Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,

    Vou comprar um lote que faz parte de um terreno com pouco declive. Para tentar tornar o meu lote plano vamos ter uma pequena rampa descendente à entrada (50cm de altura) e o resto do terreno fica plano. No levantamento topográfico, à entrada a quota é 207.94 e nas traseiras é de ~206. Portanto são quase 2 metros. Para conseguir subir o terreno vou ter de colocar muros de sustenção de terra.

    Para o vizinho de trás, o muro vai ficar com cerca de 2.5~ (penso que não haverá problema). A minha dúvida é para os vizinhos dos lados. Ora, do que sei, os muros laterais só podem ter 1.8 e é bastante provável que o muro para sustentação de terra tenha essa altura. Se depois quiser colocar um muro simples em cima disso os vizinhos do lado vão ficar com um muro de pedra de 1.8 + a altura do muro simples.

    Isso é possível/legal?

    Se os vizinhos também tiverem interesse em subir o terreno das traseiras creio que o problema já não se colocava, mas, do que sei, esses lotes ainda não foram vendidos.

    Obrigado
  2.  # 2

    Olhe isso é tudo assunto para tratar com o arquiteto que lhe fizer o projecto.
    É com ele que tem de tirar a limpo essas questões. Cada município tem as suas regras, dentro do município, pode haver regras distintas, consoante a situação.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasOlhe isso é tudo assunto para tratar com o arquiteto que lhe fizer o projecto.
    É com ele que tem de tirar a limpo essas questões. Cada município tem as suas regras, dentro do município, pode haver regras distintas, consoante a situação.


    Obrigado, foi o arquitecto que veio com essa solução, mas fiquei com dúvidas em relação aos muros. Teremos de ir à CM validar isso. Obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: pvieira91No levantamento topográfico, à entrada a quota é 207.94 e nas traseiras é de ~206. Portanto são quase 2 metros. Para conseguir subir o terreno vou ter de colocar muros de sustenção de terra.


    Tem de validar com a câmara. Não pode mudar a topografia de qualquer maneira e depois o resultado são muralhas para os outros vizinhos. Se quiser endireitar o terreno quase todo e no final faz um socalco ou dois para perder a altura, é mais pacifico (e até construtivamente).

    Há regras que variam de câmara para câmara, e em alguns casos ainda tem os loteamentos, com regras próprias.
  5.  # 5

    Estou a passar por um situação semelhante.

    Tive que construir um muro de 1,20m para conter terra e vedar do lote vizinho. Informei-me previamente na minha câmara municipal e foi-me dito (por escrito) que podia levar o muro até 1,80m a contar da cota natural do meu terreno independentemente do desnível para o terreno vizinho. O lote do vizinho é mais baixo 1m e ele já tinha um muro do lado dele com 1m e acima uma rede com 1,5m.

    Acontece que o vizinho vem agora dizer que como o lote dele é mais baixo 1 metro e o meu muro tem 1,20m, então o muro, na prática, tem 2,20 e que vai fazer queixa se mim a menos que eu reboque o muro do lado dele.

    Eu tenho informação da câmara a dizer explicitamente que, está do o muro no meu terreno, posso elevar até 1,80 a contar da conta natural do meu terreno, mas sou obrigado a rebocar o muro do lado dele?

    Nunca me passou pela cabeça rebocar, até porque ele tem lá a rede (mas que agora diz que vai tirar)
  6.  # 6

    Colocado por: ZeMac86Eu tenho informação da câmara a dizer explicitamente que, está do o muro no meu terreno, posso elevar até 1,80 a contar da conta natural do meu terreno, mas sou obrigado a rebocar o muro do lado dele?

    Se o vizinho irá tirar a rede, aproveite e reboque e PINTE. Mais importante ainda será resolver a junta entre os dois muros.
    De resto se tem um oficio da CM, estará dentro da legalidade.

    E , nada como manter uma relação saudável e cordial entre vizinhos. Planeie e combine-se com o vizinho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ZeMac86
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    Se o vizinho irá tirar a rede, aproveite e reboque e PINTE. Mais importante ainda será resolver a junta entre os dois muros.
    De resto se tem um oficio da CM, estará dentro da legalidade.

    E , nada como manter uma relação saudável e cordial entre vizinhos. Planeie e combine-se com o vizinho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ZeMac86


    Mas eu gostaria de saber se sou obrigado a.... Porque não sendo, posso dizer ao vizinho que vou rebocar sim senhor, mas quando me der mais j€€€ito (provavelmente mais no final da obra). E ainda lhe faço ver que eu não sou obrigado a nada, mas que sou um gajo porreiro.
  8.  # 8

    pode deixar o bloco à vista. vai acrescentar em bloco?
    se for em tijolo, ao menos chapisque...
    Não é obrigado a deixar o acabamento em "Rebocado", a menos que exista essa exigência em regulamento municipal, ou ndo Loteamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ZeMac86
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradaspode deixar o bloco à vista. vai acrescentar em bloco?
    se for em tijolo, ao menos chapisque...
    Não é obrigado a deixar o acabamento em "Rebocado", a menos que exista essa exigência em regulamento municipal, ou ndo Loteamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ZeMac86


    Já está feito. É em "bloco de cofragem" (levou betão e ferro dentro) e do lado dele esta direitinho e limpinho e como esses blocos tem encaixes "macho-femea" até nem acho feio, mas pronto.
 
0.0153 seg. NEW