Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Finalmente, e após bastantes tentativas, e ponderar quer o meu modo de vida, contexto atual, o futuro, penso que consegui fazer um esboço da planta para a minha moradia.

Contudo, antes de avançar com qualquer projeto, gostava de consultar a vossa perspectiva, dada a experiência.

Cumprimentos,
    JRM
      Captura de ecrã 2021-07-09 144329.jpg
  2.  # 2

Boas.

E ja tem terreno pelo menos?
    A consulta primeira deveria ser com o arquitecto...

No geral a planta esta engracada. Tem algumas coisas com escalas estranhas e algumas outras para resolver à primeira vista mas fica tudo irrelevante sem estar integrado nem orientado num local.
    Concordam com este comentário: PREMISSA_ARQ
  3.  # 3

Porque é que não fala primeiro com um arquiteto ?
    Vejo que tem aí vários desequilíbrios que na verdade beneficiariam de uma abordagem global, redistribuindo o programa em boa relação com os espaços exteriores.
    Mas se quiser uma crítica mais pontual:
    - a área coberta exterior não tem qualquer relação com a cozinha nem com os espaço sociais
    - impossível tirar o 2º carro sem tirar o 1º antes
    - um dos quartos tem porta aberta para a sala
    - não cumpre as acessibilidades nomeadamente no átrio
    - não cumpre o RGEU pois lhe falta um bidé no QB completo
    - o átrio é minúsculo, não tem espaço de circulação nem para encostar nada
    - poderia diminuir as áreas exteriores cobertas otimizando melhor os espaços

Mas como lhe disse, para que todas estas peças do puzzle se encaixem seria necessária uma revisão global da proposta.
    Já nem estou a falar de questões de relação com o contexto e com o próprio terreno que não dá para avaliar apenas com uma planta.
    Concordam com este comentário: jrmaeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrmaeiro
  4.  # 4

Colocado por: gil.alvesBoas.

E ja tem terreno pelo menos?
    A consulta primeira deveria ser com o arquitecto...

No geral a planta esta engracada. Tem algumas coisas com escalas estranhas e algumas outras para resolver à primeira vista mas fica tudo irrelevante sem estar integrado nem orientado num local.

Obrigado pelo reparo das orientações.
    Sim, terreno tem que chegue e com viabilidade de construção mais que suficiente.

A orientação é a seguinte:

-Cozinha a norte
    -Quartos Sul
    -Varanda e vãos envidraçados a poente
  5.  # 5

Colocado por: jrmaeiro

Obrigado pelo reparo das orientações.
    Sim, terreno tem que chegue e com viabilidade de construção mais que suficiente.

A orientação é a seguinte:

-Cozinha a norte
    -Quartos Sul
    -Varanda e vãos envidraçados a poente

Presumo que a varanda seja coberta... Não faz qualquer sentido varanda coberta a poente porque a luz solar incide praticamente na horizontal.
  6.  # 6

Também gosto da planta.
    Eu trocava a orientação do sofá para a direita, assim quem entra não tem de passar à frente de quem está a ver tv.
    A dimensão da garagem parece curta para 2 carros lado a lado, 5m... pelo menos mais meio metro. Vai mesmo lá meter 2 carros. Tal como está só consegue tirar um depois de tirar o outro.
    Mas sem o terreno e a orientação é dificil, basta a orientação solar ser diferente e já tem de rodar tudo, colocando a garagem e aréas técnicas a norte.
    Há 2 WCs sem janela, a porta do wc social devia ser de correr.
    Se for importante ver tv no quarto, a cama da suite deveria ter outra orientação.
    A porta do quarto 2 devia estar aos pés da cama, aproximando-se do wc2 e preservando a privacidade do quarto face a quem circula na casa.
  7.  # 7

Colocado por: PREMISSA_ARQ

Presumo que a varanda seja coberta... Não faz qualquer sentido varanda coberta a poente porque a luz solar incide praticamente na horizontal.

Obrigado pelo valioso input, o qual agradeço.

Mas a meio da tarde, ou a seguir ao almoço posso dormir a sesta à sombra enquanto leio o jornal.
    Se estiver a orvalhar mas ainda com uma temperatura amigável posso estar cá fora, tomar pequeno almoço, etc...

Do ponto de vista técnico pode nem fazer sentido mas a nível pessoal diria que sim...Em frente à varanda é uma área com relva (cerca de 400 m2)
  8.  # 8

Colocado por: jrmaeiro

Obrigado pelo valioso input, o qual agradeço.

Mas a meio da tarde, ou a seguir ao almoço posso dormir a sesta à sombra enquanto leio o jornal.
    Se estiver a orvalhar mas ainda com uma temperatura amigável posso estar cá fora, tomar pequeno almoço, etc...

Do ponto de vista técnico pode nem fazer sentido mas a nível pessoal diria que sim...Em frente à varanda é uma área com relva (cerca de 400 m2)

Ainda assim tem uma área coberta a norte sem relação com o interior. Mais vale alargar a varanda.

Quanto ao facto de levar com o sol de chapa a poente acredite que é uma questão bem pessoal porque vai ser o jrmaeiro a estufar dentro de casa e não eu =D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: enf.magalhaes, jrmaeiro
  9.  # 9

Colocado por: PREMISSA_ARQ

Ainda assim tem uma área coberta a norte sem relação com o interior. Mais vale alargar a varanda.

Quanto ao facto de levar com o sol de chapa a poente acredite que é uma questão bem pessoal porque vai ser o jrmaeiro a estufar dentro de casa e não eu =D

Existem pelo menos 6 maneiras diferentes de evitar estufar dentro de casa. ;)
    Tenho a certeza não ser necessário enumerar as mesmas ehehe

Em relação aos outros comentários, agradço o feedback. Algumas coisas serão bastante fáceis de alinhar. Bidé a incluir, porta do quarto passa o outro lado (+ privacidade), ligar a cozinha com o pátio exterior e janelas nas ISs. A garagem e um eventual alargamento ainda deverá ser estudado : )
    • RSS
    • 9 julho 2021

# 10

Para além do que já foi dito:

-Uma lavandaria que não tem acesso direto ao exterior?
    -Uma cozinha gigante e não tem uma zona de despensa/arrumos? Vai colocar o balde esfregona, a vassoura, as batatas etc na garagem?
    -Casas de banho sem janela? E a de serviço parece pequena de mais
    -Uma garagem para dois carros mas um tem de pedir licença ao outro para sair?
    -Entrar na suite diretamente para o closet?
    -Não devia haver uma separação física entre a área social e a zona dos quartos?
    -O alçado em forma de caixote achatado ... é uma questão de gosto pessoal, mas para mim é muito estranho.

Não leve a mal, mas não gosto. Parece que tem aí estudo preliminar para começar a falar com um arquiteto.
  10.  # 11

esqueça isto. faça uma lista do que pretendem.
    e o arquitecto depois irá propor uma solução preliminar, a partir daí é irem conversando e vendo o desenrolar do projecto.
    Concordam com este comentário: PREMISSA_ARQ, antonylemos
  11.  # 12

Olhe realmente não sei como é o terreno, que espaço tem e nem de que lado é a estrada, mas se me permite vou deixar umas dicas de como eu vejo as coisas de maneira mais utilitária.
    Esperimente fazer outro esboço e desta vez coloque os quartos a nascente.
    Você vai precisar de sol lá é de manhã, que é quando abre a janela e vê o tempo para saber o que vestir e para acordar.
    De seguida o corredor levaria a meio entre cozinha e sala jantar, que estaria paralela a nascente e sul, imagine acordar e ir tomar o pequeno almoço com a claridade da manhã em vez de um sitio escuro a norte/poente, sendo que a pequena janela da cozinha a nascente iluminava o resto da sala também (open space).
    A sul é um local melhor para pôr as salas porque é iluminada ao longo do dia e é onde normalmente se passa grande parte do tempo e o sol pisa lá dentro mas não bate em cheio.
    Pode pôr uma janela media/pequena a poente caso precise de mais luz para aquecer a casa por exemplo no inverno.
    A sala toda a poente não é boa ideia e você eventualmente vai se chatear devido ao reflexo da luz na tv e também ter janelas grandes para ver o jardim e terem que estar fechadas por causa do sol de verão é um desperdicio.
    De seguida da sala e para norte punha a garagem que não necessita de muita exposiçao solar.
    Outra dica essa casa tem muito espaço mas falta arrumação. Crie perto da cozinha ou da garagem um espaço com arrumos pois vai necessitar além da lavandaria.
    Deixe espaço na garagem para abrir bem as portas dos carros. Pois se existirem crianças, elas não tem cuidado e as cadeirinhas de bébé também são grandes.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, Participante, jrmaeiro
    •  
      aacc
    • 10 julho 2021 editado

# 13

O fogão devia estar na ilha.
    Concordam com este comentário: jrmaeiro

0.0173 seg. NEW