Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde pessoal. Precisava de um conselho, comprei uma casa a 3 anos por 119000€, fiz obras em casa, piscina, churrasqueira, e como passaram os 3 anos de isenção de IMI estou a pensar por tudo legal. A minha dúvida é , ao declarar tudo o valor da casa vai aumentar, e segundo li o limite máximo para a isenção de IMI são 125000€. Corro o risco de vir a pagar o IMI dos últimos 3 anos? obrigado
  2.  # 2

    Uma casa até 125 mil não paga imi ?
    Concordam com este comentário: Antonio Barroso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonio Barroso
  3.  # 3

    As obras foram feitas logo apos a compra ou depois?

    2.3. Ficam isentos de IMI os prédios ou parte de prédios urbanos habitacionais construídos, ampliados, melhorados ou adquiridos a título oneroso, destinados à habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, cujo rendimento coletável, para efeitos de IRS, no ano anterior, não seja superior a € 153 300, e que sejam efetivamente afetos a tal fim, no prazo de seis meses após a aquisição ou a conclusão da construção, da ampliação ou dos melhoramentos, salvo por motivo não imputável ao beneficiário, devendo o pedido de isenção ser apresentado pelos sujeitos passivos até ao termo dos 60 dias subsequentes àquele prazo.
    (Consultar números 1, 2, 4 e 5 do artigo 46.º do EBF)

    https://www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/reabilitacao/apoios/incentivosfiscais.html
    Concordam com este comentário: Antonio Barroso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonio Barroso
  4.  # 4

    Foram feitas logo após a compra. 3 meses após a compra estavam concluídas.
  5.  # 5

    Se interpretei bem o artigo, como fiz as obras logo de seguida (antes de 6meses) e como o rendimento foi inferior a 153000€( quem me dera ganhar isso)😉 não sou obrigado a pagar o IMI de anos anteriores, certo?
  6.  # 6

    Callinas se adquirires uma casa e esta custar até 125000€ não pagas IMI durante 3 anos, só não sei se apenas é válido para a primeira compra.
  7.  # 7

    A isenção dos 3 anos até 125K é apenas para afetação a HPP e, salvo erro, pode ser utilizada 3 vezes na vida de cada contribuinte.
    Concordam com este comentário: Antonio Barroso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonio Barroso
 
0.0114 seg. NEW