Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A propósito de uma tragédia que vitimou uma ciclista de 37 anos grávida.
    Não se conhece os pormenores desta tragédia, pelo que não se pode fazer juízos de valor sobre este caso concreto.
    Posso isso sim falar da minha experiência enquanto condutor e as bicicletas não respeitam nada nem ninguém.
    Passam sinais vermelhos, andam em cima das passadeiras, não têm equipamentos de sinalização nem protecção.
    Na minha opinião, se querem andar nas estradas devem cumprir com o código da estrada e deveriam ter também um seguro.
    É muito aborrecido ir numa estrada e de repente surge sabe-se lá de onde um grupo de crianças que se atravessa de repente a frente do carro a fazer cavalinho, estrada essa onde os carros circulam a alta velocidade.
    Quando apanho uma bicicleta tento manter a maior distância possível entre o meu carro e o velocípede e só ultrapasso em condições de absoluta segurança.
    Penso que os acidentes com as bicicletas se poderiam evitar se as mesmas cumprissem ou fossem obrigadas a cumprir o código da estrada.
    Qual a vossa opinião?
  2.  # 2

    Colocado por: mmarinhoPenso que os acidentes com as bicicletas se poderiam evitar se as mesmas cumprissem ou fossem obrigadas a cumprir o código da estrada.

    Que todos deviam cumprir o código da estrada, principalmente o limite de velocidade.
    Concordam com este comentário: Raquel A, AMVP
  3.  # 3

    Quando os que mandam e deviam dar o exemplo, andam impunemente a 200 á hora em zonas de obras sinalizadas e depois atropelam e matam, sem sofrer consequências por isso, e ainda acusam os indignados que é sobretudo a população em geral, de oportunismo e aproveitamento político...



    Colocado por: NTORION
    Que todos deviam cumprir o código da estrada, principalmente o limite de velocidade.
    Concordam com este comentário: amcaf
  4.  # 4

    Há maus ciclistas como há maus condutores. Sim todos deviam ter seguro. Afinal circulam numa via pública.
    Concordam com este comentário: AMVP, macinblack, rjmpires
  5.  # 5

    A culpa não é das bicicletas, é das pessoas.
    Os condutores dos velocípedes são obrigados pelo código da estrada a cumprir as regras respeitantes. Isto também é válido para os restantes condutores que utilizam as vias.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  6.  # 6

    Ciclistas e condutores são as mesmas pessoas, não são espécies diferentes.
    Concordam com este comentário: zed, Pedro Barradas, rjmpires, hangas
  7.  # 7

    Eu ando de bicicleta, mota e de carro. E encontro anormais a conduzir ambos os veiculos.
    Posso dizer que detesto a regra que permite os ciclistas andarem aos pares nas estradas.
    Mas considero que existe menos tolerancia pelos motociclistas do que pelas bicicletas.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasA culpa não é das bicicletas, é das pessoas.


    É obvio!! Objetos não têm responsabilidades!

    É como aquela de se dizer que a estrada X é "a estrada da morte". As estradas não matam ninguém.
  9.  # 9

    Colocado por: carlosj39Quando os que mandam e deviam dar o exemplo, andam impunemente a 200 á hora em zonas de obras sinalizadas e depois atropelam e matam, sem sofrer consequências por isso, e ainda acusam os indignados que é sobretudo a população em geral, de oportunismo e aproveitamento político...


    O que é que este assunto tem a ver com o do tópico?
  10.  # 10

    Colocado por: sousa tavares

    O que é que este assunto tem a ver com o do tópico?

    O exemplo vem de cima. E quando os politicos nao dão o exemplo e ainda querem sacudir a agua do capote da sua responsabilidade!
    Concordam com este comentário: carlosj39
  11.  # 11

    Acho que a culpa é da falta de respeito pelos outros, e isso refletesse em todo lado.. quer seja na estrada, nos estádios de futebol, na esplanada de um bar, na escola, no trabalho, nas redes sociais... E por aí fora.

    Independentemente de haver regras com as quais não estejamos de acordo, elas são para cumprir..

    Nesta "guerra" automobilistas vs ciclistas vejo mais irregularidades por parte dos automobilistas.. passo bastantes horas de ambos os lados, e faço mais asneiras ao volante do carro que ao volante da bicicleta.
    Concordam com este comentário: lpetinga, falcon16, Pedro Barradas, nortenho66
  12.  # 12

    Eu ando de bike (BTT/enduro) e conduzo uns 40k km ano.

    Não sou exemplo porque de bike subo passeios, atravesso passadeiras (com cuidado após aproval visual do condutor ou percepção própria que consigo sem que o próximo diminua a velocidade) e de carro ando frequentemente a 170km/h de cruise control em AE.

    Acho que o Core do problema é respeitar todos, ter uma atenção brutal enquanto condução e entender-se que um ciclista é um tipo muito fraco, e que o carro o mata com muita facilidade.

    Sendo eu ciclista, não me importo que me passem a menos de 1,50, mas tenham cuidado, certifiquem-se que não me vão perturbar e sejam simpáticos.

    Há automobilístas que tem um ódio brutal aos ciclistas, um pouco como eu tenho aos gajos que usam as faixas do meio na AE e ficam incomodados por eu seguir a minha velocidade na da direita.
  13.  # 13

    Colocado por: rjmpiresNesta "guerra" automobilistas vs ciclistas vejo mais irregularidades por parte dos automobilistas.. passo bastantes horas de ambos os lados, e faço mais asneiras ao volante do carro que ao volante da bicicleta

    Agora trabalha com percentagens, muda logo de opiniao.

    O que mais vejo sao ciclistas, e nao me refiro as criancas, a prevaricar.
  14.  # 14

    Colocado por: nielsky
    Agora trabalha com percentagens, muda logo de opiniao.

    O que mais vejo sao ciclistas, e nao me refiro as criancas, a prevaricar.

    Então meta a mão na consciência e veja quantas vezes por dia ultrapassa limites de velocidade, pisa traços contínuos, não para em stops, não sinaliza manobras com o pisca, não faz devidamente as rotundas.. e por aí fora.
    As diferenças entre automobilistas e ciclistas são o veículo e a velocidade a que circulam.. as "bestas" são as mesmas.
    Concordam com este comentário: hangas
  15.  # 15

    Colocado por: rjmpiresEntão meta a mão na consciência e veja quantas vezes por dia ultrapassa limites de velocidade, pisa traços contínuos, não para em stops, não sinaliza manobras com o pisca, não faz devidamente as rotundas.. e por aí fora.

    Nenhuma.
    Saio de casa sempre com tempo. Sou praticante do lema "chegar a horas eh chegar atrasado".

    Agora que ha muita gente a quem deviam tirar o carro em vez da carta, isso ha.

    Colocado por: rjmpiresAs diferenças entre automobilistas e ciclistas são o veículo e a velocidade a que circulam.. as "bestas" são as mesmas.

    Concordo plenamente.
    Concordam com este comentário: AMVP
  16.  # 16

    Isto é um tema recorrente em fóruns e redes sociais.
    O número de ciclistas cresceu muito nos últimos anos e isso inevitavelmente cria mais confusão na estrada.

    Efectivamente há algumas pessoas que não usam equipamentos de segurança, que fazem asneiras na estrada, etc. Mas além de ser perigoso generalizar, o para choques da bicicleta é muito mais mole que o do carro! Nenhum ciclista quer fazer "face off" com um carro!

    As únicas situações que vejo em que o trânsito efectivamente é prejudicado são os grandes grupos de estrada, 20 ou 30 pessoas que inevitavelmente criam molhos que estorvam.
    De resto? Alguma bicicleta se vai jogar a passar um vermelho sem olhar cuidadosamente se pode passar sem perigo?

    Eu faço btt e muito recentemente estrada (ah, e também conduzo carros lol). Ando sempre com grupos muito pequenos, muitas vezes só eu e outro. Não estorvamos ninguém e não fazemos nada que coloque alguém (especialmente nós) em risco. Na de btt faz-se muita "asneira", passeios, passadeiras e tal, é mato. Mas obviamente sem interferir com ninguém.
    Nas minhas 2 semanas de estrada já perdi a conta às razias que levei, completamente injustificadas. É sem nexo. Ultrapassagens em curva, com zero visibilidade e estradas estreitas, em que seguramente não cabe ninguém que apareça de frente.

    A minha sensação é que há muito mais desdém pelas bicicletas. Podem ter apanhado um ou outro "cromo" e transpor isso para toda a gente? Talvez.
    E não esquecer: o para choques da bicicleta é muito mais mole ;-)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 17

    Colocado por: Bruno.AlvesE não esquecer: o para choques da bicicleta é muito mais mole ;-)


    Tendo em conta a irresponsabilidade de muitos ciclistas, pelo comportamento que apresentam nas vias públicas, esse facto não é do conhecimento de muitos.
  18.  # 18

    Colocado por: rjmsilva

    Tendo em conta a irresponsabilidade de muitos ciclistas, pelo comportamento que apresentam nas vias públicas, esse facto não é do conhecimento de muitos.

    Infelizmente por vezes o método mais óbvio para um ciclista salvaguardar que não leva razias é ir no meio da faixa, o que está mal do ponto de vista do código, mas se o ciclista cumprir o código é muito provável que o automobilista que o vai ultrapassar não respeite o 1.5m e até passa pelo ciclista mesmo vindo um carro na faixa contrária.
    Felizmente que vivo numa zona onde consigo evitar estradas com muito tráfego, em zonas mais povoadas ser ciclista é uma aventura diária.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  19.  # 19

    Adoro como topico foi criado pega numa notícia da lhe a cambalhota para poder se queixar dos ciclistas , tudo bem não gosta dos ciclistas está no seu direito não precisa e de pegar em notícias que em nada sustentam a sua opinião pessoal só para ter uma espécie de motor de empurrão ao seu descontentamento
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  20.  # 20

    Colocado por: Reduto25Adoro como topico foi criado pega numa notícia da lhe a cambalhota para poder se queixar dos ciclistas , tudo bem não gosta dos ciclistas está no seu direito não precisa e de pegar em notícias que em nada sustentam a sua opinião pessoal só para ter uma espécie de motor de empurrão ao seu descontentamento

    Estava a ver a TVI e vi esta noticia o que me levou á reflexão que apresentei. Não faço juízos de valor sobre o caso concreto e trágico.
    É evidente que na estrada já encontrei ciclistas cumpridores e a esses nada tenho a apontar. Mas a maior das pessoas que andam de bicicleta podem ser considerados ciclistas?
    De uma coisa tenho a certeza, um ciclista é um elemento muito frágil na estrada e sendo abalroado por um carro pode sofrer danos corporais muito graves, pois nada tem para o proteger.
    Incomoda-me sim ver uma pessoa qualquer montada numa bicicleta, sem ter cuidado nenhum na estrada sujeita a ser atropelada com a convicção que o código da estrada a elas não se aplica.
    Eu se passo um sinal vermelho posso ter uma multa e um ciclista é multado?
    Pessoas iguais, direitos e obrigações diferentes?
    As pessoas que querem andar de bicicleta sem cuidado, deviam andar nos parques, como as crianças, por exemplo.
    As outras que partilham a estrada com outros veículos, devem cumprir o código da estrada, ter protecção e sinalização e deveria haver um seguro obrigatório assim como um registo da viatura.
    A ideia não é nova, mas mereceu da parte dos ciclistas protestos.
    Porquê?
 
0.0211 seg. NEW