Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá. Queria expor uma situação complicada. Comprei uma casinha modesta, com ajuda de empréstimo estou a fazer umas obras. Acontece que na cave entra muita água quando chove e é das condições da casa vizinha. Vive lá um senhor, mas quer ele, quer a proprietária pelo que sei não têm condições financeiras, não haverá seguro. Tentar fazer uma pequena impermeabilização é pôr em perigo o telhado cair, tal é o estado em que o senhor vive. O que posso fazer,se eu própria estou limitada?
  2.  # 2

    Colocado por: A.Sousa1965Tentar fazer uma pequena impermeabilização é pôr em perigo o telhado cair, tal é o estado em que o senhor vive. O que posso fazer,se eu própria estou limitada?


    Afinal, a água pluvial entra para a sua cave por onde ?
    Através das fundações do terreno, ou através do interior da casa vizinha, com telhado roto ?
  3.  # 3

    O telhado vizinho encosta na parede da casa e aí corre a água na parede da cave. É o telhado, rufos, rotos.
  4.  # 4

    Será um problema de falta de hermeticidade entre duas habitações distintas, que prejudicará ambas.
    Ou seja, será um problema comum.
    Seria aconselhável que a reparação fosse repartida pelos 2 proprietários.
  5.  # 5

    Colocado por: sizeSerá um problema de falta de hermeticidade entre duas habitações distintas, que prejudicará ambas.
    Ou seja, será um problema comum.
    Seria aconselhável que a reparação fosse repartida pelos 2 proprietários.
  6.  # 6

    Nunca ouvi falar disso, vou tentar saber.
  7.  # 7

    Legislação p.f.
  8.  # 8

    Do R.G.E.U.


    CAPITULO II
    Fundações

    Artigo 18º
    As fundações dos edifícios serão estabelecidas sobre terreno estável e suficientemente firme, por natureza ou por consolidação artificial, para suportar com segurança as cargas que lhe são transmitidas pelos elementos da construção, nas condições de utilização mais desfavoráveis.

    Artigo 19º
    Quando as condições do terreno e as características da edificação permitam a fundação contínua, observar-se-ão os seguintes preceitos:
    1) Os caboucos penetrarão no terreno firme até à profundidade de 50 centímetros, pelo menos, excepto quando se trate de rocha dura, onde poderá ser menor. Esta profundidade deve, em todos os casos, ser suficiente para assegurar a distribuição quanto possível regular das pressões na base do alicerce;
    2) A espessura da base dos alicerces ou a largura das sapatas, quando requeridas, serão fixadas por forma que a pressão unitária no fundo doe caboucos não exceda a carga de segurança admissível para o terreno de fundação;
    3) Os alicerces serão construídos de tal arte que a humidade do terreno não se comunique às paredes da edificação, devendo, sempre que necessário, intercalar-se entre eles e as paredes uma camada hidrófuga.
    Na execução dos alicerces e das paredes até 50 centímetros acima do terreno exterior utilizar-se-á alvenaria hidráulica, resistente e impermeável, fabricada com materiais rijos e não porosos.

    4) Nos alicerces constituídos por camadas de diferentes larguras a saliência de cada degrau, desde que o contrário se não justifique por cálculos de resistência, não excederá a sua altura.
    ....

    CAPÍTULO III
    Paredes

    Art. 23.º
    As paredes das edificações serão constituídas tendo em vista não só as exigências de segurança, como também as de salubridade, especialmente no que respeita à protecção contra a humidade, as variações de temperaturas e a propagação de ruídos e vibrações.

    ....

    Artigo 29º
    A construção das paredes das caves que ficarem em contacto com o terreno exterior ao especificado no n.º 3) do artigo 19º deste regulamento.
    Nas caves consideradas habitáveis, quando não se adoptem outras soluções comprovadamente equivalentes do ponto de vista da salubridade da habitação, a espessura das paredes não poderá ser inferior a 60 centímetros e o seu paramento exterior será guarnecido até 20 centímetros acima do terreno exterior, com revestimento impermeável resistente, sem prejuízo de outras precauções consideradas necessárias para evitar a humidade no interior das habitações.

    Artigo 30º
    Todas as paredes em elevação, quando não sejam construídas com material preparado para ficar à vista, serão guarnecidas, tanto interior como exteriormente, com revestimentos apropriados, de natureza, qualidade e espessura tais que, pela sua resistência à acção do tempo, garantam a manutenção das condições iniciais de salubridade e bom aspecto da edificação.
    § 1.° Os revestimentos exteriores serão impermeáveis sempre que as paredes estejam expostas à acção frequente de ventos chuvosos.
    § 2.° O revestimento exterior das paredes das mansardas ou das janelas de trapeira será de material impermeável, com reduzida condutibilidade calorífera e resistente à acção dos agentes atmosféricos e ao fogo.

    ...

    Artigo 77.º (*)

    1 - Só é permitida a construção de caves destinadas a habitação em casos excepcionais, em que e orientação e o desafogo do local permitam assegurar-lhes boas condições de habitabilidade, reconhecidas pelas câmaras municipais, devendo, neste caso, todos os compartimentos satisfazer às condições especificadas neste Regulamento para os andares de habitação e ainda ao seguinte:

    a) A cave deverá ter, pelo menos, uma parede exterior completamente desafogada a partir de 0,15 m abaixo do nível do pavimento interior;

    b) Todos os compartimentos habitáveis referidos no n.º 1 do artigo 66.º deverão ser contíguos à fachada completamente desafogada;

    c) Serão adoptadas todas as disposições construtivas necessárias para garantir a defesa da cave contra infiltrações de águas superficiais e contra a humidade telúrica e para impedir que quaisquer emanações subterrâneas penetrem no seu interior;

    d) O escoamento dos esgotos deverá ser conseguido por gravidade.

    ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Damiana Maria
    • size
    • 2 julho 2021 editado

     # 9

    Colocado por: A.Sousa1965O telhado vizinho encosta na parede da casa e aí corre a água na parede da cave. É o telhado, rufos, rotos.


    Foto ?

    É algo semelhante a isto ?
      x0.jpg
  9.  # 10

    Sim. São casas da década de quarenta do século passado.
  10.  # 11

    Sim, muito equivalente. São casas da década de quarenta do século passado, mas um telhado na parede. Noutro estado mas sim. A diferença é que a parede da minha é de pedra.
  11.  # 12

    Colocar tela nessa zona nao é possivel?
  12.  # 13

    Colocado por: A.Sousa1965Sim, muito equivalente. São casas da década de quarenta do século passado, mas um telhado na parede. Noutro estado mas sim. A diferença é que a parede da minha é de pedra.


    Logo a água pluvial infiltra-se entre as duas paredes, de cada uma das casas, prejudicando ambas as habitações.
    Por isso, o interesse em resolver o problema será comum aos dois proprietários.
  13.  # 14

    Colocado por: A.Sousa1965Sim, muito equivalente. São casas da década de quarenta do século passado, mas um telhado na parede. Noutro estado mas sim. A diferença é que a parede da minha é de pedra.
 
0.0175 seg. NEW