Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estive a pesquisar no forum sobre um tema semelhante mas não consegui ter respostas para a minha situação.
    Estou a construir uma moradia que já deveria estar concluida há mais de 1 ano. Foi avançando a conta gotas e nos 2 últimos meses esteve totalmente parada.
    Já enviei uma carta registada com aviso de receção ao empreiteiro a dar-lhe mais 2 meses para concluir a obra (prazo que os fiscais de obra consideraram razoável), e caso este novo prazo não seja cumprido cessarei o contrato por justa causa.
    O grave da questão é que o saldo é negativo para o meu lado. Ou seja adiantei mais dinheiro do que está executado, a pedido do empreiteiro com o pretexto de não parar a obra... Tenho contrato, faturas e recibos de todo o valor pago.
    Cheguei a um ponto em só quero acabar a casa e a relação com o empreiteiro está cada vez mais insustentável. Não me atende o telefone, tenho de lhe fazer esperas numa outra obra que iniciou há pouco tempo, etc...

    Posto isto, e segundo as vossas experiências, muito agradeço as vossas opiniões quanto ao seguinte:

    1. Devo avançar para a justiça para tentar recuperar o valor pago? A empresa tem vários processos litigiosos a decorrer, duvido que ainda haja bens a penhorar e provavelmente já deve estar a tratar da insolvencia. Tenho receio que só irei perder tempo e mais dinheiro do que já perdi;

    2. O que falta fazer na obra é principalmente subcontratos: aluminios, carpintaria, estucador (só tetos) e pintura. Estes serviços pretendo ser eu a assumir a contratação e acompanhamento dos mesmos (com os fiscais).

    3. Mas também ainda falta algum trabalho de contrução civil (todo o piso do logradouro, assentamento de pavimento cerâmico) e neste caso acho que vou ter mais dificuldade em arranjar alguém para concluir os trabalhos.

    4. O que fariam se tivessem a passar pela mesma situação que eu?

    Muito obrigado pela atenção.
  2.  # 2

    Colocado por: aTravessadoDevo avançar para a justiça para tentar recuperar o valor pago? A empresa tem vários processos litigiosos a decorrer, duvido que ainda haja bens a penhorar e provavelmente já deve estar a tratar da insolvencia. Tenho receio que só irei perder tempo e mais dinheiro do que já perdi;


    Não.


    Colocado por: aTravessadoEstes serviços pretendo ser eu a assumir a contratação e acompanhamento dos mesmos (com os fiscais).


    Não está cansado de aventuras?



    Colocado por: aTravessado. Mas também ainda falta algum trabalho de contrução civil (todo o piso do logradouro, assentamento de pavimento cerâmico) e neste caso acho que vou ter mais dificuldade em arranjar alguém para concluir os trabalhos.


    Têm de arranjar alguem que lhe acabe a casa. TODA.
    Ou então ninguem pega nisso.



    Colocado por: aTravessado4. O que fariam se tivessem a passar pela mesma situação que eu?


    Não sei.

    Colocado por: aTravessadoOu seja adiantei mais dinheiro do que está executado,


    Porque?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aTravessado
  3.  # 3

    Colocado por: aTravessado2. O que falta fazer na obra é principalmente subcontratos: aluminios, carpintaria, estucador (só tetos) e pintura. Estes serviços pretendo ser eu a assumir a contratação e acompanhamento dos mesmos (com os fiscais).


    basicamente falta o mais caro e demorado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aTravessado
  4.  # 4

    Colocado por: sergyiobasicamente falta o mais caro e demorado...


    eu diria que a casa está a meio e ainda falta todo o exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aTravessado
  5.  # 5

    Colocado por: aTravessado1. Devo avançar para a justiça para tentar recuperar o valor pago?

    Pode tentar mas não tenha muita fé. Eu diria que apenas vai gastar mais dinheiro.


    Colocado por: aTravessadoEstes serviços pretendo ser eu a assumir a contratação e acompanhamento dos mesmos (com os fiscais).

    Pode fazê-lo mas necessita sempre de ter um empreiteiro geral e um DT que assuma a obra perante a câmara.


    Colocado por: aTravessado3. Mas também ainda falta algum trabalho de contrução civil

    E o apoio às especialidades. Pelo que conta ainda falta muito.


    Colocado por: aTravessado4. O que fariam se tivessem a passar pela mesma situação que eu?

    Começar por demitir os ficais que o deixaram adiantar dinheiro ao empreiteiro sem ter obra executada.
    Agora a sério, esqueça esse empreiteiro e parta para outra. Prejuízo já vai ter, tente que seja o mínimo possível
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aTravessado
  6.  # 6

    Colocado por: NelhasPorque?

    Fui ingénuo! Confiei...
    Costuma-se dizer a 1ª obra é para o inimigo, a 2º para o amigo e só a 3º é que é para nós...
    Eu cá é que não me meto em mais nenhuma!
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilvaPode fazê-lo mas necessita sempre de ter um empreiteiro geral e um DT que assuma a obra perante a câmara.


    Se são subcontratos, não posso ser eu a contratar? O DT não é que fez o projeto e as especialidades?
  8.  # 8

    Lamento a sua situação, mas a análise do relatório contabilístico da empresa a quem se vai confiar centenas de milhares de euros, é inestimável. Devia ser obrigatório.
    Não é um "seguro de vida", mas já elimina uns quantos patos bravos.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aTravessado
  9.  # 9

    Colocado por: aTravessadoSe são subcontratos, não posso ser eu a contratar?

    Pode mas na câmara tem que ter o alvará de algum deles e a grande maioria não tem alvará, tem apenas certificado.

    Colocado por: aTravessadoO DT não é que fez o projeto e as especialidades?

    Não!
    O DT é um técnico contratado pelo empreiteiro geral
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aTravessado
  10.  # 10

    Vai necessitar de um empreiteiro para os trabalhos de construção civil, acorda com ele que assume a obra e a Direção técnica sendo o aTravessado responsável pelas especialidades.
    Não esqueça que o seu coordenador de segurança deve fazer a atualização da comunicação prévia e garantir que todos os subempreiteiros cumpre as precisões mínimas para que não tenha problemas
  11.  # 11

    Colocado por: aTravessadoDevo avançar para a justiça para tentar recuperar o valor pago? A empresa tem vários processos litigiosos a decorrer, duvido que ainda haja bens a penhorar e provavelmente já deve estar a tratar da insolvencia. Tenho receio que só irei perder tempo e mais dinheiro do que já perdi;

    Não me parece vai perder mais tempo e dinheiro!

    2. O que falta fazer na obra é principalmente subcontratos: aluminios, carpintaria, estucador (só tetos) e pintura. Estes serviços pretendo ser eu a assumir a contratação e acompanhamento dos mesmos (com os fiscais).

    Falta fazer ainda muita coisa. Desculpe que lhe diga mas faltou gestão da sua parte (o Dono de Obra se não tem as competências necessárias deve contratar quem tenha, tinha-he saído certamente mais em conta) a regra de ouro é nunca passar dinheiro para o construtor superior ao que está já construído.

    3. Mas também ainda falta algum trabalho de contrução civil (todo o piso do logradouro, assentamento de pavimento cerâmico) e neste caso acho que vou ter mais dificuldade em arranjar alguém para concluir os trabalhos.

    O controle dos trabalhos executados e sua valorização é absolutamente determinante para que a situação em que está não acontece ou tenha menos probabilidade de acontecer. Se o construtor não tivesse dinheiro a mais era como bem compreende muito mais fácil.

    4. O que fariam se tivessem a passar pela mesma situação que eu?


    A contratação de fiscalização capaz ajuda, se a mesma puder fazer a gestão do projeto desde o inicio ainda melhor.
  12.  # 12

    Colocado por: jamaral.57se a mesma puder fazer a gestão do projeto desde o inicio ainda melhor.

    É para isso que serve a fiscalização, garantir que o DO não é "enrolado"
    Se no meio ainda conseguir melhorar a qualidade construtiva ótimo.
    Por vezes os DO acham que 3.000 ou 4.000 € para uma fiscalização é um roubo. Quanto será que o aTravessado vai perder com esta obra ...?
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilvaPor vezes os DO acham que 3.000 ou 4.000 € para uma fiscalização é um roubo. Quanto será que o aTravessado vai perder com esta obra ...?


    Não sei ao certo mas como ele disse no inicio do post a obra já deveria ter sido concluída hà um ano parece-me que a perda de valor pode muito bem ser superior a 3000 ou 4000 €
  14.  # 14

    Colocado por: aTravessadoO que falta fazer na obra é principalmente subcontratos: aluminios, carpintaria, estucador (só tetos) e pintura. Estes serviços pretendo ser eu a assumir a contratação e acompanhamento dos mesmos (com os fiscais).


    Falta fazer ainda muita coisa. Desculpe que lhe diga mas faltou gestão da sua parte (o Dono de Obra se não tem as competências necessárias deve contratar quem tenha, tinha-he saído certamente mais em conta) a regra de ouro é nunca passar dinheiro para o construtor superior ao que está já construído.
  15.  # 15

    Colocado por: jamaral.57Desculpe que lhe diga mas faltou gestão da sua parte

    Neste caso não diria gestão mas fiscalização.
    Nenhuma obra deve ser iniciada sem que o empreiteiro apresente um cronograma de trabalhos. Este cronograma é fundamental para que a fiscalização possa acautelar eventuais atrasos e exigir que sejam tomadas medidas.
    Entendam de uma vez por todas.
    Fiscalização não é ir à obras ver o ferro. Isso até vocês Donos de obra sabem verificar.
    Fiscalização é atender-vos o telefone às 10 da noite para vos garantir que aquilo está realmente uma bosta mas que não cai.
    Fiscalização é alertar vos que aquele contrato todo pipi na realidade não vale nada e explicar-vos onde vão ser enganados.
    Fiscalização é explicar-vos o porquê daquele serviço ser feito assim ou assado e as consequências disso
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aTravessado
  16.  # 16

    Colocado por: aTravessado4. O que fariam se tivessem a passar pela mesma situação que eu?

    Mudar de empreiteiro parece o mais acertado
    organize um mapa de medições o mais completo possível
    defina bem os materiais
    Um caderno de encargos, um planeamento e um contrato
    Procure alguém que se ocupe de fazer cumprir o que definiu (olhe que existem alguns aqui no forum)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aTravessado
  17.  # 17

    Mudar de empreiteiro é já um dada certo.
    E recuperar deste **** o dinheiro que lhe adiantei? Ir para tribunal é mesmo para esquecer. Só vou perder tempo e dinheiro. Não acredito na justiça portuguesa. Mas estou a pensar apresentar queixa ao IMPIC, à Deco, à Direção Geral do Consumidor... Não me vai devolver o dinheiro mas pelo menos o **** não se fica a rir!
  18.  # 18

    Colocado por: aTravessadoMas estou a pensar apresentar queixa ao IMPIC, à Deco, à Direção Geral do Consumidor.

    Esqueça!
    Se quer mesmo fazer-lhe a folha, o melhor sitio é as finanças e a ACT
  19.  # 19

    Colocado por: zedasilvaEsqueça!
    Se quer mesmo fazer-lhe a folha, o melhor sitio é as finanças e a ACT


    Como assim? Não sei que ele está em incumprimento com a AT e com a ACT... E como é que apresento queixa a estas entidades?
  20.  # 20

    Colocado por: aTravessadoNão sei que ele está em incumprimento com a AT e com a ACT...

    Nenhum empreiteiro declara à AT todas as transações e/ou serviços.
    Nenhum empreiteiro tem todos os procedimentos garantidos perante a ACT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aTravessado
 
0.0207 seg. NEW