Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Ando a muito a tentar descobrir qual é este material e já me disseram várias coisas, alguém me sabem dizer? Parece uma espécie de reboco lavado já com cor, mas tem o que parecem ser juntas de dilatação, daí a minha dúvida...
    Obrigado
  2.  # 2

    Eu diria que é monomassa. Usou-se bastante nos anos 90
  3.  # 3

    Mas seria bom termos mais fotografias, de remates com portas e janelas, esquinas, etc.
  4.  # 4

    Colocado por: nunogouveiaMas seria bom termos mais fotografias, de remates com portas e janelas, esquinas, etc.

    Já não consegui tirar mas reparei que fazem também as ombreiras das portas e as arestas são arredondadas..
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo18072022Chttps://auswahl.pt/revestimentos-mosaico.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diogo10s

    Interessante, mas não me parece isso, parece algo muito mais comum, vê-se em vários prédios nesta zona...
  6.  # 6

    Communities and Collections Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) FCT Departamentos FCT: Departamento de Engenharia Civil FCT: DEC - Dissertações de Mestrado
    Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/30814
    Title: Marmorite: caracterização e contributo para a sua conservação
    Author: Martinho, Cláudia Monteiro
    Advisor: Veiga, Maria do Rosário
    Faria, Paulina
    Keywords: Marmorite
    Revestimento de parede
    Argamassa de imitação de pedra
    Conservação do património construído
    Caracterização
    Defense Date: Dec-2017

    Abstract: Nos últimos anos tem-se assistido a um crescimento da reabilitação do património edificado português e, com isto, tem surgido a necessidade de estudos de caracterização de revestimentos antigos. Alguns desses revestimentos foram caindo em desuso e, portanto, as formulações e técnicas originais deixaram de ser tão conhecidas. As suas características, valor técnico e estético fazem com que seja muito importante o seu estudo, contribuindo para a sua correta conservação. A marmorite surge em Portugal continental na época do “modernismo”, inspirada em revestimentos de argamassa com agregado de pedra à vista que surgem na Europa. Constituindo um revestimento que imita a pedra e mais tarde com fins decorativos, em Portugal foi maioritariamente utilizada do final dos anos 40 aos anos 70. É constituída por diversos materiais entre os quais a cal aérea ou o cimento, pó de pedra, agregados de pedra e/ou vidro de diversas granulometrias e pigmentos. Consiste numa camada de argamassa com agregados escolhidos, que é aplicada sobre reboco de regularização e lavada para exposição desses agregados. Trata-se de um revestimento de paredes bastante durável sem grande necessidade de pintura (geralmente só em juntas) e manutenção (correntemente apenas por lavagem..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo10s
  7.  # 7

    Marmorite acaba por ter um acabamento liso, como que polido. Em paredes, com compo no exemplo, usava-se ou monomassa projetada com aquele acabamento areado grosso, ou em épocas anteriores, materiais como a cavanite.
  8.  # 8

    Eu já vi vários tipos de acabamento a serem chamados de marmorite. Provavelmente não é correcto.

    Agora, alguém me explica o que é tão complexo neste material/acabamento, que pelos vistos já ninguém o sabe ou quer reparar?
  9.  # 9

    deixou de se usar, é só isso.
  10.  # 10

    Colocado por: nunogouveiaEu diria que é monomassa. Usou-se bastante nos anos 90


    Estás errado. Este acabamento aqui ilustrado deixou de ser utilizado em finais de de 70's do sec. XX.
  11.  # 11

    Aqui no Porto usou-se momomassa bem pelos anos 90 adentro, conheço vários edifícios assim. Lembro-me de dois do arquiteto Lopes Rodrigues.
  12.  # 12

    Isso é monomassa, uma argamassa que leva um triturado mineral, por exemplo, MORCEM DUR da Pegacol:

    https://www.grupopuma.com/pt-PT/produtos/familia/monomassas-pt
  13.  # 13

    Este do tópico, não tem resinas!!!
    Tem a caracterização que meti mais acima.( utilizado entre aquelas decadas)
  14.  # 14

    O aspeto é o mesmo que conheço, e qual se chama monomoassa por estes lados. Mais não sei.
  15.  # 15

    Isso é reboco marmorite, que depois de aplicado, era lavado, para ficar com esse aspeto.
    Foi utilizado até aos anos 80, altura em que se começou a usar o "arranhado" e "carapas".
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 16

    Colocado por: nunogouveiadeixou de se usar, é só isso.


    Percebo, mas já morei em prédios com este tipo de material em que houve necessidade de reparação e a resposta foi sempre "já ninguém sabe fazer isso". Imaginei que pela antiguidade (relativa) do material fosse algo feito em obra e não produzido industrialmente, logo, possível de reparar. Talvez não seja assim.
  17.  # 17

    E era acabamento que durava uma vida e lavável. Está na minha memória de infância dos prédios em Odivelas e Pontinha.
    Concordam com este comentário: CM2021, Pedro Barradas
  18.  # 18

    Mas porque entrou em desuso? Parece-me bastante versátil e com uma estética interessante...
    • AXN
    • 6 julho 2021

     # 19

  19.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasCommunities and Collections Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) FCT Departamentos FCT: Departamento de Engenharia Civil FCT: DEC - Dissertações de Mestrado
    Please use this identifier to cite or link to this item:http://hdl.handle.net/10362/30814
    Title: Marmorite: caracterização e contributo para a sua conservação
    Author: Martinho, Cláudia Monteiro
    Advisor: Veiga, Maria do Rosário
    Faria, Paulina
    Keywords: Marmorite
    Revestimento de parede
    Argamassa de imitação de pedra
    Conservação do património construído
    Caracterização
    Defense Date: Dec-2017

    Abstract: Nos últimos anos tem-se assistido a um crescimento da reabilitação do património edificado português e, com isto, tem surgido a necessidade de estudos de caracterização de revestimentos antigos. Alguns desses revestimentos foram caindo em desuso e, portanto, as formulações e técnicas originais deixaram de ser tão conhecidas. As suas características, valor técnico e estético fazem com que seja muito importante o seu estudo, contribuindo para a sua correta conservação. A marmorite surge em Portugal continental na época do “modernismo”, inspirada em revestimentos de argamassa com agregado de pedra à vista que surgem na Europa. Constituindo um revestimento que imita a pedra e mais tarde com fins decorativos, em Portugal foi maioritariamente utilizada do final dos anos 40 aos anos 70. É constituída por diversos materiais entre os quais a cal aérea ou o cimento, pó de pedra, agregados de pedra e/ou vidro de diversas granulometrias e pigmentos. Consiste numa camada de argamassa com agregados escolhidos, que é aplicada sobre reboco de regularização e lavada para exposição desses agregados. Trata-se de um revestimento de paredes bastante durável sem grande necessidade de pintura (geralmente só em juntas) e manutenção (correntemente apenas por lavagem..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diogo10s


    Muito obrigada por esta partilha.
    Gosto bastante do aspecto estetico.
    Espero encontrar alguem na zona de lisboa que possa fazer chao de marmorite
 
0.0214 seg. NEW