Iniciar sessão ou registar-se
    • SMBS
    • 2 setembro 2021

     # 41

    Colocado por: RicardoPorto
    Atenção a esses andaimes proibidos..


    pergunta honesta: que legislação proíbe estes andaimes?
  1.  # 42

    Colocado por: SMBSlegislação proíbe estes andaimes?


    Daqui a pouco já aparece aí o ZédaSilva a perguntar porque não tem um Coordenador de segurança para lhe explicar isso. Também é obrigatório.

    Infelizmente a segurança em obra (do qual a limpeza também faz uma pequena parte) não é um critério de seleção usado pela maioria dos DO quando contratam um empreiteiro.

    É que acidentes nas obras é coisa que só acontece nas obras dos outros.
  2.  # 43

    Colocado por: SMBSpergunta honesta: que legislação proíbe estes andaimes?

    Sim!
    O DO está obrigado a nomear um CS sendo que é da responsabilidade desse técnico acautelar estes pequenos pormaiores.
    Imaginemos que existe um acidente com aquele andaime e há um homem que fica tetraplégico. A primeira coisa que o seguro vai tentar fazer é descaracterizar o acidente, ou seja, arranjar uma forma de não se responsabilizar.
    Porque aquele tipo de andaime não é permitido, se o seguro quiser não paga nada, as coisas vão para tribunal.
    O DO pode ser corresponsabilizado porque não deveria ter permitido a utilização daquele equipamento.
    Nas minhas obras os andaimes são todos certificados e tb não se atropelam algumas normas?
    Claro que sim, se assim não fosse não era uma obra.
    Ainda há bem pouco tempo tive uma obra parada porque uma sra inspetora embirrou com esta plataforma de trabalho.
    Quando lhe tentei argumentar que aquilo até está estava seguro, chamou-me de ignorante e incompetente para baixo.
    Que era por causa de técnicos irresponsáveis como eu que os DO acabavam por ser responsabilizados.
    O que é certo é que a sra tinha razão.
    Ainda que esta plataforma parece muito segura, eu não a posso permitir por não ser um equipamento cerrificado
      andaime.jpg
  3.  # 44

    Relativamente à segurança pergunto:

    Neste caso a moradia foi adquirida já em fase de construção. Quais os deveres do comprador nestes casos?

    Pode o comprador indicar outro construtor para terminar a sua fração (no caso deste tópico são moradia geminadas)?
  4.  # 45

    Colocado por: BigmouseQuais os deveres do comprador nestes casos?

    Depende do tipo de contrato.
    Comprou a quem? Ao empreiteiro que está a construir?
  5.  # 46

    Não sei como o autor deste tópico adquiriu.

    Mas pela resposta, presumo que haja diferenças.



    Colocado por: zedasilva
    Depende do tipo de contrato.
    Comprou a quem? Ao empreiteiro que está a construir?
  6.  # 47

    Colocado por: zedasilvaO DO está obrigado a nomear um CS sendo que é da responsabilidade desse técnico acautelar estes pequenos pormaiores.


    Colocado por: zedasilvaPorque aquele tipo de andaime não é permitido, se o seguro quiser não paga nada, as coisas vão para tribunal.
    O DO pode ser corresponsabilizado porque não deveria ter permitido a utilização daquele equipamento.

    Isto faz-me um pouco de confusão, mas acredito que faça sentido ou até é assim porque.. é assim..
    Mas se um DO contrata um Coordenador de Segurança, Fiscal, etc.., porque é que a responsabilidade recai sobre o DO, se este contratou pessoas para o efeito? Se a responsabilidade (em termos de segurança e acidentes) recaisse apenas, por exemplo, no CS, estes não levariam as coisas mais a sério em vez de, em alguns casos, "só" assinar os papeis?

    Desculpem-se se estou a cometer alguma gafe, mas estas burocracias ainda me fazem alguma confusão.

    Abraço
    Concordam com este comentário: ricat
  7.  # 48

    Colocado por: dmatosMas se um DO contrata um Coordenador de Segurança, Fiscal, etc.., porque é que a responsabilidade recai sobre o DO, se este contratou pessoas para o efeito?

    Porque uma das responsabilidades do DO é aferir se o CS está a fazer o seu trabalho.
    Isto comprova-se com a existência de relatórios das condições de segurança ou até mesmo pela simples troca de emails sobre estes assuntos.

    Colocado por: dmatosSe a responsabilidade (em termos de segurança e acidentes) recaisse apenas, por exemplo, no CS, estes não levariam as coisas mais a sério em vez de, em alguns casos, "só" assinar os papeis?

    Sim, mas para se precaverem é que estes já fazem a s coisas de forma a que se houver chatices possam livrar a água do seu capote.
    Por exemplo apenas assinar uns papeis. É tão fácil eu alegar que apesar de ter assinado uns papeis, não tinha qualquer conhecimento dos trabalhos que estavam a decorrer pois não fui informado
  8.  # 49

    Colocado por: zedasilva
    Depende do tipo de contrato.
    Comprou a quem? Ao empreiteiro que está a construir?


    Exatamente, a comprar ao construtor. Não descuro a segurança mas neste caso só me assumo como DO quando o CH estiver aprovado. Até lá o que posso fazer são sugestões. Óbvio que proponho alterações e acabamentos ao meu gosto mas garantido garantido só perto do fim.
    Se começar a chatear por causa da limpeza, da segurança e de tantas outras coisas que podem ir surgindo entretanto a relação não é a mais adequada...

    Se fosse uma obra minha, construtor contratado e pago por mim a responsabilidade seria outra
  9.  # 50

    Colocado por: FabioCaseiroExatamente, a comprar ao construtor.

    Nesse caso o construtor continua ainda como Dono de obra.
    A responsabilidade é dele e do coordenador de segurança que foi obrigado a nomear
  10.  # 51

    Colocado por: zedasilvaÉ tão fácil eu alegar que apesar de ter assinado uns papeis, não tinha qualquer conhecimento dos trabalhos que estavam a decorrer pois não fui informado

    Pois, mas isso devia (digo eu) ser a responsabilidade do fiscal ou CS (ou outra entidade qualquer) que foi paga para garantir que aquela obra está a ser feita em segurança. Porque normalmente o DO, ou até a grande maioria dos DOs, não tem conhecimento (e não sei se deveria ter) das regras de segurança em vigor.
    Para mim, e posso estar enganado, o DO é apenas um comum mortal que pretende adquirir uma casa por via da construção, onde já contrata uma série de técnicos para o fazer.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  11.  # 52

    Colocado por: dmatosPois, mas isso devia (digo eu) ser a responsabilidade do fiscal ou CS

    E é!
    Mas cabe ao DO garantir que o técnico que contratou está a fazer o seu serviço. É tão facil como pedir-lhe um relatório mensal sobre as condições de segurança da obra. Ou até um simples email.
    Com isto garante que a responsabilidade passa para o técnico.
    Um exemplo talvez mais prático.
    O DO contrata uma empresa de construção certificada com 53 técnicos e os papeis todos em dia. A empresa implanta a casa com 4,50 em relação á estrema quando deveria ser 5.00.
    O DO não é obrigado a andar de fita na obra mas quando a câmara mandar demolir a casa vai mandar a ele não ao construtor.
    Porque esta é uma atividade complexa é que o DO está obrigado a contatar técnicos para acautelar que tudo é feito dentro das normas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmatos
  12.  # 53

    Aqui que ninguém nos ouve, á grande maioria dos técnicos não interessa que os DO tenham conhecimentos das suas responsabilidades.
    Assim podem praticar preços muitos mais simpáticos pois as tarefas que vão realizar são diminutas. No dia em que houver chatices, alegam que não tinham conhecimento de nada.
  13.  # 54

    Esta obra mais parece uma casa abandonada do que uma casa em construção de tanto lixo que existe.
  14.  # 55

    como e que e possivel uma pessoa normal ser DO, seguindo todas as leis? Parece impossivel, parece que e preciso ser advogado!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  15.  # 56

    Colocado por: LuisPereiraEsta obra mais parece uma casa abandonada do que uma casa em construção de tanto lixo que existe.


    Vocês ligam a coisas tão mesquinhas que até impressiona. Já vi que no fórum para tirar um elogio só na malta amiga que o resto é quanto mais enterrar melhor. Estamos num processo de realização de um sonho e ler comentários tão despropositados abate qualquer um.
    Se o problema da obra for a desarrumacao, o lixo, entulho, etc parece que estamos no bom caminho.

    Obrigado pela opinião.

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: desofiapedro, frpin, Ruipsm
  16.  # 57

    Colocado por: infinitywonderercomo e que e possivel uma pessoa normal ser DO, seguindo todas as leis?

    Simples!
    Contrata um fiscal e um coordenador de segurança que até podem ser a mesma pessoa.
    Pelo menos uma vez por mês exige-lhe um relatório sobre as atividades que desenvolveu na obra.
    Tão simples quanto isto!
    O empreiteiro implanta a casa a 4,50m e é necessário deitar tudo abaixo?
    O DO pede responsabilidades ao fiscal e ao diretor técnicos. No mínimo entre os dois consegue logo 50.000€ para minimizar os prejuízos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmatos
  17.  # 58

    Colocado por: FabioCaseiroSe o problema da obra for a desarrumacao, o lixo, entulho, etc parece que estamos no bom caminho.

    Não quero dizer que seja o caso mas, por norma o descuido na organização da obra é sinonimo de descuido na organização e rigor no trabalho.
    Quando eu não tenho brio/cuidado naquilo que é visível e qualquer um consegue identificar, por norma tb não o tenho naquilo que é mais técnico e impercetível aos olhos do cidadão comum.
    Se por vezes por aqui se exagera um pouco nos reparos não é no intuito do bota a baixo mas sim como uma forma de alerta e explicar a quem não consegue identificar aquilo que possa estar menos bem.
    As nossa obras são toadas limpinhas e cheiram a rosas? Claro que não!
    Mas isso não invalidade que aceitemos isso como sendo o normal
    Concordam com este comentário: ForcePT
  18.  # 59

    Colocado por: zedasilva
    Não quero dizer que seja o caso mas, por norma o descuido na organização da obra é sinonimo de descuido na organização e rigor no trabalho.
    Quando eu não tenho brio/cuidado naquilo que é visível e qualquer um consegue identificar, por norma tb não o tenho naquilo que é mais técnico e impercetível aos olhos do cidadão comum.
    Se por vezes por aqui se exagera um pouco nos reparos não é no intuito do bota a baixo mas sim como uma forma de alerta e explicar a quem não consegue identificar aquilo que possa estar menos bem.
    As nossa obras são toadas limpinhas e cheiram a rosas? Claro que não!
    Mas isso não invalidade que aceitemos isso como sendo o normal


    Como é óbvio a colocação do tópico aqui no fórum tem esse mesmo intuito, alertar para algum erro que naturalmente nos possa passar despercebido. Quando chegarmos a altura das coisas realmente importantes vamos estar mais atentos a forma como as coisas se vão desenrolar agora estar a chamar a atenção por causa do entulho nesta fase não me parece prudente.
    Há formas e formas de falar (escrever) as coisas e do que tenho visto aqui no fórum a malta gosta de criticar, espezinhar e mandar abaixo. Por outro lado vejo um apertar de parafuso de um user que seja da malta fixe e há n comentários de apoio.
    Se eu quero comentários positivos? Obviamente, acho que todos gostam de um elogio.
    Cada vez que tenho fotos para colocar até ganho receio e penso que o fórum não devia ser isto...

    Isto é a minha opinião...
    Concordam com este comentário: mdsferreira
  19.  # 60

    Colocado por: FabioCaseiroVocês ligam a coisas tão mesquinhas que até impressiona.


    Colocado por: FabioCaseiroSe o problema da obra for a desarrumacao, o lixo, entulho, etc parece que estamos no bom caminho.


    É um excelente indicador da qualidade do trabalho! Mas não quero lhe estragar o sonho... boa sorte!
 
0.0306 seg. NEW