Colocado por: nortenho66
Quanto exemplos quer?
Colocado por: callinas
Quero, venham eles que eu gosto destas coisas
Colocado por: callinasSe forem obras financiadas isso não acontece de certeza.
Colocado por: RUIOLIDepois há aqueles concursos com preço base baixo que ficam desertos e a seguir pimba ... adjudicação direta por um valor muito superior ao preço base...
Colocado por: Picaretaaquela notícia para mim é spinning politico, em bom português é atirar o barro às parede para ver se cola e normalmente a parte "interessante" ainda está para vir. Deixo a parte das obras para quem percebe do assunto.
Vê-se logo que anda a leste do mercado de construção de obras públicas.
Existem concursos públicos que não tem nenhum concorrente porque o preço base é demasiado baixo, e as empresas só depois de terem o trabalho de orçamentar é que descobrem isso, e já não entregam o sua proposta porque as propostas com valor acima do preço base são excluídas, andam a trabalhar para aquecer. O dono de obra terá que lançar novo concurso com um preço base superior, e sei de um caso que no segundo concurso aconteceu o mesmo e tiveram que lançar a obra a concurso uma terceira vez, e com isto andam anos para adjudicar uma obra, no caso do PRR se continuarem a fazer isto os prazos de execução do plano passam-se e as obras ficam por fazer.
Noutros casos devido ao preço base muito baixo, as obras são adjudicadas a empresas falidas que depois as deixam a meio, conheço vários casos destes. Depois é necessário novo concurso, e o tempo a passar.
Os empresários só estão a alertar para isto.
Colocado por: antonylemoscom o preço das matérias primas a subir a tendência será sempre essa
Colocado por: nortenho66Na madeira e derivados já está a inverter a tendência.é provável, o mercado arranja naturalmente alternativas .. quem nao tem cão caça com gato.
Colocado por: AMVP
Infelizmente tb acontece, o problema é quando a UE descobre temos de devolver o dinheiro todo associado ao projeto.
Para isso há o tribunal de contas, órgão nacional, normalmente esbarra tudo aí.
Colocado por: victor.figueiredo
E há alternativa? Se há coloquem-na aqui para termos conhecimento ...
Colocado por: AMVP
Se acha, deve estar certo.
Pode haver um ou outro mais elaborado, mas regra geral o TC faz trabalho bem feito
Colocado por: RUIOLIDepende do tipo de material que vai gastar mais... há o mercado de futuros e a análise da tendência do mercado atual onde pode saber a tendência do preço do aço, cobre, madeira, plásticos, etc. comprado agora para ser entregue daqui a vários meses, já dá uma ideia datendência dos preços da matéria prima, depois em relação ao preço ao consumidor dos materiais de construção ainda tem um delay e outras condicionantes (preço do petróleo, inflação, etc.).
A madeira serrada está em queda livre, não tarda está a preços próximos do ultimo trimestre de 2020.
O aço em bobina está em 1800 dolares a tonelada agora e em maio de 2022 estará por volta dos 1200 dolares com tendencia de queda.
Nos plasticos, o polietileno de baixa densidade linear, depois de ter uma subida enorme do inicio do ano até março/ abril, já está em forte queda, já anda ali pelos valores do incio do ano.
Colocado por: Chris_FObrigada 😃
Se de facto assim for, talvez consiga não diminuir muito as áreas da casa 🤘
(Pensar em construir em Maio do ano que vem talvez seja sonhar demasiado alto portanto talvez ainda me safe).