Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Foi vitima de uma burla mbway mas sei perfeitamente quem e o responsável.

    Queria saber como agir para pedir o dinheiro de volta e uma indmenizacao

    Pelo numero de telemóvel as autoridades confirmam quem e o suspeito?

    O suspeito e preso apos a denúncia?

    E preciso advogado?

    Como devo agir nesta situação?
  2.  # 2

    Colocado por: t5555Foi vitima de uma burla mbway mas sei perfeitamente quem e o responsável.

    Queria saber como agir para pedir o dinheiro de volta e uma indmenizacao
    Queixa nas autoridades e ação em tribunal. Contudo ou faz uma queixa contra desconhecidos, ou acusando diretamente alguém, muna-se antecipadamente de provas, não vá o feitiço virar-se contra o feiticeiro.
  3.  # 3

    Ultimamente tem sido moda para o meu TM, tenho um anúncio para venda e não falta números para burlar ... A PJ já identificou 6 números só entregues por mim , não dá em nada porque não fui burlado e eles conseguem dizer na hora de quem é o número ou se é sequer de alguém , porque alguns dos números não têm rigorosamente rastreio de tipo algum ...
  4.  # 4

    Eu nunca meto numero nos anúncios e vendas só em mãos e lugares bem centrais , perde se muitos potenciais compradores mas evita se outro tipo de constrangimentos
  5.  # 5

    Numa altura que tinha um anuncio de um imóvel à venda, recebi um telefonema de um espanhol que tinha um cliente frances que queria comprar o imovel. Mas nao tinha disponibilidade para vir a Portugal. E queria fazer o negocio em notas. Mas eu tinha de me deslocar a França.
    Será que alguém cai nestes esquemas? Isto cheirou-me a mafias para apanharem pessoas e pedir resgates ou sacar massas.
    A net é cada vez mais perigosa.
  6.  # 6

    Pelo historial de posts do t5555 e conteúdo da mensagem em diria que é ele o provável burlão, a informar-se aqui com o pessoal. Não estou a acusar, apenas a inferir.

    Sabe perfeitamente quem é o responsável? 🤣🤣🤣
  7.  # 7

    Eu até me ri com uma , ligou-me um gago para me entalar , estava eu com a minha cara metade a provar um bife á sal grosso açoriano e atendi o telemóvel , dizia ele ser um revendedor da pilha da terceira a querer comprar um motocultivador lá com muito custo disse a ele que lhe ligava de volta após o almoço , 10 minutos ligou-me outro gajo a dizer que queria a máquina a qual respondi que estava em negócio coisa e tal com o gago ,e o gajo disse que pagava mais ainda pela máquina mas tinha que ser naquele momento coisa e tal e que tinha um amigo cá na ilha que ia buscara máquina no dia seguinte para a levar ... Pagar mais !?!?!? Olha aí, disse que não , á noite ligou outra vez o gago de outro telemóvel e disse que era da madeira 🤣🤣🤣 ...e eu a pensar , não é fácil 3 gajos. Alugar devido a máquina e logo dois gagos 😂😂😂 , amigo de manhã me ligaste e disseste que eras da terceira e ele a dizer não fui eu e eu a dizer na mentira o número era o mesmo , gaguejava como tu e a vós era igual , e o gajo a dizer que era outro gago , no fim era o mesmo a PJ identificou o Franscisco ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pascendi
  8.  # 8

    Mensagens de whatsapp servem de prova?

    Sei perfeitamente quem e o responsavel e nao sou burlao...tenha cuidado com o que diz...

    So estou a tentar saber como agir

    Esta acusação e das tais que pode ser retirada caso haja acordo e entre as duas partes?

    No MP da para fazer a queixa?
  9.  # 9

    Se eu tivesse 1€ por cada vez que me tentam entalar no WhatsApp... Acham que alguma identidade usada nesses esquemas é verdadeira? Assim que eu digo " obrigado pelo interesse mas entretanto vou enviar o número á PJ" (que já fiz por diversas vezes), o número desaparece. Ter o número WhatsApp e não ter nada é igual...

    Pedir o dinheiro de volta E uma indemnização? Ou é inocência ou parece a história dos ciganos que compram carros, no dia seguinte depois de os terem "limpo" alegam que não funcionam, que querem devolve-los e o dinheiro (e mais algum) de volta por terem sido enganados.

    Oh homem, faça queixa na PJ e pronto. Eles, que sabem, logo lhe dirão o que quer saber. De seguida sente-se bem confortável até acontecer alguma coisa...
  10.  # 10

    E meter os nrs deles em classificados ou anúncios OLX
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  11.  # 11

    Uma vez atendi o telefone a um desses senhores e pelo barulho de fundo aquilo quase parecia um call center! Parece-me que isto estar a virar actividade organizada mas as autoridades pouco fazem.
  12.  # 12

    Ha uns tempos tinha uma cadeira auto à venda. E uma menina mandou-me uma msg watsapp. E fez-me perguntas sobre a cadeira e mostrou interesse. E perguntei-lhe de onde era. E era de uma zona a 20 minutos da minha casa. E disse-lhe que levava a cadeira a casa dela. Ela disse que estava de quarentena e q nao dava. Em alternativa mandava transportadora levantar na minha casa.
    Eu perguntei-lhe como comprava uma coisa usada sem ver? Ela respondeu que as fotos e a minha informacao eram suficientes.
    Eu disse-lhe que morava muito perto dela e q entregava em maos mesmo em quarentena. Nu ca mais deu resposta.
    Qd falou em levantar pela transportadora, vi logo que era esquema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosesf
  13.  # 13

    O estarem muito dispostos a pagar adiantado sem discutir o valor e enviarem transportadora para recolher é geralmente o sinal de alarme
  14.  # 14

    Colocado por: Reduto25E meter os nrs deles em classificados ou anúncios OLX
    Concordam com este comentário:RUIOLI
    não faz sentido pela questão de que ninguém vai procurar número a número a ver serem lá o dito que nos ligou , nem para publicar serve porque poderíamos estar a meter várias vezes o mesmo número ...acho eu .
  15.  # 15

    Colocado por: rafaelisidoronão faz sentido pela questão de que ninguém vai procurar número a número a ver serem lá o dito que nos ligou , nem para publicar serve porque poderíamos estar a meter várias vezes o mesmo número ...acho eu .


    mas pode publicitar um anuncio de uma torradeira e depois mete la o nr dele ( fazendo parecer que ele esta a vender algo ) possa ser que o primo lhe ligue , ele considere incomodativo .

    Quanto mais trabalho der a esses bandidos melhor possa ser que se resignem
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  16.  # 16

    Colocado por: Reduto25

    mas pode publicitar um anuncio de uma torradeira e depois mete la o nr dele ( fazendo parecer que ele esta a vender algo ) possa ser que o primo lhe ligue , ele considere incomodativo .

    Quanto mais trabalho der a esses bandidos melhor possa ser que se resignem
    Concordam com este comentário:rafaelisidoro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rafaelisidoro
    bela ideia ...
  17.  # 17

    Atenção que os burlões não estão apenas do lado de quem afirma querer comprar. Existem "redes" montadas no OLX, especialmente em áreas de peças (peças portáteis por exemplo).
    O meu pai passou por isso, mas após muito custo conseguiu reaver parte do dinheiro. No final veio a descobrir no OLX múltiplas contas do mesmo gajo, com 3 números de telefone partilhados entre eles. Expos isto tudo ao OLX e manteve o OLX envolvido no processo de disputa.. o OLX colocou-se sempre ao lado do burlão.

    No final, expos o caso na mesma à PJ, que o atendeu perfeitamente e compreendeu tudo o que se passava. Mas que o burlão ao devolver parte do dinheiro esquivou-se à queixa crime.

    O OLX não tem qualquer interesse em tornar a plataforma segura. Acreditem. Porque é relativamente fácil introduzir algumas salvaguardas para evitar este charco de ilegalidade que se passa ali.

    Da minha parte, já fiz algumas vendas - Sempre entrega em mãos em locais escolhidos a dedo. Fiz uma recentemente por CTT (que por norma nunca faço) mas porque o comprador não se ralou e confiou em pagar antes de enviar (valor ~50€..). Também fiz uma ou outro compra mas em mãos também.
  18.  # 18

    Como faco queixa na pj? Nunca fiz.
  19.  # 19

    Colocado por: t5555Como faco queixa na pj? Nunca fiz.


    Peço desculpa, induzi em erro. O meu pai telefonou à PJ a expor o caso, mas para avançar com a queixa é deslocar-se a uma esquadra.
  20.  # 20

    Colocado por: slicer

    Peço desculpa, induzi em erro. O meu pai telefonou à PJ a expor o caso, mas para avançar com a queixa é deslocar-se a uma esquadra.


    A queixa pode e deve ser recebida nas instalações da PJ, embora eles gostem pouco de ter que ficar com o trabalho menor. De qualquer forma isso é competência deles. Se preferir vai ao Ministério Público, na sua comarca e também lá pode apresentar queixa.

    Obviamente não está errado ir a uma esquadra, mas na PJ, saberão logo os dados exactos e a preservação de provas que possam entender como essencial, para este caso.
 
0.0225 seg. NEW