Iniciar sessão ou registar-se
    • jrap
    • 30 junho 2021

     # 1

    Bom dia! Estou a sondar o mercado para informações sobre recuperadores de calor a lenha para aquecimento de moradia + AQS. O espaço a aquecer terá perto de 250 m2 (150 no RC + 100 no 1º andar). Num total terei cerca de 120 elementos e 4 radiadores/toalheiros. O recuperador fica na sala em espaço aberto para cozinha e sala de jantar, numa área com 78m2. Nesse espaço tenho 3 pontos para os radiadores, mas estou a ponderar colocar apenas 2 radiadores de 14 elementos cada e deixar o outro ponto em espera pois já me disseram que o calor vindo do recuperador quase que seria suficiente para aquecer o espaço. O recuperador dará apoio sazonal ao aquecimento das AQS, complementado com os painéis solares.
    Estava a ponderar colocar o ADF calida 100 pois já ouvi que tem boa qualidade e queria mais próximo dessa largura de vidro que ficaria esteticamente muito bem numa sala com estas dimensões. No entanto os preços subiram demasiado este último ano e este recuperador já ficaria ao dobro do preço do que custa por exemplo o da solzaima acqua (que em termos de aspecto, rendimento e potência seria o mais próximo desse da adf, apesar de já me terem dito que em termos de qualidade dos materiais o da adf ser bastante superior). Alguém tem opinião neste assunto ou conhece outras marcas que possa pesquisar (necessário ter rendimento superior a 75% e idealmente com largura de vidro superior a 90cm)?
  1.  # 2

    Vê este.
    É dupla face, que é no que pretendo. Não sei se há versão 1 face.
    Não sei se é bom ou nem por isso, mas o Sr vendedor teceu rasgados elogios.
    Preço : 2160,00 + IVA na loja Lareiras do Mestre
      IMG_20210702_052831.jpg
      IMG_20210702_052842.jpg
      IMG_20210702_052908.jpg
  2.  # 3

    Colocado por: jrapda adf ser bastante superior
    concordo
    Concordam com este comentário: SrR
  3.  # 4

    Colocado por: Beto1980Vê este.
    É dupla face, que é no que pretendo. Não sei se há versão 1 face.
    Não sei se é bom ou nem por isso, mas o Sr vendedor teceu rasgados elogios.
    Preço : 2160,00 + IVA na loja Lareiras do Mestre
      IMG_20210702_052831.jpg
      IMG_20210702_052842.jpg
      IMG_20210702_052908.jpg


    Obrigado! Estive a pesquisar, diz que a marca é do grupo af azevedos, mas o recuperador em si é de fabrico nacional?



    Colocado por: jorgealvesconcordo


    Jorgealves uma vez que é entendido no assunto sabe-me dizer se conhece recuperadores de boa relação qualidade/preço? Eu realmente estava bastante inclinado para o da adf mas subiu cerca de 1000€ da tabela do ano passado para a deste ano (de 2390€ para 3285€, mais iva e desconto fica por volta desses preços). Daquilo que pesquisei dizem que realmente o adf é superior ao acqua por exemplo, mas o acqua custa cerca de metade. Será que compensa a esse ponto?
  4.  # 5

    Colocado por: jrapfabrico nacional?

    O vendedor disse que sim...
    E tb que era um Ferrari...
    Mas o melhor é ser alguém entendido/instalador a informar.

    Se puder depois partilhar a sua escolha agradeço.
  5.  # 6

    Colocado por: Beto1980
    O vendedor disse que sim...
    E tb que era um Ferrari...
    Mas o melhor é ser alguém entendido/instalador a informar.

    Se puder depois partilhar a sua escolha agradeço.


    No site não aparece esse modelo. Do modelo eco plus tem o de 700 e 800. Tem outro modelo, vision 1000 mas não cumpre com os 75% de rendimento.
  6.  # 7

    Eu tenho um ADF 1000, embora não seja a água no posso lhe dizer que muito, mas muito bom.
    O contra dele e desse que postou, não tem gaveta para cinzas.
  7.  # 8

    Colocado por: jrapmas subiu cerca de 1000€ da tabela do ano passado para a deste ano (de 2390€ para 3285€,
    na tabela oficial subiu aprox 7%.
  8.  # 9

    Colocado por: jorgealvesna tabela oficial subiu aprox 7%.


    O valor de tabela que me deram são esses 3285€ +IVA -desconto. E foi de facto fotocopia da tabela onde aparecem os 4 modelos calida
    • jrap
    • 16 julho 2021

     # 10

    Já está decidido. Calida 1000, depois dou feed-back de como se porta o bicho xD

    Uma dúvida...nos "opcionais" existe um controlador de aquecimento. Alguém me consegue explicar para que serve e se é uma mais valia?

    controlador
    Concordam com este comentário: Beto1980
  9.  # 11

    Que corra tudo 100%.
    Depois dê notícias
  10.  # 12

    Fogo Montanha
  11.  # 13

    Colocado por: Zé MeirinhoFogo Montanha

    Fogo montanha é solzaima com outro nome
    • jrap
    • 19 julho 2021

     # 14

    Colocado por: jrap
    Uma dúvida...nos "opcionais" existe um controlador de aquecimento. Alguém me consegue explicar para que serve e se é uma mais valia?

    controlador
    Concordam com este comentário:Beto1980


    Alguém sabe?
    • SrR
    • 19 julho 2021

     # 15

    É o que controla a bomba circuladora e/ou valvula de 3 vias
    • jrap
    • 19 julho 2021

     # 16

    Colocado por: SrRÉ o que controla a bomba circuladora e/ou valvula de 3 vias


    Então mas isso não é "automático", não é uma coisa que funciona sem a nossa intervenção?
    • SrR
    • 19 julho 2021 editado

     # 17

    Isso é um opcional, é um controlador com interface visual, ou seja tem um ecra onde ve os parametros do recuperador entre outras coisas, eles dao como opção utilizar esse controlador que vai dar ordem à bomba pra funcionar ou parar ou virar a valvula de 3 vias etc etc nao querendo isso instala outra coisa qualquer tipo um termostacto de imersão que é do maia simples e tambem automatiza o arranque e paragem da bomba e ambos automaticos, você so se chateia em meter lenha
    • jrap
    • 20 julho 2021

     # 18

    Colocado por: SrRIsso é um opcional, é um controlador com interface visual, ou seja tem um ecra onde ve os parametros do recuperador entre outras coisas, eles dao como opção utilizar esse controlador que vai dar ordem à bomba pra funcionar ou parar ou virar a valvula de 3 vias etc etc nao querendo isso instala outra coisa qualquer tipo um termostacto de imersão que é do maia simples e tambem automatiza o arranque e paragem da bomba e ambos automaticos, você so se chateia em meter lenha


    Obrigado! Não é uma mais valia portanto, era isso que pretendia perceber
  12.  # 19

    Aproveito este tópico, não li para trás, para perguntar a alguém que saiba, se é preciso alguma cola, massa, ou outro qualquer, para colocar aquele fio redondo de 'amianto' que faz a vedação da porta do recuperador?

    É que o meu desprendeu-se e caíu por ali abaixo e não consigo segurá-lo. quero comprar o fio novo, mas fazer o trabalho bem feito.
  13.  # 20

    Os kits à venda já costumam trazer a cola
 
0.0225 seg. NEW