Iniciar sessão ou registar-se
    • VFOC
    • 13 julho 2021

     # 1

    Olá a todos. Acompanho o fórum há bastante tempo e hoje decidi iniciar esta discussão para que os mais entendidos me possam possivelmente dar uma liz do que poderei fazer em relação a construir uma moradia em terreno doado pelo meu avô, ou se devo esquecer.

    Na foto que anexo temos a vermelho a totalidade do terreno que tem cerca de 2200m2. Instalado no terreno temos a moradia do meu avô e uns anexos (tudo legal) que no total contabilizam 180m2 área da casa+ 34m2 área dependente.

    A roxo a entrada da garagem, com cerca de 3m de largura e mais à frente telheiro (que vamos demolir entretanto).

    A verde o terreno a ser doado.

    Ora bem. Em conversa com a CM da Maia fui informado da inviabilidade de construção caso faça um destaque de parcela pois não ficaria com frente para a via pública. Falei na questão da entrada da garagem ficar comum a todos facto esse que parece não ser suficiente. A fachada deverá confrontar com via pública devidamente infra-estruturada.

    Entretanto soube que o terreno ao lado foi vendido e ando a tentar saber quem é o dono para tentar perceber o que vai ser feito ali, se por milagre ou sorte, será um loteamento e possivelmente ser ali aberta uma rua que dessa forma possibilitará a minha construção.
    O PDM da zona é limitado a construção de moradias unifamiliares.

    Caso isso aconteça, penso que fica resolvido, mas vendo o pior cenário, nunca ali haver rua, acham que há aqui alguma forma de conseguir construír dentro do terreno?
    Será que seria possível fazer uma espécie de “condomínio “? Criar zonas comuns, e depois uma PH ou assim?
    Se os entendidos me puderem dar umas dicas agradecia. Só mesmo para perxeber se me vale a pena moer o juízo com isto. :)

    Obrigado desde já.

    A.Cruz
      3D1DA558-F6AF-46F0-8FC5-995C19086F0B.jpeg
  1.  # 2

    Isso como esta acho que não dá para doar, vão ficar prédios encravados, se vai esperar por um eventual loteamento acho q vai ter muito q aguardar, eventualmente um destaque de parcela mas aquele terreno a verde fica a dividir o predio a meio isso esta estranho
    • VFOC
    • 13 julho 2021

     # 3

    Obrigado pelo comentário.
    Inicialmente a divisão estava decidida assim como anexo agora.
    A outra opção que coloquei antes seria na eventualidade de abertura da tal rua depois o que resta ao lado ficar para o meu irmão caso ele quisesse.
    Acha que esta divisão assim seria mais lógica para um destaque? Eu também penso que sim.
    No caso de fazer o tal “condomínio “ a ideia era criar uma área comum de forma a não encravar ninguém precisamente.

    Obrigado
      699E18B4-4ABA-4719-BE49-B8F7AB7D2245.jpeg
    • VFOC
    • 13 julho 2021

     # 4

    Ah. Mas este destaque como está foi como enviei à Câmara e onde disseram que não teria viabilidade se não abrisse uma rua nesse terreno ao lado. Daí a minha questão sobre outras possibilidades de viabilizar a coisa.
    • RCF
    • 13 julho 2021

     # 5

    Colocado por: VFOCAh. Mas este destaque como está foi como enviei à Câmara e onde disseram que não teria viabilidade se não abrisse uma rua nesse terreno ao lado. Daí a minha questão sobre outras possibilidades de viabilizar a coisa.

    Antes da construção, creio que o próprio destaque não será permitido, conforme propõe, pois dividiria o terreno em 3 partes.
    • VFOC
    • 13 julho 2021

     # 6

    Em três partes? Pode esclarecer-me? Nesta segunda imagem o terreno fica mais encostado, o restante não permanece inalterado? Peço desculpa pela pergunta. Pensei que ao destacar essa parcela simplesmente “deixa de fazer parte” do restante. Estou enganado?
    • RCF
    • 13 julho 2021

     # 7

    Colocado por: VFOCEm três partes? Pode esclarecer-me? Nesta segunda imagem o terreno fica mais encostado, o restante não permanece inalterado?

    Referia-me à primeira imagem
  2.  # 8

    Colocado por: VFOCEm três partes? Pode esclarecer-me? Nesta segunda imagem o terreno fica mais encostado, o restante não permanece inalterado? Peço desculpa pela pergunta. Pensei que ao destacar essa parcela simplesmente “deixa de fazer parte” do restante. Estou enganado?


    Por deixar de fazer parte é que não pode ficar encravada tem q ter acesso direto a via publica, assim como a parcela restante. Essa parte do terreno mais recuada tb pode estar em espaço rural e não ser viavel
    • VFOC
    • 13 julho 2021

     # 9

    Colocado por: tviegas

    Por deixar de fazer parte é que não pode ficar encravada tem q ter acesso direto a via publica, assim como a parcela restante. Essa parte do terreno mais recuada tb pode estar em espaço rural e não ser viavel


    Obrigado.
    Aqui é terreno urbano, a totalidade.
    A parcela fica encravada eu sei, porque não tem acesso próprio ou fachada para a via pública, foi o que a CM me disse. Disseram-me que se o terreno que fica ao lado (que estou a tentar descobrir de quem é) por ventura for para urbanizar etc e disso resultar uma rua infraestruturada estou safo. Mas como isso é uma incerteza a minha dúvida era se há alguma forma de conseguir construir nestas condições fazendo, quem sabe, uma espécie de condomínio familiar, onde a entrada a roxo seria comum às duas casas, fazendo um logradouro comum etc. Claro que o ideal é sempre termos as nossas coisas separadas mas neste caso não nos faria especial diferença.

    Estarei certamente também dependente de saber se o terreno total poderá ter mais que uma moradia construida, correto?

    Antes de voltar a falar na Câmara o meu intuito era precisamente ir com algumas ideias para expor de forma a ter logo respostas exatas.
    • VFOC
    • 13 julho 2021

     # 10

    ****quando digo terreno ao lado falo do terreno à direita que é enorme. assinalado a X
    O dono pelos vistos é o que tem esse armazém acima e que curiosamente tem vindo a comprar ja mais parcelas (incluindo essa do court de tenis) e abdou a construir escritórios e logradouros aqui ao lado. O que ainda não sei bem como visto no PDM isto ser zona exclusivamente habitacional.
    • VFOC
    • 13 julho 2021

     # 11

    Esqueci-me de anexar imagem
      8D846416-B940-4BE1-883D-1D837FA25675.jpeg
    • VFOC
    • 23 julho 2021

     # 12

    Boa tarde novamente,
    finalmente consegui encontrar o dono do terreno e azar dos azares era do seu intuito fazer loteamento e uma parte do terreno, a mais afastada do nosso, fazer a moradia dele. Meteu projeto na Câmara e disseram que “afinal” não seria fazer da forma que ele queria mas sim da forma inversa, ou seja, a moradia dele encostada ao nosso terreno e o loteamento na parte restante. Ou seja, lá se foi a hipótese de fazer o destaque.

    Observando a imagem - sei que pode haver outras condicionantes - alguém que perceba pode dizer-me se vale a pena tentar a constituição de PH? Sendo que não necessito de crédito bancário etc para construír.

    Se puderem ajudar agradecia :) (Seria para construir no terreno a verde preferencialmente mas se acharem que seria mais viável noutra zona , digam pf. Temos a hipótese de dividir da forma que for mais conveniente, até mesmo ampliar os anexos que ficam ali na traseira da cada por exemplo.
    A ideia seria a entrada ser comum e criar um logradouro/jardim comum às duas casas.
    As infraestruturas podem ser as mesmas? Ou seja, puxar para a zona do terreno onde colocaríamos a nossa casa?

    Obrigada
      874BFD99-C80C-41D5-9741-FC963FBA09FD.jpeg
 
0.0160 seg. NEW