Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria de saber qual será a melhor opção, do ponto de vista técnico, para as lajes intemédias em casas com dois pisos habitáveis. Maciças ou aligeiradas?
  2.  # 2

Vamos comparar 3 tipos de lajes:

1 - Laje aligeirada de vigotas pré-esforçadas
    A mais barata de todas, custa em média um terço do preço das outras. Só recomendo a sua utilização a pisos intermédios desde que numa habitação unifamiliar visto ter um mau comportamento acústico (pouca massa). Em termos estruturais não tem problemas significativos.
    Utilizo principalmente em casas de menor custo e onde a arquitectura é regular e me permite esconder na totalidade as vigas.
    NOTA IMPORTANTE A TODOS: A DESIGNAÇÃO DAS VIGOTAS (P2, P3, P4...) VARIA DE FABRICANTE PARA FABRICANTE. Além de colocar a designação da vigota os engenheiros também têm de especificar quantos ferros e de diâmetro tem a vigota. Temos casos de vigotas P3 mais resistentes que vigotas P4 de outra marca.
    Não é recomendado utilizar em casas de arquitectura moderna visto normalmente encaixar mal.

2 - Laje maciça vigada
    Não utilizo. Começa a ficar em desuso visto o comportamento das lajes fungiformes estar bastante mais compreendido. Bom comportamento acústico e bastante resistência.
    É a mais cara devido a necessitar de cofragem para toda a laje e também para vigas.
    Não é recomendado utilizar em casas de arquitectura moderna visto normalmente encaixar mal.

3 - Laje maciça fungiforme
    O que mais utilizo. Trata-se de uma laje maciça que apoia directamente sobre os pilares (normalmente não possui vigas). Tem alguns problemas de punçoamento nos pilares e nem todos os construtores sabem interpretar o projecto relativamente aos reforços a colocar. Alguns nunca viram mesmo um projecto com lajes destas.
    Bom comportamento acústico e o facto de não possuir vigas deixa os arquitectos com um brilho nos olhos :) É o mais recomendado para arquitectura moderna.
    Não é tão cara como a maciça vigada porque a cofragem é sempre direita.
    Nota: Por vezes não é possível a total omissão de vigas e é normal ver uma viga de bordadura em todo o contorno da laje.
    Concordam com este comentário: aslogi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, somdigital, hellkkas, JackArt, PatriciaPinto, luisportas.com, Luis K. W., electrao, cmbp, nuno cunha, aslogi
    •  
      FD
    • 19 abril 2008

# 3

Boa informação Nuno! :)
  3.  # 4

Bom dia pessoal...encontrei hj este site e quer me parecer que vai ser uma grande ajuda..Vou construir uma moradia com aproximadamente 250m2, ja tenho o projecto feito mas estou a aguardar os calculos para começar a pedir orçamentos. A moradia terá cave, res do chao e 1o andar, se conseguir ainda vou aproveitar o sotão. Escolhi a laje alijeirada, mas tenho medo por causa do som, de se ouvir muito o barulho de uns pisos para os outros...Falaram-me que existe um isolamento que colocam na laje para que esta fique isolada acusticamente. Gostaria de saber se alguém sabe em que consiste esse tipo de isolamento e o preço..
    Obrigado
  4.  # 5

Boa noite,
    gostaria que me tirassem uma dúvida, acham que se optar por uma laje alijeirada em vez da laje maciça vigada, se pode ter uma boa poupança de orçamento???
    digamos que tive orçamentos muito mais elevados do que aquilo que estava á espera e ando completamente louca á procura de soluções para o reduzir!!!
  5.  # 6

Colocado por: susana silvaBom dia pessoal...encontrei hj este site e quer me parecer que vai ser uma grande ajuda..Vou construir uma moradia com aproximadamente 250m2, ja tenho o projecto feito mas estou a aguardar os calculos para começar a pedir orçamentos. A moradia terá cave, res do chao e 1o andar, se conseguir ainda vou aproveitar o sotão. Escolhi a laje alijeirada, mas tenho medo por causa do som, de se ouvir muito o barulho de uns pisos para os outros...Falaram-me que existe um isolamento que colocam na laje para que esta fique isolada acusticamente. Gostaria de saber se alguém sabe em que consiste esse tipo de isolamento e o preço..
    Obrigado

Viva,
    Na minha casa também tinha esse tipo de laje, e para evitar o ruído juntei o útil ao agradável. Ou seja, instalei o aquecimento no chão, através de pavimento radiante da WIRSBO. Como para instalar este tipo de aquecimento tive que aplicar isolamento de poliestireno (extrudido ou expandido) de alta densidade, evitei a propagação do ruido e tenho aquecimento uniforme em toda a casa.
    Cumprimentos
    José Dias
  6.  # 7

Rui disse:
    1 -
    Lajes de vigotas pré-esforçadas - pode ter a face inferior completamente plana. Podes orientar as vigotas, em quincôncio, entre painéis e utilizar "vigas embebidas". É uma solução muito mais económica. Quanto à "acústica"; claro tem menos massa o que é uma vantagem para o aquecimento no inverno. O problema do menor índice de isolamento sonoro é pertinente, mas como os ruídos de percusão são, neste caso, os mais relevantes, basta utilizar um revestimento "flutuante"
    2 -
    Laje fungiforme aligeirada ou maciça. Muito mais cara de facto. Obriga a utilizar mais aço, mais mão de obra e mais cofragem. Poderá competir com anterior para vãos superiores a 7 metros. Aos ruidos de percusão se for maciça o problema ainda é maior do que nas anteriores. O revestimento flutuante é aqui obrigatório.
  7.  # 8

Para mim é a opção numero 3 e parabéns ai amigo nuno pelo post.
    • GA
    • 20 abril 2010

# 9

Boa tarde,

Fui buscar esta discussão há muito arrefecida para colocar a seguinte dúvida:
    se optar por uma laje alijeirada em vez da laje maciça, posso ter uma redução significativa no orçamento?

A minha moradia tem cerca de 270m2 de construção, arquitectura moderna e apenas rés-do-chão. A questão complicada neste momento é que os orçametnos apresentados estão todos acima do que previamos, daí que me uma das hipóteses que levantamos para reduzir o orçamento é construir com laje aligeirada em vez de laje maciça...

Da óptica do consumidor (que é o meu caso), que vantagens e desvantagens poderei esperar se passar de maciça para aligeirada? Acústica, Térmica, estabilidade, humidades, rachas nos tectos?...

Cumprimentos
  8.  # 10

Boas

Vantagens? O preço e o peso mais reduzido que pode conduzir a alguma poupança extra na restante estrutura.
    Desvantagens? O comportamento perante acções sísmicas - que pode condicionar ou até desaconselhar o seu uso em certas regiões. Menor liberdade na concepção da estrutura: em certas situações o uso de lajes maciças é quase obrigatório. Em relação ao comportamento térmico ou acústico não me parece que seja um factor decisivo na escolha das lajes.

PS: não acho que deva procurar na estrutura a solução para o seu problema.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GA
    • GA
    • 20 abril 2010

# 11

Obrigado José

A hipótese de substituir maciça por aligeirada partiu de uma conversa com um construtor, que afirmou ficar consideravelmente mais barata, à volta de 10 mil euros.

Sendo de arquitectura moderna o meu receio prende-se de facto com o que diz, pois imagino que seja menos resistente a actividades sísmicas e pode ir abrindo brechas mais facilmente do que se fosse maciça...
  9.  # 12

quer um conselho que vale o que vale?? se a sua casa é de arquitectura "moderna" e de r/c, opte por uma laje maciça, esse mais barato pode sair-lhe caro. Agora se o empreiteiro não tiver capacidade para betonar de uma vez toda a laje....
    ao contrário do que disse acima o Nuno nunes, acho que a laje maciça tambem pode evitar vigas no interior, portanto não só as maciças fungiformes o permitem.
    Em Portugal deviamos ter mais preocupação com o tecto e sombrar os vãos consoante a sua exposição solar. É meio caminho andado para uma casa com bom desempenho térmico.

0.0179 seg. NEW