Iniciar sessão ou registar-se
    • Eva B
    • 29 junho 2021 editado

     # 1

    Boa tarde,
    Estou quase há seis meses com o mesmo problema com o furo de água que fiz. Uso o furo para casa e rega.
    No relatório do furo o caudal era de 5m3/h e a empresa de rega que contratei instalou uma bomba trifásica de 3CV. Já tirei 3 e 4 m3/h com este furo e bomba mas de momento o caudal fica nos 1 e 2 m3/ha se tento regar o pomar que tenho aqui.
    A luz led de falta de água acende após tirar 1m3/h, mas só se eu desligar a bomba da corrente elétrica, ou seja, se não fizer nada, a bomba continua a tirar água. Quando dá falta de água, tenho de esperar e passadas umas horas, a luz led de falta de água apaga. A empresa de rega veio cá, disse que podia ser mesmo falta de água mas trouxe outra sonda de nível nova e algo estranho aconteceu: quando tentaram ver com a sonda nova ligada ao quadro elétrico da nossa bomba qual o nível da água do furo, a sonda nova nunca funcionou, apesar de quando ter sido retirada do furo estar molhada.
    Outro problema que tenho, é que a bomba quando está ligada faz ruído nos aparelhos elétricos, por exemplo, se tiver o rádio ligado ou música no computador, ouço interferência. A instalação elétrica tem terra.

    Será que há algum problema com a bomba ou não tenho água?

    Agradecia qualquer ajuda ou ideia.

    Eva Gouveia
  1.  # 2

    Bom dia poderá ser a falta de água no giro e demora a recuperar, ou então é a bomba que tem demasiada potência para a luz contratada e aquece o motor não sei se o quadro está por sonda ou por amperagem ou seja se for por sonda quando não tem água o motor da bomba desliga se for por amperagem a usando o mesmo chega quase ao máximo desliga ou quase ao mínimo de amperagem quando a bomba estiver a trabalhar tem de fazer medições no quadro para ver qual é o defeito se da bomba se do furo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eva B
  2.  # 3

    Boa tarde Caro Fábio, obrigada pelo seu comentário.

    O que é o giro e como saber se está com água?
    A sonda está ligada no quadro separadamente à luz led vermelha que dá falta de água.
    Eu não sou especialista, posso medir a amperagem com voltímetro?
  3.  # 4

    Sim pode medir com o voltímetro para saber se está tudo bem com a bomba durante o período de funcionamento
 
0.0088 seg. NEW