Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Vou abrir um restaurante brevemente e estava a pensar colocar microcimento no pavimento o que me foi desaconselhado pelo engenheiro da Secil ( o microcimento a utilizar seria da Secil, tanto do pavimento como das paredes)
    O restaurante ficará algo do género da imagem, daí querer apostar no microcimento para revestir pavimento, paredes e balcões.
    A loja onde será o restaurante, encontra-se neste momento em bruto, penso que o que lá está no pavimento é uma especie de betonilha (sou um pouco leigo no assunto). Pensei utilizar betão afagado mas seria demasiada espessura para o sitio (pelo que tenho lido são precisos no mínimo 4cm) e naquele sítio não pode ser tão alto por causa da caixilharia das janelas. Para além disso, por baixo do espaço existem garagens do edifício não sei se seria seguro betão no pavimento por causa do peso.
    Também pensei colocar auto nivelante mas não sei se é possível dar-lhe aquele acabamento “manchado” do microcimento ou se apenas uma cor homogénea. Também já li que que se estraga muito…
    Existe alguma solução para este caso específico que seja resistente o suficiente para a circulação e acidentes normais de um restaurante?
    Obrigado :)
    Vou juntar umas fotografias do espaço em questão para verem o que lá está no pavimento.
      5A7E2422-2313-48F6-A277-E2F34756D5EB.jpeg
      CB1896A2-814F-4D1B-AB4B-D5744DA227D0.jpeg
  2.  # 2

    autonivelante não tem resistencia mecanica para servir de revestimento.

    Soluções sem ser microcimento, com aspecto de betão afagado:
    . Porcelananto normal de grandes dimensoes ( placas de 90x90cm e maiores com varios formatos)
    . porcelanato fino de grandes dimensoes, (tem placas de 1x3m), cerca de 100€/m2 - aplicação muito especializada

    Veja na MARGRES

    OU
    Solução à pobre e o que se fazia muito em portugal e ainda se faz e no Brasil:
    Acabamento com cimento queimado, depois com uma protecção com ceras acrilicas.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 3

    Olá Pedro Barrados agradeço desde já o seu contributo.
    O autonivelante teria sempre que levar aquelas resinas de proteção não sei se é a isto que se está a referir, inclusive chegaram a fazer umas amostras aqui no local (mais logo junto fotografia)
    Os cerâmicos os arquitetos não gostam muito da ideia.
    E para fazer cimento queimado o que é que teria de ser feito ao pavimento existente? Obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: oventilasOs cerâmicos os arquitetos não gostam muito da ideia.

    Olhe.. assim eu já não vou opinar mais, se tem colegas a tratar do caso, é com eles que deve driblar a solução.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  5.  # 5

    Ok obrigado pela sua contribuição
  6.  # 6

    Não sei que piso é esse nem o que está por baixo, se é betonilha ou não, mas só se safa aí com autonivelante epoxi para o que pretende.
  7.  # 7

    Pode aplicar uma betonilha autonivelante com um acabamento afagado a "helicóptero" existem esquemas de betonilhas para pisos industriais por exemplo, com acabamento endurecido por argamassas próprias tipo o MasterTop 100 da MBCC.
  8.  # 8

    Sim mas é preciso cota para isso...
  9.  # 9

    Obrigado pelas dicas. Depois de discutir com os arquitetos parece que vamos apostar no betão afagado e assumir um “degrau” ou “rampa”… e possível fazê-lo com maximo de 10cm? Algum conselho para esta empreitada? Estive a ver esse produto da MBCC mas não estou a perceber como se aplica (nem qual a sua utilidade)… já agora, aconselham usar algum tipo de aditivo? Ou simplesmente betão com malha sol e helicóptro no final?
  10.  # 10

    Fale com a pavieste
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  11.  # 11

    Obrigado Ricardo. Vou agendar reunião com eles no local
  12.  # 12

    Colocado por: oventilasObrigado pelas dicas. Depois de discutir com os arquitetos parece que vamos apostar no betão afagado e assumir um “degrau” ou “rampa”… e possível fazê-lo com maximo de 10cm? Algum conselho para esta empreitada? Estive a ver esse produto da MBCC mas não estou a perceber como se aplica (nem qual a sua utilidade)… já agora, aconselham usar algum tipo de aditivo? Ou simplesmente betão com malha sol e helicóptro no final?

    O MasterTop 100 é polvilhado seco sobre a betonilha ainda fresca.
  13.  # 13

    Não se esqueça depois de convidar os membros do fórum para a inauguração :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

    Qual o pavimento recomendado para restauração? Cerâmica é o mais indicado? E talvez o mais em conta, presumo
  15.  # 15

    brunexta

    acho que para quem vai abrir um restaurante tem de fazer mais trabalho de casa ou melhor fora de casa, visite vários restaurantes e veja o tipo de chão e o estado em que estão face ao uso e depois dentro dos que gostou, investigue qual o produto que está aplicado.
    escolher um material é complicado, cada caso é um caso para estar a dizer que o mais indicado é este ou aquele.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunexta
  16.  # 16

    Colocado por: brunextaQual o pavimento recomendado para restauração?

    Depende...
    Se a prioridade for somente o preco/durabilidade. Usualmente utiliza-se porcelanico monomassa não rectificado acabamento natural.

    De resto, o céu é o limite.
    Concordam com este comentário: joni
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunexta
  17.  # 17

    Opiniões sobre o pavimento em cimento queimado? Ficará mais barato ou caro em relação à cerâmica?

    Encontrei uma cerâmica 35x100cm e 1cm de espessura a 4,9€/m², haverá mais em conta? De todos as lojas que procurei foi a mais barata que encontrei
  18.  # 18

    Ceramica, vidrada concerteza...

    Tem de perguntar a quem for fazer o serviço, quanto leva por uma coisa e outra.
    cimento queimado, não terá durabilidade nem a manutenção de um porcelanico . Mas se estecticamente é dentro co conceito, força nisso.
 
0.0185 seg. NEW