Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Prezados amigos,

    Estou a a adquirir minha primeira casa. Já foi assinado o CPCV e foi aprovado o crédito junto ao banco (Millenium). Passei por todas as fases, avaliação, contratação, seguros etc e a documentação foi toda enviada para a plataforma legal do banco (deverão ser eles a formalizar a escritura em detrimento do notário). Até agora sem nenhum percalço.

    Ocorre que surgiu um impedimento para a escritura em razão de discrepância de áreas entre o CPU e CRP.

    No registo predial temos;

    - Área total 208,4
    - Área coberta 112,5
    - Área descoberta 95,9

    Na caderneta temos;

    - Área total do terreno 208,4
    - Área de implantação 142,05
    - Área bruta de construção 120,05
    - Área bruta privativa 120,05

    A moradia está inserida em um loteamento aberto de 8 residências iguais.

    O banco diz que deverá ser feita a harmonização de áreas.

    Tenho pressa em realizar a compra e por isso pergunto:

    - Posso invocar a dispensa de harmonização em função de ser diferença menor de 10%? (Isso se comparar a área coberta com bruta, não sei se a comparação correta é com a implantação)

    - Caso seja o caso de regularizar, pelo o que pesquisei aqui no fórum seria o caso de preencher o modelo 1 e entregar nas finanças, certo? Quanto tempo tem demorado este tipo de procedimento? Necessita de outros documentos para tal?

    - Consideram arriscando seguir com a aquisição nestas condições atuais? A casa possui os demais documentos em ordem e já foi escriturada outras vezes

    Muito obrigado!
  2.  # 2

    E na realidade qual é a área do prédio? Está alguma das áreas correctas?

    Tem áreas ilegais?
    O prédio tem LAU? sim,o que está descrito?
  3.  # 3

    Pedro,

    Obrigado pela sua atenção ao meu caso.

    A moradia não tem áreas ilegais, portanto creio que tenha sido algum erro de registro.

    Sinceramente não sei qual é a área correta, pois não tirei as medidas, mas imagino que esteja correto na caderneta predial.

    A licença de utilização não fala sobre a área, teria que averiguar o processo e para tal teria que agendar na Câmara.

    O mais coerente seria partir da LU e igualar os demais documentos?

    A plataforma legal complementou a informação hoje e disse que não podem aceitar devido a discrepância entre a área fechada e área de implantação. (142 x 112 m2)

    O meu corretor acha que eu deveria pedir ao banco para fazer a escritura em um notário, que quase certamente não pediria essa correção.

    O que acham que eu deveria fazer?

    Tenho pressa para me mudar em função do término do meu aluguel atual que está perto.

    Obrigado
 
0.0097 seg. NEW