Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Bom dia!
    Coloquri-me no lugar de compradora...
    Entramos na casa para o Hall que tem um quarto em frente. Fazemos um corredor enorme para chegar à cozinha. Se receber alguém e cozinhar farei km. Acho que da sala deveríamos sair para o maior terreno, ter um espaço de decoração, por exemplo. A lareira ou salamandra aquecem um espaço também pelo aspecto visual (se gostar) pelo que seria de pensar noutra parede. A casa das máquinas tem de estar aí? Com essa disposição acaba por ser um obstáculo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffp123
  2.  # 42

    Colocado por: nortenho66A zona da sala precisa de ser reorganizada, e os wcs a mesma coisa.
    De resto até não me parece assim tão mal quanto pintam para um estudo com 3 semanas.
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    Eu tbm não achei assim tão péssimo. É um facto que a arrumação da zona social e das wcs deve ser revista, mas a casa até me parece arrumada e simples.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffp123
  3.  # 43

    Que raio de local para meter a lareira... Mamarracho...

    Não gosto do projecto, na sua globalidade.
    Alguns tiques que não precisam existir. Na volumetria do edifício, sem mais valia, antes pelo contrário.
    Muitos detalhes no layout para optimizar.
  4.  # 44

    Colocado por: gil.alvesMais uma coisa, quer acordar com Sol (quartos virados a Nascente) e ter a zona social a Sul/Poente ou o inverso?

    Bom dia.
    Acho que nesse aspecto gosto como está.
  5.  # 45

    Colocado por: CCoelhoBom dia!
    Coloquri-me no lugar de compradora...
    Entramos na casa para o Hall que tem um quarto em frente. Fazemos um corredor enorme para chegar à cozinha. Se receber alguém e cozinhar farei km. Acho que da sala deveríamos sair para o maior terreno, ter um espaço de decoração, por exemplo. A lareira ou salamandra aquecem um espaço também pelo aspecto visual (se gostar) pelo que seria de pensar noutra parede. A casa das máquinas tem de estar aí? Com essa disposição acaba por ser um obstáculo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ffp123

    Bom dia. Tirar a casa das máquinas e pôr na garagem?
  6.  # 46

    Colocado por: Pedro BarradasQue raio de local para meter a lareira... Mamarracho...

    Não gosto do projecto, na sua globalidade.
    Alguns tiques que não precisam existir. Na volumetria do edifício, sem mais valia, antes pelo contrário.
    Muitos detalhes no layout para optimizar.

    Bom dia. Sim, não tem lógica nenhuma a lareira onde está. Tem de sair dali
  7.  # 47

    Casa das máquinas na garagem? Depende do que pretender. Se não se importar de atravessar a garagem com cestos de roupa, pode ser. Vai estender roupa onde? A casa das máquinas servirá de despensa para a cozinha? Se sim, então se calhar não dá jeito na garagem. Isso vai depender de si e do que pretender fazer.
    Repare que a casa é sua e tem de dizer ao arquitecto o que pretende fazer com as coisas senão ele não sabe. A lavandaria pode estar perto dos quartos, da cozinha, na garagem... terá a ver com vários factores.
    Quanto mais precisas forem as suas indicações, mais probabilidade o arquitecto terá de acertar com a casa para si.
    Se só lhe disser que quer um T3 com uma suite, garagem para 1 carro, espaço aberto e salamandra fica difícil para o arquitecto e ele limita-se a meter as coisas na planta.
    Costuma ou pensa estar na varanda, a ler, ou tomar café? Se sim, então vale a pena uma varanda e pode aumentar o tamanho. Se não, elimine a varanda, não precisa dela? O arquitecto não adivinha.
    Portas de correr são mais caras e o isolamento acústico é ligeiramente menor que as outras. Por outro lado, libertam espaço, principalmente em espaços exíguos. A porta da cozinha para a sala das máquinas também pode ser de correr, evitar estar a mexer nos armários e levar com a porta em cima se vier outra pessoa.
    Pense bem e pense em tudo. Reflita. Pondere.
    Concordam com este comentário: ffp123, desofiapedro, CCoelho, jamaral.57
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffp123
  8.  # 48

    Colocado por: IronManSousaCasa das máquinas na garagem? Depende do que pretender. Se não se importar de atravessar a garagem com cestos de roupa, pode ser. Vai estender roupa onde? A casa das máquinas servirá de despensa para a cozinha? Se sim, então se calhar não dá jeito na garagem. Isso vai depender de si e do que pretender fazer.
    Repare que a casa é sua e tem de dizer ao arquitecto o que pretende fazer com as coisas senão ele não sabe. A lavandaria pode estar perto dos quartos, da cozinha, na garagem... terá a ver com vários factores.
    Quanto mais precisas forem as suas indicações, mais probabilidade o arquitecto terá de acertar com a casa para si.
    Se só lhe disser que quer um T3 com uma suite, garagem para 1 carro, espaço aberto e salamandra fica difícil para o arquitecto e ele limita-se a meter as coisas na planta.
    Costuma ou pensa estar na varanda, a ler, ou tomar café? Se sim, então vale a pena uma varanda e pode aumentar o tamanho. Se não, elimine a varanda, não precisa dela? O arquitecto não adivinha.
    Portas de correr são mais caras e o isolamento acústico é ligeiramente menor que as outras. Por outro lado, libertam espaço, principalmente em espaços exíguos. A porta da cozinha para a sala das máquinas também pode ser de correr, evitar estar a mexer nos armários e levar com a porta em cima se vier outra pessoa.
    Pense bem e pense em tudo. Reflita. Pondere.
    Concordam com este comentário:ffp123
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ffp123

    Obrigado pelo comentário. Irei discutir isso com ele. Em relação às máquinas, não acho que ficasse mal as máquinas na garagem com acesso directo à cozinha.
  9.  # 49

    bom dia.
    estive a ver e pensar, e também com base em algumas coisas que foram ditas aqui, editei (no paint) só para levar agora ao arquitecto a ideia.
    acham que está melhor?
      casa im.png
  10.  # 50

    Não! É melhor ser o arquitecto a fazer os bonecos com as indicações que lhe der.
    Concordam com este comentário: nortenho66, Troino
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffp123
  11.  # 51

    Colocado por: IronManSousaNão! É melhor ser o arquitecto a fazer os bonecos com as indicações que lhe der.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ffp123

    Ok! Vou fazer isso então
  12.  # 52

    Colocado por: ffp123bom dia.
    estive a ver e pensar, e também com base em algumas coisas que foram ditas aqui, editei (no paint) só para levar agora ao arquitecto a ideia.
    acham que está melhor?
      casa im.png


    Não deve levar desenho nenhum, faça uma lista de coisas a resolver, o arquitecto é que tem de pensar na solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffp123
  13.  # 53

    Eu explico. Estou na mesma fase que ffp123. Mas já passei pelas interações com o arquitecto e a planta está quase, quase finalizada.
    Bonecos é com ele. Nós, os DO, temos de dizer o que queremos fazer, como queremos fazer. nós colocamos problemas, ele resolve. Se estiver a dar-lhe bonecos pode estar a direccioná-lo, impedindo-o de o fazer pensar e imaginar a solução.
    Dê trabalho ao seu arquitecto. Faça-o perder tempo a imaginar soluções, a pensar alternativas. Será proveitoso.
    Concordam com este comentário: nortenho66, CCoelho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCoelho, ffp123
  14.  # 54

    Concordo plenamente com o último comentário!
    Imaginar a nossa casa é mais complexo do que parece. Poderá ajudar pensar em casas de quem se conhece e o que chamou a atenção pela positiva ou negativa. Poderá ajudar ver alguns bonecos -na natureza há muitos- mas deixar o desenho para o arquitecto. Se for estabelecida uma boa relação ele vai entender o que é necessário para si (e família, se houver).

    Eu valorizo uma separação entre cozinha e sala. Mas com portas de correr que permitam ligar tudo nos dias de casa cheia. Com ligação de ambas as zonas ao exterior e sendo a maior parte do terreno para esta área e não para a dos quartos. Gostava de ter um espaço com sombra no exterior e uma equena varanda da nos quartos. Gosto da casa das máquinas separada da garagem e contínua à cozinha para apoio em despensa. Mas não gosto de ter de atravessar meia casa para chegar à cozinha. E a lareira tem de ter um papel de destaque na nossa sala!

    Mas esta é uma disposição que evoluiu com o tempo e com a forma como a minha família vive e vive a casa. Recebe muitas pessoas? Cozinha para elas? Cozinha todos os dias? Ou a cozinha quase não se usa? Gosta de refeições ao ar livre? Ou de descontrair a ler um livro no quarto? Carrega as compras para casa? Dá festas?

    Imagine um dia de semana na sua casa, um dia de fim de semana e um dia de festa e verá o que lhe faz falta.

    E divirta-se o mais que puder neste caminho que é bem desafiante!
    Concordam com este comentário: ffp123
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffp123
  15.  # 55

    Obrigado pelos comentários. Estive a falar com o arquitecto e fiz o que disseram. Não mostrei desenhos nenhuns nem bonecos e falei só nas minhas ideias. Ele vai rever e fazer de novo o que achou "estar mal"
    Assim que tiver novidades coloco aqui.
    Mais uma vez obrigado
    Concordam com este comentário: IronManSousa, CCoelho
  16.  # 56

    Espero estar enganado mas desse “arquiteto” duvido que saia alguma coisa de jeito, para mim so por esse rabisco o Homem estava apresentado!
    A minha opinião, que nao passa disso, é que se quer uns riscos para entrar na camara e siga para bingo esse arquiteto se calhar ate serve Se quer um projecto digno desse nome, equacione comecar de novo com outro arquiteto!
    Ou então eu é que estou mal habituado, mas eu na primeira proposta de estudo previo ate maquetes tive :)
    Concordam com este comentário: Picareta
  17.  # 57

    Se calhar estamos de falar de um pacote de projetos de 3000 e outro de 15000..
  18.  # 58

    Do pouco que sei, também fiquei com a impressão que o arquitecto poderá não ser o indicado. Mas este vaivém de projectos, dúvidas, plantas e opiniões pode levar a coisas bonitas.
    Eu não tive maquetes. Tive um 3D que vai sendo mexido. O meu pacote ficou perto dos 18K (com especialidades, projecto execução, topógrafo, etc.)
    A apresentação da planta inicial durou 2h30. Refletimos cá em casa, tomámos nota de tudo o que pretendíamos alterar e também das dúvidas que tínhamos, durante uma semana.
    A reunião seguinte durou 1h30, explicamos tudo.
    Passado uns 10 dias houve nova versão. A apresentação da nova versão durou 1h30.
    Refletimos novamente. Nova reunião, todas por zoom, só 50 minutos e a coisa está quase pronta.
    É um processo que leva o seu tempo, o DO para perceber, digerir a planta e apontar correcções, o arquitecto precisa de tempo para as fazer e imaginar uma solução.
    Exemplos: eu tinha referido que precisava de ter garagem para 2 carros lado a lado com entrada direta em casa e pelo menos um dos wc precisava de ter banheira. A versão 1 não tinha, a versão 2 já tinha e ambas a meu gosto - superou até.
    Leva tempo e dá trabalho. Esse tempo paga-se... e o trabalho também.
    Concordam com este comentário: CCoelho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffp123
  19.  # 59

    Colocado por: IronManSousaEu não tive maquetes. Tive um 3D que vai sendo mexido. O meu pacote ficou perto dos 18K (com especialidades, projecto execução, topógrafo, etc.)


    Isto está longe de ser o normal / comum em termos de honorários, aliás, já contratar / fazer é projecto de execução é pouco frequente.
    Se tivesse de atirar para o ar, diria que orçamento para este projecto anda nos 5k com especialidades incluídas tudo para meter na CM.
    (isto não é crítica nem a quem contratou nem a quem está a fazer o projecto)
  20.  # 60

    Apenas acho que a primeira proposta ao DO deve incluir desde logo um 3D ou maquete ou o que quiserem que mostre o que a planta proposta pode originar como boneco, a forma como a casa assenta no terreno etc etc
    Como se pode validar uma planta sem ter uma ideia do boneco?
    Eu fui mais longe e cheguei a ter uma planta quase pronta para submeter, gostava da planta mas se tivesse avançado ia ficar com um belo mamarracho, por isso é que acho que mesmo a proposta inicial deve ser acompanhada com algum boneco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffp123
 
0.0270 seg. NEW