Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou com um problema no meu sistema de rega! O próprio instalador não sabe o que poderá estar a acontecer! Andamos a tentar perceber junto de todos.
    Basicamente tenho um sistema de rega num jardim pequeno (50m2). 5 expressores => 1 setor. Água da rede pública. Pressão da água a 3,2bar.

    O sistema depois de instalado funcionou bem (à primeira) durante 2 semanas. Agora, quando o programador dispara (em manual ou automático) os expressores não sobem na totalidade ficando a encharcar a zona do expressor. Depois desligo e volto a ligar novamente e aí sim, sobe tudo e a rega faz o seu trabalho na normalidade.
    Só funciona sempre à segunda!

    Já tiveram este problema? alguém pode ajudar?
    Obrigado a todos.
    • SrR
    • 12 julho 2021

     # 2

    Deve ser na elevtrovalvula
  2.  # 3

    Aspersor
    Aspersores
  3.  # 4

    Colocado por: SrRDeve ser na elevtrovalvula


    Já substituímos por outra, até de outra marca, e o problema mantém-se!
    Mas obrigado pela ajuda!
  4.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasAspersor
    Aspersores


    O que estão instalados são Rain Bird 3500.
    Acha que não são apropriados?
  5.  # 6

    Não faço ideia.
    (Só sei que a palavra aspersor está mal escrita)
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasNão faço ideia.
    (Só sei que a palavra aspersor está mal escrita)

    tem toda a razão! ;)
    • SrR
    • 12 julho 2021

     # 8

    Isso esta ligado à rede publica? Tem algum filtro?
    • SrR
    • 12 julho 2021

     # 9

    Isso ja me aconteceu e era problema na contador, a secção de tubo que ligava do contador à casa era pequeno, pex 20mm substitui por 25mm e ficou a funcionar em ordem
  7.  # 10

    Colocado por: SrRIsso esta ligado à rede publica? Tem algum filtro?


    Está ligado à rede pública. Não tem filtro.


    Colocado por: SrRIsso ja me aconteceu e era problema na contador, a secção de tubo que ligava do contador à casa era pequeno, pex 20mm substitui por 25mm e ficou a funcionar em ordem


    Mas quando desligo e ligo novamente os aspersores, o sistema já funciona bem! Não é estranho?
    A ligação é esta:
    a rede pública vem da esquerda e a entrada da casa é à direita
      WhatsApp Image 2021-07-12 at 19.17.09.jpeg
  8.  # 11

    Isto é apenas um palpite, com base nos dados disponíveis.

    Eu parece-me que a pressão disponível no circuito é tal que é à justa para elevar os aspersores. Quando era novo o "embolo" tinha menos fricção e até subia, com o tempo ganhou sujidade/calcario/etc que os torna ligeiramente mais "perros" para subir. Dai o ter deixado de funcionar passado algum tempo.

    Agora na primeira vez não sobe, mas depois de molhados há algum alivio desse atrito e depois na segunda vez já sobe.
    Quase que aposto que se tiver um aspersor a menos no circuito, ou lubrificar os aspersores, que a coisa melhorará.
    • SrR
    • 12 julho 2021

     # 12

    Pela imagem aponto para a valvula redutora de pressão
  9.  # 13

    Colocado por: hangasIsto é apenas um palpite, com base nos dados disponíveis.

    Eu parece-me que a pressão disponível no circuito é tal que é à justa para elevar os aspersores. Quando era novo o "embolo" tinha menos fricção e até subia, com o tempo ganhou sujidade/calcario/etc que os torna ligeiramente mais "perros" para subir. Dai o ter deixado de funcionar passado algum tempo.

    Agora na primeira vez não sobe, mas depois de molhados há algum alivio desse atrito e depois na segunda vez já sobe.
    Quase que aposto que se tiver um aspersor a menos no circuito, ou lubrificar os aspersores, que a coisa melhorará.


    Obrigado pela ajuda! Aumentar a pressão não fará sentido? ou já está no normal?
  10.  # 14

    Colocado por: SrRPela imagem aponto para a valvula redutora de pressão


    acha que tem pressão a menos?
    • SrR
    • 12 julho 2021

     # 15

    Tire fora a valvula.
  11.  # 16

    Colocado por: pasaraivaAumentar a pressão não fará sentido?


    Sim, se a minha teoria estiver correcta e for possível aumentar a pressão será benéfico.
  12.  # 17

    Colocado por: SrRTire fora a valvula.

    A válvula teve de ser colocada devido a pressão a mais vinda da rede! :(
  13.  # 18

    Colocado por: hangas

    Sim, se a minha teoria estiver correcta e for possível aumentar a pressão será benéfico.


    Creio que ainda poderá haver margem para aumentar, ainda que a válvula redutora foi colocada pois pois como a pressão da rede era muita, estava a verter água no cilindro de aqs.
    Qual a pressão que acha que poderia resolver o problema? 4 bar?
    • SrR
    • 13 julho 2021

     # 19

    Experimente abrir uma torneira dentro de casa e com ela aberta experimente arrancar a rega a ver se funciona normalmente
  14.  # 20

    Colocado por: SrRExperimente abrir uma torneira dentro de casa e com ela aberta experimente arrancar a rega a ver se funciona normalmente


    Tentei como sugeriu e não vi diferenças no funcionamento. Depois, abri 4 torneiras e com as torneiras abertas fui tentar ligar o sistema de rega! Não subiu à primeira nem à segunda, mas subiu à terceira funcionando normalmente! Fiquei ainda mais confuso!
 
0.0200 seg. NEW