Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Comprei um terreno num loteamento e disseram-me que posso optar por uma comunicação prévia para apressar as coisas. No início, fiquei bastante satisfeito mas lendo um pouco mais parece-me que a CP só faz sentido no papel. Ora vejamos:
    - Só conseguimos ter luz de obras se tivermos a licença de construção, CP não serve. Li isso em vários sítios embora careça de informação. Alguém pode confirmar sobre isto?
    - Alguns bancos só emprestam com licença de construção;
    - E se depois o projecto não é aprovado? Temos de deitar abaixo o que foi construído? Isto assusta-me um pouco, é um risco grande. Este meu receio faz sentido?

    Alguém já passou por isto?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: pvieira91Este meu receio faz sentido?

    Faz!
    CP só quando temos 200% de certeza que não vai existir problema nenhum.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  3.  # 3

    Tudo certo, acresce ainda o facto de ter que escolher o empreiteiro antes de entregar a CP na Câmara.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91, Gia
  4.  # 4

    Se não está certo sobre se pode ou não construir, faça um PIP ( pedido de informaççao prévia) primeiro.
  5.  # 5

    Colocado por: TroinoSe não está certo sobre se pode ou não construir, faça um PIP ( pedido de informaççao prévia) primeiro.

    Passar de uma CP para um PIP não faz sentido nenhum, mas eu já vi de tudo.
  6.  # 6

    Eu tb tinha questões iguais, fiz um PIP antes de gastar dinheiro com quem quer que seja para ter certezas, até porque a autarquia fica sempre vinculada ao mesmo, após aprovação sim, CP e obra.
    Simples.
  7.  # 7

    Isto é um concelho pequeno, dizem que não demora mais de 2 meses a aprovar um projecto de arq + especialidades. Por isso, acho que vou seguir o processo tradicional.
    Obrigado pelas respostas.
  8.  # 8

    Vou na segunda comunicação prévia seguida,sem problemas de maior ganhei muito tempo ao fazer ló e €€.
  9.  # 9

    Colocado por: Dav82Vou na segunda comunicação prévia seguida,sem problemas de maior ganhei muito tempo ao fazer ló e €€.

    Isso é um mito, pode-se ganhar algum tempo, mas não muito
  10.  # 10

    Colocado por: Dav82Vou na segunda comunicação prévia seguida,sem problemas de maior ganhei muito tempo ao fazer ló e €€.


    Mas já está a construir outra? Isso é que foi ganhar amor à construção:)
  11.  # 11

    Colocado por: Picareta
    Isso é um mito, pode-se ganhar algum tempo, mas não muito


    Mas pelo que me foi explicado não é assim tão pouco tempo e até dinheiro.
    Se o que me foi explicado pelo arquiteto tiver correto - se porque não tenho a certeza - para além do tempo da análise e aprovação também pouoa durante a construção. Ele disse que se for CP não é necessário vistoria da empresa de águas antes de tapar os canos. Pelo menos em Loures.

    A nível de custos também é mais barato.

    E mesmo que não queira arrancar logo para construção. Tem 1 ano para arrancar com a obra que se pode estender a dois mediante requerimento.
  12.  # 12

    Colocado por: DS86

    Mas pelo que me foi explicado não é assim tão pouco tempo e até dinheiro.
    Se o que me foi explicado pelo arquiteto tiver correto - se porque não tenho a certeza - para além do tempo da análise e aprovação também pouoa durante a construção. Ele disse que se for CP não é necessário vistoria da empresa de águas antes de tapar os canos. Pelo menos em Loures.

    A nível de custos também é mais barato.

    E mesmo que não queira arrancar logo para construção. Tem 1 ano para arrancar com a obra que se pode estender a dois mediante requerimento.

    O seu arquiteto não percebe nada do assunto.
  13.  # 13

    Colocado por: PicaretaO seu arquiteto não percebe nada do assunto


    Pode concretizar o que não está correto, assim sempre aprendo e não me deixo ir na conversa;)
  14.  # 14

    O que ganha é mesmo tempo, um projeto em licenciamento em Loures demora cerca de 1 ano a aprovar em comunicação prévia demora um par de meses, nas taxas julgo que anda tudo pelo igual, no meu caso poupei porque entretanto os valores dos materiais dispararam.
  15.  # 15

    A EDP instala a luz de obras com comunicação prévia ou exige licença de construção?

    Outra pergunta,
    Têm me dito que a EDP anda a demorar 3 a 4 meses para instalar a luz :O É assim mesmo? Mau demais!
  16.  # 16

    Colocado por: pvieira91A EDP instala a luz de obras com comunicação prévia ou exige licença de construção?

    Outra pergunta,
    Têm me dito que a EDP anda a demorar 3 a 4 meses para instalar a luz :O É assim mesmo? Mau demais!


    Sim instala mas com comunicação prévia também lhe dão uma licença.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava, pvieira91
  17.  # 17

    Eu posso optar pela comunicação prévia, pedir a luz e só começar a obra quando a EDP instalar a luz (portanto 3/4 meses depois)?
    Quando se opta por uma comunicação prévia, a CM também se pronuncia como numa licença normal? Isto é, imaginem que há um problema no projecto e eu ainda estou à espera que a EDP venha instalar a luz, é possível que a CM comunique que algo precisa de ser alterado?
    Se sim, parece-me boas noticias. O meu medo com a comunicação prévia é que o projecto não esteja bem e depois tenha de deitar alguma coisa a baixo. Se fizer comunicação prévia, pedir a luz, esperar pela comunicação final da CM e arrancar a obra da-me garantias. Isto faz algum sentido?
  18.  # 18

    Colocado por: pvieira91Eu posso optar pela comunicação prévia, pedir a luz e só começar a obra quando a EDP instalar a luz (portanto 3/4 meses depois)?
    Quando se opta por uma comunicação prévia, a CM também se pronuncia como numa licença normal? Isto é, imaginem que há um problema no projecto e eu ainda estou à espera que a EDP venha instalar a luz, é possível que a CM comunique que algo precisa de ser alterado?
    Se sim, parece-me boas noticias. O meu medo com a comunicação prévia é que o projecto não esteja bem e depois tenha de deitar alguma coisa a baixo. Se fizer comunicação prévia, pedir a luz, esperar pela comunicação final da CM e arrancar a obra da-me garantias. Isto faz algum sentido?


    O melhor que tem a fazer é uma reunião na câmara com o arquitecto da câmara, você e o seu arquitecto para verem todas as condicionantes da construção, de seguida faz o projeto e quando estiver finalizado marca nova reunião na câmara para mostrar o projeto ao arquitecto da câmara se tudo estiver ok pode ficar descansado e submeter, é sempre possível fazer pequenas alterações e correções com a entrega das telas finais, pelo menos aqui por Loures é assim que funciona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  19.  # 19

    Colocado por: Dav82

    O melhor que tem a fazer é uma reunião na câmara com o arquitecto da câmara, você e o seu arquitecto para verem todas as condicionantes da construção, de seguida faz o projeto e quando estiver finalizado marca nova reunião na câmara para mostrar o projeto ao arquitecto da câmara se tudo estiver ok pode ficar descansado e submeter, é sempre possível fazer pequenas alterações e correções com a entrega das telas finais, pelo menos aqui por Loures é assim que funciona.


    No meu caso, vamos subir um bocado o terreno e ficar com muros altos (pelo menos 2m) para os vizinhos. Aqui na zona é comum, mas tenho receio que peguem nisso. Se por acaso isso não é aprovado e eu já tiver começado a obra depois vai ser um 31. Imagine ter que deitar os muros abaixo :(
    Para me salvaguardar, preferia optar por uma licença normal. Estava a tentar perceber era se podia meter comunicação prévia para pedir logo a luz e esperando que a CM se pronunciasse em 2/3 meses. Mas, pelo que leio, há o risco de demorar mais tempo.
  20.  # 20

    Tem que ir a câmara e saber qual a altura que permitem de muro, simples.
 
0.0208 seg. NEW