Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde fórum!

    Será que alguém me consegue tirar uma duvida sobre o mapa de responsabilidades?

    Gostava de saber se os bancos, quando avaliam um cliente para celebração de um crédito à habitação, olham apenas para o mapa de responsabilidades mais recente ou se vão ver o histórico todo que está no site do banco de Portugal?


    Muito obrigado pelo apoio!
  2.  # 2

    Mesmo todo o histórico tem um limite de 5 anos.
    Vão ver o mais recente, mas provavelmente podem ver o histórico até 5 anos.

    "A CRC do Banco de Portugal permite a consulta de informação até um período máximo de 5 anos".
  3.  # 3

    Olá Varejote,

    muito obrigado pela resposta!

    De facto, quando referiu agora os 5 anos máximos, acabei por usar essa informação para procurar melhor.

    De facto é isso mesmo e ainda encontrei mais: https://www.comparaja.pt/blog/lista-negra-do-banco-de-portugal

    Aqui de facto fala-se nisso e diz o seguinte:

    Embora as situações de incumprimento ocorridas no passado continuem registadas, serão apenas divulgadas às entidades participantes na CRC as informações relativas ao último mês.


    Entretanto fui pesquisar e estas entidades participantes parecem ser as entidades que têm acesso ou contribuem com informação de responsabilidades dos clientes. Ou seja, parece indicar que de facto se um banco quiser ver o mapa de responsabilidades de um cliente só tem acesso ao ultimo mês através do CRC.

    Provavelmente o cliente sim tem acesso ao seu próprio histórico de 5 anos.
    Concordam com este comentário: MarcoAlexandrw
  4.  # 4

    O melhor mesmo é colocar o crédito a aprovação, depois logo vê a resposta oficial.
  5.  # 5

    Colocado por: boardbaronBoa tarde fórum!

    Será que alguém me consegue tirar uma duvida sobre o mapa de responsabilidades?

    Gostava de saber se os bancos, quando avaliam um cliente para celebração de um crédito à habitação, olham apenas para o mapa de responsabilidades mais recente ou se vão ver o histórico todo que está no site do banco de Portugal?


    Muito obrigado pelo apoio!


    As entidades bancária/financeiras e afins têm acesso ao último mês disponível, para consultar o histórico anterior, no período disponível(5anos) só terá acesso com autorização jurídica resumindo através do tribunal fora isso não conseguem aceder a outras informações...
  6.  # 6

    Quando se pede financiamento, tem lá uma autorização para o banco consultar o histórico no banco de Portugal, não tenho a certeza é se serve só para o último mês, ou mais antigo também.
  7.  # 7

    Artigo 6.º
    Comunicação de dados

    1 - As entidades participantes podem requerer ao Banco de Portugal que lhes seja dado conhecimento da informação registada na Central de Responsabilidades de Crédito relativa às pessoas singulares ou colectivas que lhes hajam solicitado crédito.
    2 - O resultado da consulta efectuada nos termos do número anterior deve ser comunicado ao consumidor, de forma clara e perceptível, designadamente quando dê origem à recusa na concessão do crédito.
    3 - São condições de legitimidade do pedido de informação ser a entidade requerente credora actual da pessoa singular ou colectiva em causa, ou, não sendo credora, ter desta recebido pedido de concessão de crédito.
    4 - O Banco de Portugal regulamenta as condições de legitimidade e fixa condições complementares, garantindo nomeadamente o acesso à informação registada na Central de Responsabilidades de Crédito em termos compatíveis com o horário de funcionamento das entidades participantes.
    5 - O Banco de Portugal pode fixar e cobrar uma importância de contrapartida pelas informações que prestar.
    6 - Os eventuais custos decorrentes dos serviços prestados pelas entidades participantes ao abrigo do disposto nos n.os 1 e 2 não podem ser cobrados ou repercutidos no consumidor.
  8.  # 8

    Nas propostas de financiamento bancário, costuma lá estar isto...

    "Consulta a Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal e Outras Entidades

    Para efeitos de abertura de conta, análise de proposta de Crédito Habitação / Hipotecário e estabelecimento de relação bancária, autorizo o Banco, de forma expressa, a consultar a Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal sobre informações que me digam respeito e que estejam registadas na mesma, bem como junto de quaisquer outras Entidades que atuem como centrais de informação comercial ou de crédito."

    Portanto podem esquecer que é só o último mês e só no Banco de Portugal.
 
0.0121 seg. NEW