Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: nortenho66

Quanto exemplos quer?

Quero, venham eles que eu gosto destas coisas
  2.  # 2

Colocado por: callinas
    Quero, venham eles que eu gosto destas coisas

É dar uma vista de olhos nos concursos públicos para um monicipio no Minho começado por terras e lá para os lados de Bouro, tem também em trás os montes começado por Mo e acabado em ouro!
  3.  # 3

Esse último não foi aquele que está investigação PJ ?
    • AMVP
    • 29 junho 2021

# 4

Colocado por: callinasSe forem obras financiadas isso não acontece de certeza.

Infelizmente tb acontece, o problema é quando a UE descobre temos de devolver o dinheiro todo associado ao projeto.
  4.  # 5

Colocado por: RUIOLIDepois há aqueles concursos com preço base baixo que ficam desertos e a seguir pimba ... adjudicação direta por um valor muito superior ao preço base...

E há alternativa? Se há coloquem-na aqui para termos conhecimento ...
  5.  # 6

Colocado por: Picareta
    Vê-se logo que anda a leste do mercado de construção de obras públicas.
    Existem concursos públicos que não tem nenhum concorrente porque o preço base é demasiado baixo, e as empresas só depois de terem o trabalho de orçamentar é que descobrem isso, e já não entregam o sua proposta porque as propostas com valor acima do preço base são excluídas, andam a trabalhar para aquecer. O dono de obra terá que lançar novo concurso com um preço base superior, e sei de um caso que no segundo concurso aconteceu o mesmo e tiveram que lançar a obra a concurso uma terceira vez, e com isto andam anos para adjudicar uma obra, no caso do PRR se continuarem a fazer isto os prazos de execução do plano passam-se e as obras ficam por fazer.
    Noutros casos devido ao preço base muito baixo, as obras são adjudicadas a empresas falidas que depois as deixam a meio, conheço vários casos destes. Depois é necessário novo concurso, e o tempo a passar.
    Os empresários só estão a alertar para isto.
    Concordam com este comentário:Troino
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NLuz
    aquela notícia para mim é spinning politico, em bom português é atirar o barro às parede para ver se cola e normalmente a parte "interessante" ainda está para vir. Deixo a parte das obras para quem percebe do assunto.
  6.  # 7

com o preço das matérias primas a subir a tendência será sempre essa .. particularmente o preço do aço.. mas as outras matérias tb
  7.  # 8

Colocado por: antonylemoscom o preço das matérias primas a subir a tendência será sempre essa

Na madeira e derivados já está a inverter a tendência.
  8.  # 9

Colocado por: nortenho66Na madeira e derivados já está a inverter a tendência.
    é provável, o mercado arranja naturalmente alternativas .. quem nao tem cão caça com gato.
  9.  # 10

E no mercado de futuros a bobine de aço já apresenta uma tendência de descida....
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  10.  # 11

Colocado por: AMVP

Infelizmente tb acontece, o problema é quando a UE descobre temos de devolver o dinheiro todo associado ao projeto.

Para isso há o tribunal de contas, órgão nacional, normalmente esbarra tudo aí.
    • AMVP
    • 29 junho 2021

# 12

Para isso há o tribunal de contas, órgão nacional, normalmente esbarra tudo aí.

Se acha, deve estar certo.
  11.  # 13

Colocado por: victor.figueiredo
    E há alternativa? Se há coloquem-na aqui para termos conhecimento ...

Há, novo concurso público por preço base superior, onde toda a gente pode concorrer novamente .
    Ou mantendo o preço base, altera os trabalhos previstos, novo concurso público.
    Depois de um concurso ficar deserto, não pode a entidade adjudicante usar o Ajuste directo , para valor superior, ou alterar projecto.
  12.  # 14

Colocado por: AMVP
    Se acha, deve estar certo.

Pode haver um ou outro mais elaborado, mas regra geral o TC faz trabalho bem feito
    • AMVP
    • 29 junho 2021

# 15

Pode haver um ou outro mais elaborado, mas regra geral o TC faz trabalho bem feito

Sao opinioes. Seja como for nao é o TdC que tem essa funcao ao nivel dos funds europeus. Embora faca açoes de controlo de fracionamento de despesa, pois é um mecanismo proibido tb quando se trata de fundos nacionais.
  13.  # 16

Colocado por: RUIOLIDepende do tipo de material que vai gastar mais... há o mercado de futuros e a análise da tendência do mercado atual onde pode saber a tendência do preço do aço, cobre, madeira, plásticos, etc. comprado agora para ser entregue daqui a vários meses, já dá uma ideia datendência dos preços da matéria prima, depois em relação ao preço ao consumidor dos materiais de construção ainda tem um delay e outras condicionantes (preço do petróleo, inflação, etc.).

A madeira serrada está em queda livre, não tarda está a preços próximos do ultimo trimestre de 2020.

O aço em bobina está em 1800 dolares a tonelada agora e em maio de 2022 estará por volta dos 1200 dolares com tendencia de queda.

Nos plasticos, o polietileno de baixa densidade linear, depois de ter uma subida enorme do inicio do ano até março/ abril, já está em forte queda, já anda ali pelos valores do incio do ano.
    Concordam com este comentário:NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ricardo.rodrigues,dp_oliv,lumpre,Beto1980,Chris_F

Obrigada 😃
    Se de facto assim for, talvez consiga não diminuir muito as áreas da casa 🤘
    (Pensar em construir em Maio do ano que vem talvez seja sonhar demasiado alto portanto talvez ainda me safe).
  14.  # 17

Colocado por: Chris_FObrigada 😃
    Se de facto assim for, talvez consiga não diminuir muito as áreas da casa 🤘
    (Pensar em construir em Maio do ano que vem talvez seja sonhar demasiado alto portanto talvez ainda me safe).

Há que manter a calma e ter alternativas na manga (nem que seja um € extra para derrapagens). Boa sorte!

0.0229 seg. NEW