Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Hummmm, isto é um pesadelo tomar decisões na alvenaria.
  2.  # 2

Colocado por: Marcos82

Da canhamor ou concorrência? Também vou construir em Sintra e estou interessado em utilizar blocos de cânhamo. Viu a solução da blocan? Tem blocos modulares sem pontes térmicas. Parece interessante.

abraço

e ja tem preços de referência?
  3.  # 3

Colocado por: NostradamusA ficha técnica desse fabricante indica uma densidade de 288 Kg/m3

Um bloco/tijolo "térmico" anda nos 700-800, podendo alguns até chegar próximo de 1000 kg por m3

Consultei a ficha técnica do megatérmico e refere uma densidade mínima de 30 kg/m3 contrariando tudo o que está a dizer. Tem um cavalo na corrida? Secalhar é melhor parar a publicidade negativa, digo eu.
  4.  # 4

Colocado por: sergyio

e ja tem preços de referência?

Não ainda. Só indicativos oficiais dos sites deles. Tem tudo de ser negociado, parece-me.
  5.  # 5

Colocado por: Marcos82contrariando tudo o que está a dizer. Tem um cavalo na corrida? Secalhar é melhor parar a publicidade negativa, digo eu.

Que não sabia ler nem analisar dados das tabelas dos fabricantes já eu tinha reparado, agora que meta em causa o teor da minha participação gratuita no fórum, é no mínimo a roçar o ridículo e uma falta de respeito.

O Megatérmico tem em torno dos 700-800 Kg/m3. Densidade 3 x superior ao blocos de manhoca.

Obrigado, até à próxima e volte sempre.
  6.  # 6

Colocado por: Nostradamus

Que não sabia ler nem analisar dados das tabelas dos fabricantes já eu tinha reparado, agora que meta em causa o teor da minha participação gratuita no fórum, é no mínimo a roçar o ridículo e uma falta de respeito.

O Megatérmico tem em torno dos 700-800 Kg/m3. Densidade 3 x superior ao blocos demanhoca.

Obrigado, até à próxima e volte sempre.

Enganei-me. A densidade mínima que vi era da espuma.
      Sem Título.jpg
  7.  # 7

Colocado por: Marcos82

Deve ter algumas dificuldades de leitura ou de interpretação. Eu leio uma densidade mínima de 30 kg/m3 na tabela das propriedades físicas. Vai de 30 a 800 é isso? Se assim é há de explicar a diferença. Ou chegar-se à frente e colocar dados mais oficiais do que os que aqui coloco.

Volte sempre.
      Sem Título.jpg

30 kg/m3 é o esferovite do sistema. Styrofoam.

https://www.artebel.pt/storage/uploads/base/ficheiros/declaracao_desempenho_bloco_megatermico.pdf menciona 1120km/m3
    Concordam com este comentário: Dias12
  8.  # 8

Ja corrigi. Peço desculpa.
  9.  # 9

Colocado por: ImmortalJoemenciona 1120km/m3

Essa ficha já é de 2009 quando ele tinha 22 Kg.

Se não me falha a memoria, actualmente tem 19 Kg, e dão 285Kg por m² de parede. O que significa que uma parede composta por megatérmico tem uma densidade real a rondar os 750Kg. O que bate certo quando dividimos o peso dele pelo volume.
  10.  # 10

Também estava a pensar fazer uma casa em woodframe com blocos de cânhamo, pela simplicidade do sistema e ser natural, lidar bem com a humidade (na zona do Montejunto que é sempre húmida).

Aliar a um teto verde e sombras suponho que ajude com a falta de inércia, mas se não é suficiente, há alguma sugestão?
  11.  # 11

Woodframe e blocos de canhâmo à mistura?
    Para que vai misturar?
    Sendo para cobertura ajardinada atenção aos reforços dessa estrutura.

Pode fazer em Woodframe com isolamento em fibra de madeira (110kg/m3) e ficas “arrumado”.
    Se quiseres ainda melhor uma solução CLT+isolamento de fibra de madeira.
  12.  # 12

Não gosto do woodframe tradicional com mdf e isolamento porque é mais complexo, com mais camadas, não lida tão bem com a humidade e normalmente é preciso barreiras de vapor, e não consigo garantir que fica bem feito sem pontes térmicas porque é preciso confiar em quem o monta, e não confio em ninguém por isso quanto mais simples o sistema melhor.

Nos blocos de cânhamo o sistema é só os blocos com a cal já pigmentada, fica bonito e tem todas as propriedades acústicas e térmicas, excepto talvez a inércia.

Estava a pensar fazer CLT com fibra de madeira até descobrir o cânhamo que é mais barato e muito menos complexo. O clt ia precisar de algum cladding exterior e fachada ventilada, e se isso não fica bem feito pode dar problemas, enquanto que a cal aérea por ex fradical é nacional e auto repara-se sem manutenção futura.

Usei o o1 para calcular a tabela em anexo, e sugeria uma inércia mínima de 200kJ/m2K. Não percebo do assunto mas parece mais correcto usar a inércia do que a densidade.

Qual a inércia recomendada e porque?
      IMG_1617.jpeg
  13.  # 13

Já agora os custos são aproximados e podem estar errados mas os cálculos dos blocos parecem estar correctos:

Bloco de cânhamo (30 cm):
    Densidade: 288 kg/m³
    Capacidade Térmica (cp): 1,6 kJ/kgK (1600 J/kgK)
    Massa (kg/m²) = 288 kg/m³ × 0,30 m = 86,4 kg/m²
    Inércia = 86,4 × 1,6 = 138 kJ/m²K
  14.  # 14

Tem aqui muitos exemplos da aplicação dos blocos com woodframe
    https://thathempcreteguy.com/work/hemp-block-with-glulam-frame

E vários sistemas exemplo embora possam ser demasiado para o nosso clima:
    https://www.isohemp.com/sites/default/files/2024-12/ISH_Guide-Application2024_UK.pdf
  15.  # 15

Tiago mas queres usar o bloco como acabamento final fora e dentro?
    Pelo que vi não é uma solução “wood-frame” no sentido comum que por aí se vê. É uma solução porticada em vigas lameladas.
    Aí sim faz mais sentido a tua ideia.
    Em termos de acabamento exterior barravas/rebocavas apenas? Sem mais isolamento ou fazias um etics em fibra de madeira?

Em termos ecológicos parece-me ma solução viável. Em custos não me parece. Em disponibilidade de material e know-how para o fazer também tenho sérias dúvidas(!)
  16.  # 16

No link das fotos é post and beam não woodframe, mas o pdf mostra o sistema em woodframe com blocos por dentro e por fora e um isolamento flexível por dentro que no nosso clima não deve ser preciso.
    O woodframe não poderia ser feito apenas com blocos nas paredes?

Quando tiver um rascunho do projecto vou ver orçamentos mas parecer-me que ficaria mais barato que o CLT e melhor. Menos madeira, mais simples e com boas propriedades, excepto talvez a inércia que queria saber se vai ser mesmo um problema.

Em termos de know how os blocos parece tão simples como alvenaria, por isso quem souber fazer woodframe ou postes deve fazer isto facilmente...aliás era essa a vantagem que estava a ver.

Rebocos de cal também é uma técnica antiga e fácil de encontrar.
      IMG_1621.jpeg

0.0216 seg. NEW