Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Desculpem a introdução deste tema mas face às novas regras de combate à utilização de plástico surgem-me algumas dúvidas de como ir às compras:
    - Atualmente, por exemplo, o frango e afins vinha em embalagens de plático ou de "alumínio", pelo que percebo vai deixar de ser possível. Vai ser utilizado papel plastificado? Vamos voltal ao papel que antes enrolava estes produtos? Levamos recipientes de casa?
    - Os hamburguer tb costumam ser vendidos em caixas. Levam os recipentes de casa? Já perguntei no talho e responderam-me que agora com a pendemia não estavam a aceitar embalagens trazidas pelos clientes.
    - Quanto aos sacos pelo que vi vão passar a ser todos pagos, independentemente do material de que são feitos. Aplica-se às vendas a granel?

    Desculpem estas perguntas.
  2.  # 2

    Eu também não sei se percebi bem as novas regras mas acho que:

    - Para alimentação há embalagens feitas de cartão e essas podem ser dadas, ou então o cliente pode sempre trazer de casa;
    - As caixas dos hamburgueres já são de papel reciclável, pelo menos no McDonalds. Nos talhos, imagino que agora a ideia seja embrulhar num tipo de papel qualquer.
    - Acho que todos os sacos são pagos.

    Mas agora também deixo algumas dúvidas:
    - como é na fruta e legumes do supermercado? Temos que levar os sacos reutilizáveis de casa?
    - Se eu for comprar roupa nas lojas e mesmo que gaste nessa loja 500€ a loja não me pode oferecer os sacos? Vou levar a roupa na mão ou tenho que comprar? Ou em último caso tenho que levar um daqueles sacos do continente reutilizáveis :D

    Atenção, acho esta medida muito boa, mas estou curioso para ver como vai correr.

    Uma medida TÃO MAS TÃO FÁCIL de implementar e que nunca mais implementam é a de integrar uma tara nas garrafas, mas algo substancial que praticamente obrigue a pessoa a devolver, tipo 25cts e isso aplicava-se a todas as garrafas de bebidas de plástico.
  3.  # 3

    Colocado por: rgcoutoSe eu for comprar roupa nas lojas e mesmo que gaste nessa loja 500€ a loja não me pode oferecer os sacos? Vou levar a roupa na mão ou tenho que comprar? Ou em último caso tenho que levar um daqueles sacos do continente reutilizáveis :D


    Penso que terão mesmo de cobrar o custo, pelo menos têm de entregar ao Estado a parte respetiva.
  4.  # 4

    Colocado por: rgcoutoUma medida TÃO MAS TÃO FÁCIL de implementar e que nunca mais implementam é a de integrar uma tara nas garrafas, mas algo substancial que praticamente obrigue a pessoa a devolver, tipo 25cts e isso aplicava-se a todas as garrafas de bebidas de plástico


    Penso que deverá haver uma questão de logística, leia-se de custos. Antes as garrafas eram todas de vidro.
  5.  # 5

    Vamos é todos levar as coisas no pacote e nem a vaselina oferecem...
  6.  # 6

    – Passa a ser proibida a disponibilização gratuita de sacos de caixa, isto é, sacos com ou sem pega, incluindo bolsas e cartuchos, feitos de qualquer material, em qualquer estabelecimento comercial.

    – Os estabelecimentos que forneçam refeições prontas a consumir em regime de pronto a comer e levar (Take Away) são obrigados a aceitar que os seus clientes utilizem os seus próprios recipientes, devendo comunicar de forma clara essa possibilidade fornecendo a informação necessária.

    A Lei 76 da Assembleia da República, que determina a não utilização e não disponibilização de louça de plástico de utilização única nas atividades do setor de restauração e/ou bebidas e no comércio a retalho.

    – Em todos os estabelecimentos, outros locais e atividades sedentárias do setor da restauração e/ou de bebidas deve ser utilizada louça reutilizável, ou, em alternativa, louça em material biodegradável.

    – Os pratos, talheres, palhas, agitadores de bebidas, recipientes para alimentos e para bebidas e copos feitos de plástico (poliestireno expandido) são proibidos, exceto na restauração não sedentária e nos transportes, onde podem ser usados até setembro de 2021.

    Fonte: https://eco.sapo.pt/2021/07/01/plastico-aqui-nao-entra-saiba-o-que-muda-para-os-consumidores/

    A partir de 1 de janeiro de 2022, o comércio a retalho passa a ter de disponibilizar alternativas reutilizáveis ao embalamento de fruta, produtos hortícolas e de panificação em sacos ou cuvetes de plástico.

    A disponibilização destes produtos passa a ser totalmente proibida a 1 de junho de 2023.

    Recipientes para alimentos e bebidas
    Estabelecimentos que disponibilizem pratos, caixas ou copos feitos de outro material que não os acima mencionados devem, a partir de 1 de janeiro de 2024, oferecer aos clientes opções reutilizáveis sujeitas à cobrança de um depósito.

    Fonte: https://www.dn.pt/edicao-do-dia/30-jun-2021/restaurantes-proibidos-de-usar-pratos-talheres-e-copos-de-plastico--13888083.html

    Mais informação: https://eco.sapo.pt/entrevista/os-plasticos-de-uso-unico-nao-deixam-de-existir-de-hoje-para-amanha/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMVP
  7.  # 7

    Este artigo pareceu-me interessante e demonstrativo

    https://www.nit.pt/fora-de-casa/na-cidade/tentei-viver-sem-plastico-semana
  8.  # 8

    Acabei de vir do Pingo Doce.
    Fui á fruta e legumes como faço sempre e não paguei os saquinhos de plástico... No talho estavam a embalar tudo como sempre vi. Em caixas de plástico ou nos sacos de plástico 🤷🏻‍♀️
    Aliás nem me lembrava desta situação...
  9.  # 9

    Colocado por: AMVP

    Penso que deverá haver uma questão de logística, leia-se de custos. Antes as garrafas eram todas de vidro.


    +/- As grandes superfícies já têm que fazer separação de lixo, apenas vão juntar as garrafas espalmadas dos coletores também. Provavelmente, devem pagar à tonelada de lixo que produzem, mas aí teria que haver algum incentivo do estado para compensar o lixo acumulado em excesso devido aos coletores de garrafas.

    Mas a verdade é que isto acaba por ser bom para o hipermercado, porque a pessoa vai acumular garrafas em casa e acaba por ir ao hiper despejar essas garrafas e certamente vai entrar para fazer alguma compra e descontar o vale. Teoricamente a pessoa paga 25cts/garrafa e depois volta a recebe-los, mas na prática nunca mais os vê (a não ser que deixe de fazer compras).
  10.  # 10

    Colocado por: rgcoutoMas agora também deixo algumas dúvidas:
    - como é na fruta e legumes do supermercado? Temos que levar os sacos reutilizáveis de casa?
    - Se eu for comprar roupa nas lojas e mesmo que gaste nessa loja 500€ a loja não me pode oferecer os sacos? Vou levar a roupa na mão ou tenho que comprar? Ou em último caso tenho que levar um daqueles sacos do continente reutilizáveis :D


    Papel, cartão...
  11.  # 11

    Colocado por: rgcoutoAs grandes superfícies já


    E o pequeno comércio?
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasPapel, cartão...


    E esse não polui, tanto mais qu muito do papel na verdade é papel plastificado?
  13.  # 13

    Existe papel encerado.
    Não precisa de ser plastificado.

    Existe embalagens sem plástico. Aqui a questão está na utilização de plástico.
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasExiste papel encerado.
    Não precisa de ser plastificado.

    Existe embalagens sem plástico. Aqui a questão está na utilização de plástico.


    Eu sei que a questão está no plástico, mas o que mais há é palpel plastificado. Mas deve ser a fase seguinte.
  15.  # 15

    Colocado por: AMVPmas o que mais há é palpel plastificado.

    è verdade. e compostos multimaterial ( sacos do pão do LIDL, por exemplo - Eu separo o plastico do papel, quando meto na reciclagem)
 
0.0172 seg. NEW