Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde,
    Pretendo colocar aquecimento na minha casa da aldeia, mas como não faço a mínima que tipo de aquecimento hei-de utilizar, e visto que em cada sítio onde vou, aconselham-me uma coisa diferente, resolvi vir a um local imparcial para me darem a opinião.

A casa em questão é em valença do minho. É uma casa antiga, toda em pedra, que foi restaurada.
    Os espaços principais da casa são os seguintes:
    Cozinha (30m2), 2 salas (30m2 e 22m2);
    Cada sala dá para 1 quarto (20m2 cada);
    Tem ainda 2 casas de banho.
    Como podem ver, as divisões principais são poucas e estão todas directamente ligadas umas às outras.
    A casa é muito fria no inverno (faz muito frio na zona), no entanto no verão, é fresca. Deste modo, só se justifica o aquecimento.
    Já me foram aconselhados 3 tipos de aquecimento diferentes:radiadores eléctricos, salamandra com recuperador e placas radiantes

Gostaria de saber as vantagens e desvantagens de cada tipo de aquecimento, e a vossa opinião de qual hei-de colocar.
    Obrigado
    • eu
    • 12 dezembro 2009 editado

# 2

Com que frequência usa a casa ?

Se for para utilização esporádica, aconselho a utilização de múltiplos radiadores eléctricos a óleo, daqueles baratuchos. Pode é ter que aumentar a potência contratada à EDP.

Se usar a casa frequentemente, e como deve ter acesso a lenha, então uma salamandra pode ser extremamente eficaz.
  2.  # 3

A casa é utilizada todos os fins de semanas e durante as férias. A potência instalada é de 5000 W. Realmente era bom não ter de aumentar esta potência...
    A solução da salamandra pode ser eficaz mas acaba por ser trabalhosa. É necessário arranjar a lenha, acender, etc... O normal é chegar lá sexta à noite, pelo que ter de ainda me preocupar em arranjar lenha e ligar a salamandra (não contabilizando os riscos associados ao fogo) acaba por ser uma solução que não se adaptará muito.
    Obrigado
    • eu
    • 12 dezembro 2009

# 4

Não há nenhuma solução perfeita: ou vai ter que aumentar a potência eléctrica ou carregar lenha, ou... passar frio.
    • naar
    • 12 dezembro 2009

# 5

E radiadores a agua com caldeira e instalação á vista.

Se a instalação fôr bem feita, nem "choca" muito.

Em Londres já estive em algumas boas casas que têm instalação á vista e não fiquei "chocado".

Mas são outras mentalidades, nós por cá gostamos de tudo muito bem "escondidinho", eu incluído!
  3.  # 6

riscos associados a fogo!!! penso que será uma pormenor que não irá nem poderá influenciar a opção pela salamandra.

Uma outra opção são os belos dos A/C
    • naar
    • 12 dezembro 2009

# 7

Colocado por: sergyioriscos associados a fogo!!! penso que será uma pormenor que não irá nem poderá influenciar a opção pela salamandra.

Uma outra opção são os belos dos A/C

Mas o homem diz que não tem potência no QE.
  4.  # 8

Os A/C julgo não se justificarem uma vez que se estaria a desperdiçar uma das capacidades que é o arrefecimento. O que eu preciso é de aquecimento.
    E as placas radiantes... alguém tem uma opinião formada?
    • eu
    • 12 dezembro 2009

# 9

O que são essas "placas radiantes" que refere?
  5.  # 10

bem se é para carregar no botão na sexta feira à noite e passar a ter a casa quente o melhor e o ar condicionado

ab
  6.  # 11

As placas radiantes são isto:
    http://www.enerclima.pt/index.php?page=shop.product_details&flypage=&product_id=25&category_id=&option=com_virtuemart&Itemid=39&vmcchk=1&Itemid=39

Como eu já disse, acho que o A/C é um desperdício por não utilizar a função arrefecimento.
  7.  # 12

Casa de aldeia=campo=floresta=madeira.....salamandras?
  8.  # 13

tem tbm akeles acumuladores com tijolo refractario.a potencia com a edp tem sempre de aumentar.alias,5000 w nao e potencia contratada.ou tem 5/10/15 ou mais amperes,ou em kvas,as tantam ate ja tem potencia sufuciente.informe se no site da edp sobre esses akecimentos.eu tenho...e gosto
  9.  # 14

"Como eu já disse, acho que o A/C é um desperdício por não utilizar a função arrefecimento. " como assim?
  10.  # 15

E porque não paineis radiantes, mas tem que ter pelo menos os 30 ampreres

0.0153 seg. NEW