Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos!
    Muito temos aprendido com este Fórum!
    Eu e o meu marido gostamos de ir resolvendo as situações do dia a dia com a casa e os vossos conselhos já nos ajudaram muito.

    Agora temos um desfio grande....

    Casa nova, retiramos os radiadores para limpeza e para a pintura. Reinstalámos, enchemos o circuito e purgámos todos os radiadores. Problema: não aquecem.

    A caldeira dispara e desliga (+/- 20seg). Temos água quente nas torneiras todas.
    Temos mantido a pressão entre 1,5 e 2bar.

    Alguém nos consegue dizer o que nos falta fazer? I inverno ainda vem longe mas...

    Obrigada!
  2.  # 2

    Será alguma sonda avariada?

    Já agora que caldeira é?
  3.  # 3

    ar no circuito, bomba bloqueada, etc
    Concordam com este comentário: SrR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCoelho
  4.  # 4

    Bom dia!

    Já purgámos todos os radiadores mais do que uma vez. Todos deitam apenas água (fio contínuo, sem bolhas). Para sabermos se ainda existe ar no circuito o que devemos fazer?

    Tentámos ligar o aquecimento com todos os radiadores ligados (posição 5) e também com todos desligados excepto o mais próximo da caldeira que deveria ser o mais fácil de aquecer, certo? De ambas as formas a caldeira dispara e desliga após +/-20seg. Deixámos estar umas horas o aquecimento ativado mas nenhum radiador aqueceu.

    A caldeira é uma Vaillant VMW 240... tenho que passar pela casa para confirmar.
  5.  # 5

    Abriram os retornos dos radiadores?
    Também pode haver ar na própria caldeira, se ela estiver num ponto mais alto que os radiadores (normalmente está)
  6.  # 6

    Bruno... se o retorno do radiador for em baixo, abrimos no modo "teste do radiador +próximo ligaso". Não ouvimos água a circular.

    Ar na caldeira... como vemos isso? A caldeira está na parede da cozinha, mais alta que todos os radiadores e à mesma altura que os toalheiros de wc que também não aquecem.
  7.  # 7

    Colocado por: CCoelhose o retorno do radiador for em baixo, abrimos no modo "teste do radiador +próximo ligaso". Não ouvimos água a circular.

    Sim, é em baixo. Não conheço esse modo, mas passei exactamente pela vossa situação quando comprei o apartamento (tirar tudo para pintar) e nunca tive esses problemas. Abri todas as torneiras para a posição máxima, 1 volta e meia no retorno e meti água. Purguei os radiadores e os toalheiros (estes por ultimo porque estão mais altos), ficou tudo a funcionar. Depois regulei os retornos com o aquecimento a trabalhar normalmente.

    A caldeira normalmente deve fazer ela própria a purga do ar. Pode ser por aí, é uma questão de espreitar o manual ;-) Se não o fizer automaticamente tem de se fazer à mão.

    Edit: nos leds da caldeira não há nenhuma informação adicional?
  8.  # 8

    Não tenho a certeza de ter deixado os toalheiro para último, mas faz todo o sentido. Vou repetir.

    Os leds da caldeira estão normais - acendem quando abro a água quente (funciona em todo o lado) e quando ligamos o aquecimento e a caldeira dispara. Apagam-se logo de seguida quando a caldeira se desliga (deixa de tentar colocar o aquecimento a funcionar). Tenho ideia de que a minha caldeira anterior trabalhava mais do que 20seg quando ligávamos o aquecimento...acho estranho, parece que não se aguenta ligada.
  9.  # 9

    Provavelmente a bomba circuladora está presa e a água não circula. A caldeira sobreaquece e desliga ao fim de uns segundos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCoelho
    • SrR
    • 5 julho 2021

     # 10

    Pode tambem ser a valvula de 3 vias, se tem aqs provavelmente a bomba circuladora esta a funcionar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCoelho
  10.  # 11

    Na caixa da bomba tem lá um purgador automático, veja foto:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCoelho
      Screenshot_1.png
  11.  # 12

    Obrigada por todas as respostas!

    A questão do purgador automático... se é automático... tenho de fazer alguma coisa?

    A válvula de 3 vias já me parece fora do meu alcance... 😀 mas nada como aprender mais um pouco.

    Darei notícias! Como não estamos lá os testes demoram mais a ser feitos.
  12.  # 13

    Colocado por: CCoelhoObrigada por todas as respostas!

    A questão do purgador automático... se é automático... tenho de fazer alguma coisa?

    A válvula de 3 vias já me parece fora do meu alcance... 😀 mas nada como aprender mais um pouco.

    Darei notícias! Como não estamos lá os testes demoram mais a ser feitos.


    Abrir o purgador, ligar a caldeira para aquecimento e deixar trabalhar.
    Para verificar se tem algum problema na válvula de 3 vias, verifique se o tubo de saída de água para o aquecimento aquece, pode ser a sonda NTC avariada.

    A pressão como está e como fica depois de colocar a trabalhar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCoelho
  13.  # 14



    A pressão fica pelos 1,5bar. Quando ligamos não altera.
  14.  # 15

    Colocado por: CCoelho

    A pressão fica pelos 1,5bar. Quando ligamos não altera.


    E o tubo que sai da caldeira para o aquecimento? Aquece?
    • SrR
    • 7 julho 2021

     # 16

    Veja se nao tem nenhum passador à saida da caldeira fechado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCoelho
  15.  # 17

    SrR há 22 horas
    concordarremover agradecimento# 16citar

    Veja se nao tem nenhum passador à saida da caldeira fechado


    Hehe! Essa já vimos! Aquele exercício de voltar ao básico é ver se está tudo ligado à corrente... girar torneiras só para ter a certeza de que estão abertas... já dei boas gargalhadas a descobrir que "a coisa" não funciona pela razão mais óbvia...

    Em princípio logo vou lá. A ver se testo as sugestões que deram por aqui.
    Obrigada!
  16.  # 18

    Bom... estivemos a ter uma conversa com a caldeira...

    Da tomada para a direita, aquece o 2° e o 5° está morno. O último que é a saída de água para nivelar a pressão está quente também.

    Abri os retornos todos dos radiadores e purguei todos novamente. Todos deitaram somente água, sem ar.

    A caldeira está a trabalhar. Temos água quente em todo o lado. Quando ligamos o aquecimento ela dispara, trabalha uns 15seg e pára. Dispara outra vez passado algum tempo. Está ligada há meia-hora e os radiadores nada...

    A pressão ficou igual mesmo depois de purgar- 1,5bar.

    O modelo é Vaillant Atmoblock Pro VWM PT 240/2-3.
      16257695783783304097516328804784.jpg
  17.  # 19

    Pode dar-se o caso de haver mesmo um problema com a caldeira, especialmente a bomba como já sugeriram.
    Se bem percebo a caldeira nunca trabalhou antes convosco aí, certo? Se for este o caso, é provável que seja por aí
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCoelho
  18.  # 20

    Bruno.Alves O anterior dono viveu cá até ao dia de mudança. Garantiu água quente (que temos) e disse que o aquecimento trabalhava mas que no ano passado nem tinha ligado.

    E não, não testámos antes de desmontar os radiadores...
 
0.0232 seg. NEW