Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Eu e o meu marido vamos construir uma moradia de 2 andares e temos o projecto enviado pelo arquitecto conforme imagens abaixo.

    Dado não termos muita experiência com construção (ou nenhuma), gostaria de saber opiniões em questão de funcionalidade e estética da casa.

    O projecto já sofreu bastantes alterações no último mês e gostamos bastante desta versão "final".

    Alteravam alguma coisa?

    Obrigada
      2021-07-12 14_30_24-PLANTAS1_REV3.pdf - Work - Microsoft​ Edge.png
      2021-07-12 14_30_03-PLANTAS1_REV3.pdf - Work - Microsoft​ Edge.png
  2.  # 2

    O primeiro aspecto que me saltou á vista, pq não equilíbrou o tamanho dos dois quartos?
    Felicidades
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Supergirl
  3.  # 3

    Relativamente aos quartos é pela questão que temos um filho e queremos que ele fique com um quarto maior, o segundo quarto será escritório/visitas e a suite a nossa.

    Daí estarem em lados opostos da casa por questão de privacidade e barulhos.
    Concordam com este comentário: Participante
  4.  # 4

    Eu trocava a porta da lavandaria/arrumos para a sala e punha-a a dar para a cozinha. Acho que faz mais sentido, pelo menos para mim faria.
    Ah, e tb não gosto que a porta da IS da suite esteja alinhada com a porta de entrada da suite. Eu tentaria arranjar maneira de não ficarem alinhadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Supergirl
  5.  # 5

    Escada. Aquele patim intermédio,seria para remover e assim ter menos degraus de canto.

    Os dois quartos.. A meu ver deveriam ser mais equitativo.

    Muitos vãos sobrepostos sem critério de alinhamento. É mesmo assim? Vai ficar alguma coisa de jeito nos alçados?

    De resto não parece mal. Onde é o Norte?
    Alterar o acesso à despensa por dentro da cozinha. Até fica com melhor arrumação.
    Concordam com este comentário: callinas
  6.  # 6



    Excelente ideia para a lavandaria/arrumos - vou propor com porta de correr e assim não tira espaço na lavandaria.

    Da porta que fala é do wc da suite ser frente à porta de entrada na suite?
  7.  # 7

    Colocado por: caturrinhaAh, e tb não gosto que a porta da IS da suite esteja alinhada com a porta de entrada da suite.


    Eu acho que isso está muito bem assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caturrinha
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasEscada. Aquele patim intermédio,seria para remover e assim ter menos degraus de canto.

    Os dois quartos.. A meu ver deveriam ser mais equitativo.

    Muitos vãos sobrepostos sem critério de alinhamento. É mesmo assim? Vai ficar alguma coisa de jeito nos alçados?

    De resto não parece mal. Onde é o Norte?


    Boa tarde Pedro,

    Das escadas, não entendo bem a ideia de ele ter colocado aquele intermédio. Diria então colocar tudo seguido?

    Vãos sobrepostos fala do exterior?Parte dos alçados também não consigo entender bem do que fala... (se puder colocar uma imagem ilustrativa era otimo :))

    A lateral da casa (onde está a piscina) fica a sul.
    Obrigada
    • jrap
    • 12 julho 2021

     # 9

    Não me leve a mal mas acho a cozinha muito pequena, praticamente não consegue ter armários superiores e os armários de baixo também estão já quase todos ocupados pelas máquinas (o forno/micro ondas fica numa coluna? é que coluna nesse sítio mesmo ao lado do sítio da placa fica muito estranho...eu preferia ter a placa na peninsula mas como esta também é pequena entendo que lhe queira dar outro uso) o que condiciona bastante a arrumação. Outra coisa, no RC pondere colocar um quarto e uma casa de banho com base de duche. As infelicidades acontecem e a velhice é inevitável e olhe que quem faz uma moradia tem de pensar a longo prazo. Pondere também a pérgola da entrada, se não tem planeado construção de garagem e é aí que vai deixar os carros faça antes um "alpendre" coberto ou deixe essa pérgola preparada para levar um acrílico/vidro temperado em cima. De inverno dá jeito e as pérgolas a descoberto só são bonitas até começarem a ficar verdes.
  9.  # 10

    Colocado por: jrapNão me leve a mal mas acho a cozinha muito pequena, praticamente não consegue ter armários superiores e os armários de baixo também estão já quase todos ocupados pelas máquinas (o forno/micro ondas fica numa coluna? é que coluna nesse sítio mesmo ao lado do sítio da placa fica muito estranho...eu preferia ter a placa na peninsula mas como esta também é pequena entendo que lhe queira dar outro uso) o que condiciona bastante a arrumação. Outra coisa, no RC pondere colocar um quarto e uma casa de banho com base de duche. As infelicidades acontecem e a velhice é inevitável e olhe que quem faz uma moradia tem de pensar a longo prazo. Pondere também a pérgola da entrada, se não tem planeado construção de garagem e é aí que vai deixar os carros faça antes um "alpendre" coberto ou deixe essa pérgola preparada para levar um acrílico/vidro temperado em cima. De inverno dá jeito e as pérgolas a descoberto só são bonitas até começarem a ficar verdes.



    Não levo nada a mal.

    A cozinha tem 11m2, fizemos o desenho (mesmo em espaço) a ver e honestamente não é assim tão pequena. A placa não pode ficar na peninsula porque tem um quarto em cima e de custos para tubagem para pôr o exaustor correctamente seriam muito elevados (justificação que nos deram).

    Relativamente ao RC ter um quarto e wc com duche - um quarto iria retirar m2 à sala e que acabava por ficar uma sala muito pequena. O Wc vou perguntar se existe forma de aumentar para a frente e ter ali uma base duche (pode ser boa ideia até para quando usamos a piscina).

    A pergola, até licença de habitação tem que ficar "pergola" depois vamos pôr uma cobertura para ficar isolado para chuva. Não vamos fazer "garagem" para evitar os custos de colocar mais um portão e retirar o conceito de abertura para a traseira.

    Obrigada,
  10.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas

    Eu acho que isso está muito bem assim.


    Eu se fosse para mim não gostava muito assim, mas realmente a alternativa (que seria passar para a outra parede e ficar de frente para a cama) não me parece muito melhor....

    Mas eu não sou arquiteta, muito longe disso!! ;)
    • jrap
    • 12 julho 2021 editado

     # 12

    Se preferia colocar a placa na peninsula isso resolve-se. O tubo pode passar dentro do roupeiro.

    Sem-T-tulo

    Seria uma ideia, não sou expert no assunto...
    • jrap
    • 12 julho 2021 editado

     # 13

    E se optar por passar a placa para a peninsula pode fazer coluna de móveis em toda a lateral direita da cozinha. E na lateral esquerda pode colocar por colocar também coluna de móveis e ter uma porta "escondida" para a lavandaria/arrumos...é uma ideia

    Os bancos na peninsula é uma coisa que pode dispensar porque tem logo ali ao lado a mesa de refeições, vai acabar por lhes dar pouco uso. Seria preferivel ter "móvel" virado para a zona da sala de jantar para dar apoio, pois a sua àrea tem o mesmo problema da minha: como é tudo aberto, só tem as paredes exteriores que entre janelas, sofás etc não lhe sobra sitio nenhum onde encostar um aparador.
  11.  # 14

    Eu por acaso não sou nada fã de placas nas ilhas e nas penínsulas. Imagino sempre querer ter ali alguém sentado na conversa ou os miúdos a fazer algum trabalho de casa e a comida ali a respingar...
    Eu considero a península mais como uma "mesa" para refeições rápidas ou para fazer bolachinhas com os miúdos.... Ou para estar uma visita a comer uns amendoins e a conversar enquanto termino o jantar... Não me parece nada prático ter ali superfícies quentes e sujas. Mas isso é só a minha opinião.
    Concordam com este comentário: davidloivos, mcmatos2009, Bi91
    • jrap
    • 12 julho 2021

     # 15

    Colocado por: caturrinhaEu por acaso não sou nada fã de placas nas ilhas e nas penínsulas. Imagino sempre querer ter ali alguém sentado na conversa ou os miúdos a fazer algum trabalho de casa e a comida ali a respingar...
    Eu considero a península mais como uma "mesa" para refeições rápidas ou para fazer bolachinhas com os miúdos.... Ou para estar uma visita a comer uns amendoins e a conversar enquanto termino o jantar... Não me parece nada prático ter ali superfícies quentes e sujas. Mas isso é só a minha opinião.


    Pense mais no dia a dia e não nos dias em que recebe visitas. Essa zona vai acabar por ser a de preparação das refeições e no dia-a-a-dia é mais confortável estar a cozinhar de frente para àrea comum. Mas se gostar mais dessa forma voc~e é que a vai usar xD
  12.  # 16

    Colocado por: caturrinhaNão me parece nada prático ter ali superfícies quentes e sujas.

    A minha península é raro estar dessa forma...
    Mas mais que tudo, é saber afinal porque querem a península/ ilha. e que relação ela pode ter com os espaços, com a luz, com as vistas, etc..
    Eu é mesmo para estar a cozinhar de frente para o resto da família, dos convivas, a olhar para a sala, sem estar de costas, de castigo., aliás dá para o pessoal estar a participar da confeção.
  13.  # 17

    Exato, é o modo como se vive nas casas. O meu filho mais velho gosta de estar a fazer os TPCs ao pé de mim enquanto cozinho, e gostamos de fazer receitas e assim que dão mais jeito na península. Para mim era impensável não ter aquele espaço de bancada livre.

    Na verdade, no sítio onde está a placa nessa planta (que será mais ou menos igual na minha), cozinha "de lado" para a sala. A mim é o que faz mais sentido. Mas por isso é que os arquitetos têm de ouvir as pessoas que vão viver nas casas e projetar de acordo :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Supergirl
    • jrap
    • 12 julho 2021

     # 18

    Colocado por: caturrinhaExato, é o modo como se vive nas casas. O meu filho mais velho gosta de estar a fazer os TPCs ao pé de mim enquanto cozinho, e gostamos de fazer receitas e assim que dão mais jeito na península. Para mim era impensável não ter aquele espaço de bancada livre.

    Na verdade, no sítio onde está a placa nessa planta (que será mais ou menos igual na minha), cozinha "de lado" para a sala. A mim é o que faz mais sentido. Mas por isso é que os arquitetos têm de ouvir as pessoas que vão viver nas casas e projetar de acordo :)


    Nesta planta cozinha de lado com um móvel de cima a baixo do lado direito onde se passa a "ação" toda. Eu não tenho península, mas terei ilha e era impensável não colocar aí a placa, preparar, cozinhar, tudo de frente para onde estão as crianças a brincar, as visitas a socializar, à conversa com a família. Nós, enquanto o comum cidadão, passamos a maioria do tempo que estamos em casa acordados na cozinha. Se é lá que vou estar a maioria desse tempo então que seja tempo de qualidade e não de castigo virado contra uma parede
  14.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradas
    A minha península é raro estar dessa forma...
    Mas mais que tudo, é saber afinal porque querem a península/ ilha. e que relação ela pode ter com os espaços, com a luz, com as vistas, etc..
    Eu é mesmo para estar a cozinhar de frente para o resto da família, dos convivas, a olhar para a sala, sem estar de costas, de castigo., aliás dá para o pessoal estar a participar da confeção.



    Inicialmente a ideia da ilha/peninsula seria para ter a placa, mas de lado não me parece mal pois não ficamos "de costas" para o resto da casa. Mas vou ver como fica a ideia de mudar os armarios em cima e passar as tubagens da ilha.

    A ilha tem 2.40mx90m é bastante grande.
  15.  # 20

    Colocado por: jrap
    Nesta planta cozinha de lado com um móvel de cima a baixo do lado direito onde se passa a "ação" toda. Eu não tenho península, mas terei ilha e era impensável não colocar aí a placa, preparar, cozinhar, tudo de frente para onde estão as crianças a brincar, as visitas a socializar, à conversa com a família. Nós, enquanto o comum cidadão, passamos a maioria do tempo que estamos em casa acordados na cozinha. Se é lá que vou estar a maioria desse tempo então que seja tempo de qualidade e não de castigo virado contra uma parede


    Por acaso, aqui em casa pelo menos, não passo maior parte do tempo a cozinhar. Como usamos muito forno ou a bimby, o tempo é passado mais em convivio na sala. Daí termos pensado no conceito open space para esta nova construção.

    Seria uma ideia colocar a placa numa parte da bancada e o forno e microondas numa das colunas.
 
0.0210 seg. NEW