Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou em processo de compra de uma casa (geminada) no Porto, que é anterior a 1951. A casa tem uma especifidade, ou seja, parte do sotão está por cima da casa do vizinho e parte do "meu" terreno (Exterior à casa) está do lado do vizinho. O que ficou combinado foi dividir o sotão e a parte que está por cima do vizinho, fica para ele e a minha parte do terreno fica para mim, com respetiva alteração do muro. A planta que me mostraram da casa tem a situação atual, e combinamos que eu fazia as obras do muro e separação do sotão, baixando o respetivo valor de compra (os proprietários estão no estrangeiro). Estando em atualmente em aprovação de crédito bancário, eu poderei fazer posteriormente estas alterações? Que tipo de documentação preciso depois de alterar?Tem custos elevados? O meu receio é que esteja a comprar algo que depois não seja legal. Obrigado
  2.  # 2

    Caro viegaslx, tudo depende do que estiver descrito na conservatória. Se na conservatória existirem duas propriedadesatá distintas, e se vocês estão de acordo quanto à divisão real, não vejo grandes problemas.
    é precios é ver o est+a descrto na conservatória. Não interessa o que vier na cadernta predial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: viegaslx
  3.  # 3

    Na conservatória está diferente de qualquer situação que referi. Diz que o meu terreno tem mais 100m2 do que tem na realidade, mas a casa em si diz que tem menos 40 m2. Isto está a ser tratado pela imobiliária, relativamente ao empréstimo, só não quero é ser enganado. Mas penso que o banco não vai emprestar se não estiver tudo correto. Certo?
  4.  # 4

    Alguém me pode ajudar? Obrigado
  5.  # 5

    Vai ter aí um 31 para meter o projeto na camera sem isso tudo direito e com correções de áreas.. pode ter aí coisa de espera para 1 ano a brincar.

    Fale com um arquiteto para lhe analisar a documentação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: viegaslx
  6.  # 6

    Mas o banco empresta dinheiro numa situação destas?
  7.  # 7

    Acho que devia ir consultar o processo na câmara municipal
  8.  # 8

    A imobiliária já foi consultar o processo à câmera, e não levantaram problemas.
  9.  # 9

    A imobiliária quer é comissão.

    É essa atitude passiva que eles gostam.. depois fica com a criança ao colo
  10.  # 10

    viagaslx. pode desenhar um esquema do que se passa, em planta, e colocar aqui?
  11.  # 11

    A preto é a casa que estou a comprar, a verde a casa do vizinho e a azul como vai ficar, ou seja, fico com menos espaço no sotão e mais no quintal
      Terreno.jpg
      casa1.jpg
  12.  # 12

    E a certidão permanente que área tem? Bate certo com o levantamento topográfico?

    Isso são coisas muito antigas e altamente ilegais pois o vizinho é dono do espaço aéreo tambem
  13.  # 13

    Tem uma área diferente disto tudo, mais terreno (+50 metros) e menos "casa", ou seja, implantação (-20 metros). A entidade bancária só aprovará o empréstimo se estiver tudo certinho? é q se for assim, "obrigará" o proprietário a regularizar esta situação.
  14.  # 14

    Alguém me sabe responder? A entidade bancária pode aprovar o empréstimo se a certidão permanente não estiver igual à verdadeira dimensão da casa?
  15.  # 15

    Se não houver discrepâncias nos documentos e o avaliador não colocar entraves, o processo avança.
  16.  # 16

    ainda não percebi totalmente o esquema. Já percebi que no piso superior vão acertar a divisão de forma a ficar uma vertical alinhada. Não entendi o discurso sobre o quintal
  17.  # 17

    nunogouveia, os proprietários são irmãos e na altura que ficaram com as casas e fizeram obras, decidiram que um precisava/queria mais de sotão e outro de terren, ou seja, o Sotão de um entra por cima da casa do outro, e o terreno de um entra na propriedade do outro.e por isso esta confusão toda. Agora que estão a vender, querem colocar tudo correto.
 
0.0177 seg. NEW