1996. Agora com a entregada da licenca as financas, saberao dizer me se a idade do edifício sera alterada? E que nao houve obras, apenas uma ligeira pintura nos muros exteriores da moradia. Isto pode mexer com os calculos do IMI, onde a idade do edifício e um factor.

    Obrigado
  6.  # 7

    Eagle,
    Faça o processo online.

    1. Obtenha a Licença de Utilização junto da autarquia.
    2. Preencha a declaração Modelo 1 de IMI com as áreas constantes da Licença de Utilização e das plantas aprovadas.
    3. Aguarde que seja emitida a caderneta predial urbana definitiva
    4. Com a CPU definitiva, licença e planta do imóvel vá ao registo predial e actualize a descrição.

    Deve demorar cerca de 2,5 meses a completar todo o processo.

    Se optar por fazer propriedade horizontal, ainda tem um primeiro passo inicial junto da câmara.
    consulte a equipa que fez a legalização. Serão as melhores pessoas para ajudar, dado que já estão dentro do processo.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eagle07
  7.  # 8

    Em primeiro lugar quero agradecer ao ADROatelier pela sua resposta clara, e também pela explicação de todos os processos.

    Mas tenho uma questão, a moradia (bifamiliar, com 2 fogos) foi registada nas finanças com o modelo 129 (parece ser antecessor do modelo 1 do IMI) em 1996. Agora ao faze-lo com este processo que me aconselha não estaria a registar a moradia como se fosse um edifício novo? A moradia tem 25 anos de idade.

    Não sei se e possível, mas não seria melhor fazer apenas uma atualização, e entregar apenas a licença de habitação para atualização dos dados pois eu ja tenho uma caderneta predial urbana, que a obtive quando registei a casa em 1996. Alias na altura ate usei 2 modelos 129 e registei a casa em nome dos dois familiares, dividindo as áreas totais pelos dois, ficando um com a parte A e outro a parte B. E cada um ficou a pagar a sua parte do IMI.

    Outra questao e o calculo das areas feito pelos arquitetos da Camara. Um exemplo, a mesma base da planta que foi entregue em 2013 para recalcular o valor do IMI, as finanças fizeram as contas e puseram 104m2 na area de habitacao, pelo que me lembro nao incluiram areas comuns tais como escadas e hall de acesso a casa, agora a camara calcula de uma outra forma, um calculo bruto onde tudo soma incluindo as areas comuns, dando o resultado de 124m2 de area de habitaçao. Qual e o valor que prevalece? A Camara, dep. urbanistico diz para levar as telas finais e a licença de habitaçao para eles calcularem, penso eu. E tambem falaram a possibilidade de so pedirem licença de habituaçao para atualizarem como ja referi.

    Mais uma vez agradeço a vossa ajuda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  8.  # 9

    As áreas que prevalecem e que devem ser actualizadas, quer junto da Autoridade Tributária, quer junto da Registo Predial, são as referidas na Licença de utilização e plantas de Telas finais aprovadas.

    Faça a declaração modelo 1 de IMI e refira prédio melhorado, logo nos primeiros campos do impresso. Preencha o campo data de licença de utilização com fidedignidade e junte os documentos.

    Com a informação que refere, talvez fosse melhor fazer a propriedade horizontal. Também pode colocar "propriedade total com divisões suscetíveis de utilização independente." É preciso saber mais informação.
    Como estão as infraestruturas? Tem contadores independentes para cada fracção?
    Ambas as casas estão em seu nome?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eagle07
  9.  # 10

    Mais uma vez agradeço a resposta.

    Ao terreno esta destinado 2 fogos, e o edifício é uma moradia bifilar germinada, com r/c e 1 andar, com um único acesso a moradia e as quatro partes, das quais o r/c esta como arrumos e o 1 andar como habitação para cada fogo. E tem 2 garagens autónomas com acesso exterior. Os contadores sao independentes, exteriores ao edifício, 2 para luz, 2 para agua e um para a escada, mas a infraestrutura estava pensada para 4 frações, poderia ser instalado 4, mas o lote só tem atribuído 2 fogos pelo alvará de loteamento

    Ao registar a casa em 1996, dividi tudo em duas partes, A e B e entreguei 2 modelos 129, cada um deles em nome dos 2 donos do terreno. Cada um tinha a sua caderneta predial e paga o IMI todos os anos, o qual estiveram isentos nos primeiros anos.

    Agora com a licença de habitação que e para a propriedade total há um aumento da área de implantação e da área de parqueamento em anexos, por causa das garagens que não tinha sido incluído da outra vez, devido a hipótese que poderiam ter sido demolidas.

    Sim, irei fazer o pedido para a propriedade horizontal, que e como estão as coisas organizadas e pensadas, tipo parte A e parte B. Depois pelo que diz tenho de entregar o modelo 1 do IMI, mas como edifício melhorado para manter a idade original do edifício que já tem 25 anos, e então assinalo o aumento da área de implantação, e área de de parqueamento em anexos. Com a licença de habitação apenas foi exigido uma pintura nos muros da casa que não estavam muito bem. Pois a pintura original ainda estava em boas condições. E pelo que explicou depois devo receber uma nova Caderneta Predial para cada um dos fogos.

    Uma questão, não sei se e assim mas pelo que tenho lido na net, as Camaras (dep. urbanístico) normalmente calculam as áreas pelo RGEU, e as Finanças pelo CIMI, acha que esta e a razão para a diferença das áreas de habitação que mencionei no meu post anterior? Parece-me que as áreas comuns tipo escadas de acesso, no CIMI, estas não sao incluídas, dai dar a diferença de 104m2 para 124m2

    Obrigado, mais uma vez.
  10.  # 11

    Relativamente aos proprietários, independentemente do registado nas finanças, o que diz o no registo predial?
    Os prédios são de sua propriedade?
  11.  # 12

    No registo predial diz que existe dois fogos afetos aos 2 comproprietários, descriminados, um lado A e um lado B.
 
0.0172 seg. NEW