Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.. alguém me sabe dizer se depois de estar tudo tratado com a câmara e sair a licença, ainda preciso do arquiteto?
  2.  # 2

    Sim, foi a pessoa que concebeu o trabalho e poderá esclarecer qualquer dúvida em fase de construção.
    Se já lhe pagou tudo o que deve, então está tudo bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrogil
  3.  # 3

    Mas não tem q ser ele a fiscalizar a obra?
  4.  # 4

    A fiscalização é um serviço que deve ser contratado a outra entidade, nada impedindo que o arquitecto vá acompanhando a obra, ajudando a fiscalização
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrogil
  5.  # 5

    Arquitectura, fiscalização e construção, devem ser 3 entidades diferentes para evitar conflitos de interesses
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrogil
  6.  # 6

    Então e as Telas Finais, para obter a Utilização Final?
    Já para não falar que se fizer alguma alteração ao projecto, vai precisar dele para submeter as alterações à Câmara...digo eu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrogil
  7.  # 7

    e paga as telas finais
  8.  # 8

    Colocado por: econom.pedro vai precisar dele para submeter as alterações à Câmara...digo eu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedrogil

    Diz mal.
    Após o licenciamento, é recomendável ter o apoio do arquitecto, mas não é verdade que necessite dele
  9.  # 9

    O seu Arquiteto é um dos intervenientes do ato construtivo.
    É absolutamente recomendável que com ele continue a não ser que esteja zangado com ele.
    Ele fez mau trabalho?
    Ele não lhe vai fazer um projeto de execução?
    Ele já lhe produziu um caderno de encargos e um mapa de medições?
    Quem melhor que ele lhe pode dar apoio na construção sobre questões de projeto?
  10.  # 10

    Colocado por: jamaral.57Ele não lhe vai fazer um projeto de execução?

    Isso é muito raro...


    Colocado por: jamaral.57Ele já lhe produziu um caderno de encargos e um mapa de medições?

    Isso não é frequente...
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilva
    Diz mal.
    Após o licenciamento, é recomendável ter o apoio do arquitecto, mas não é verdade que necessite dele


    Então quem submete o projecto final à Câmara? O empreiteiro?!? E se tiver havido alterações, quem assina...o empreiteiro?
    Vai sempre precisar de um arquitecto até ao fim, mesmo que seja outro diferente (no caso de se ter chateado com o anterior)
  12.  # 12

    Colocado por: econom.pedro

    Então quem submete o projecto final à Câmara? O empreiteiro?!? E se tiver havido alterações, quem assina...o empreiteiro?
    Vai sempre precisar de um arquitecto até ao fim, mesmo que seja outro diferente (no caso de se ter chateado com o anterior)

    Só necessita de submeter projeto à câmara se fizer alterações.
    Se tem que fazer alterações é porque o projeto inicial não era aquilo que pretendia
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasIsso é muito raro...

    Pois mas não devia ser!

    Colocado por: Pedro BarradasIsso não é frequente...

    Para mim é fundamental ter um caderno de encargos e um mapa de medições para não ter o construtor a dar-lhe preços ao m2
  14.  # 14

    Por isso é que se fazem reuniões previas e consequentes propostas de honorários à medida de cada cliente...
  15.  # 15

    Como arquiteto, posso garantir que o trabalho ao final irá aparecer mais do que o que foi feito no início.
    Se despensar o arquiteto os detalhes e pormenores ficaram a cargo do bom gosto de quem executar. Nem sempre dá certo
  16.  # 16

    Colocado por: Rafael_pedrosaComo arquiteto, posso garantir que o trabalho ao final irá aparecer mais do que o que foi feito no início.
    Se despensar o arquiteto os detalhes e pormenores ficaram a cargo do bom gosto de quem executar. Nem sempre dá certo

    Os detalhes e os pormenores são definidos em fase de projeto, não em obra.
    Em obra qualquer exigência que não esteja definida em projeto são trabalhos a mais
    Concordam com este comentário: jamaral.57
  17.  # 17

    Colocado por: zedasilva
    Os detalhes e os pormenores são definidos em fase de projeto,


    Penso que ao usar a expressão "bom gosto" o Rafael estava a referir mesmo os pormenores estéticos, e não das soluções construtivas.

    Ainda assim, não deixa de ser um tema que contribui para a qualidade do produto final.
  18.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasPor isso é que se fazem reuniões previas e consequentes propostas de honorários à medida de cada cliente...

    Estou de acordo cada cliente terá o seu preço face ao que solicita. O que quis dizer é do ponto de vista do cliente (Dono de Obra) quanto mais investir na fase de projeto mais ganha na fase de obra. Até começar a obra tudo é possível a maximização do valor do projeto mas quando começam os trabalhos torna-se tudo muito mais complicado.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  19.  # 19

    Colocado por: ricardo.rodriguesAinda assim, não deixa de ser um tema que contribui para a qualidade do produto final.

    Claro que sim, sem duvida. Mas os pormenores estéticos (tipo de materiais e forma de execução) têm que ser definidos em fase de projeto. Não posso ter em projeto "parede revestida a pedra" e esperar para em obra depois decidir o tipo de pedra e a forma de assentamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  20.  # 20

    Colocado por: zedasilvaClaro que sim, sem duvida. Mas os pormenores estéticos (tipo de materiais e forma de execução) têm que ser definidos em fase de projeto. Não posso ter em projeto"parede revestida a pedra"e esperar para em obra depois decidir o tipo de pedra e a forma de assentamento.


    Quantas coisas não são alteradas ou acrescentadas ao longo da obra? Não deve haver uma obra em que isso não tenha sido feito.
 
0.0201 seg. NEW