Boa Tarde, Pretendo colocar aquecimento na minha casa da aldeia, mas como não faço a mínima que tipo de aquecimento hei-de utilizar, e visto que em cada sítio onde vou, aconselham-me uma coisa diferente, resolvi vir a um local imparcial para me darem a opinião.
A casa em questão é em valença do minho. É uma casa antiga, toda em pedra, que foi restaurada. Os espaços principais da casa são os seguintes: Cozinha (30m2), 2 salas (30m2 e 22m2); Cada sala dá para 1 quarto (20m2 cada); Tem ainda 2 casas de banho. Como podem ver, as divisões principais são poucas e estão todas directamente ligadas umas às outras. A casa é muito fria no inverno (faz muito frio na zona), no entanto no verão, é fresca. Deste modo, só se justifica o aquecimento. Já me foram aconselhados 3 tipos de aquecimento diferentes:radiadores eléctricos, salamandra com recuperador e placas radiantes
Gostaria de saber as vantagens e desvantagens de cada tipo de aquecimento, e a vossa opinião de qual hei-de colocar. Obrigado
Se for para utilização esporádica, aconselho a utilização de múltiplos radiadores eléctricos a óleo, daqueles baratuchos. Pode é ter que aumentar a potência contratada à EDP.
Se usar a casa frequentemente, e como deve ter acesso a lenha, então uma salamandra pode ser extremamente eficaz.
A casa é utilizada todos os fins de semanas e durante as férias. A potência instalada é de 5000 W. Realmente era bom não ter de aumentar esta potência... A solução da salamandra pode ser eficaz mas acaba por ser trabalhosa. É necessário arranjar a lenha, acender, etc... O normal é chegar lá sexta à noite, pelo que ter de ainda me preocupar em arranjar lenha e ligar a salamandra (não contabilizando os riscos associados ao fogo) acaba por ser uma solução que não se adaptará muito. Obrigado
Os A/C julgo não se justificarem uma vez que se estaria a desperdiçar uma das capacidades que é o arrefecimento. O que eu preciso é de aquecimento. E as placas radiantes... alguém tem uma opinião formada?
tem tbm akeles acumuladores com tijolo refractario.a potencia com a edp tem sempre de aumentar.alias,5000 w nao e potencia contratada.ou tem 5/10/15 ou mais amperes,ou em kvas,as tantam ate ja tem potencia sufuciente.informe se no site da edp sobre esses akecimentos.eu tenho...e gosto