Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Começo por dar os parabéns a todo o fórum pela partilha de opiniões/experiências que me tem esclarecido em muitas situações.

    Estou interessada num terreno de 250m2 que tem apenas uma garagem+arrumos e mais de metade é jardim.
    Na caderneta predial está descrito como: "Casa térrea destinada a recolha de carro e arrumos, com terreno de logradouro".
    A afectação diz: "Estacionamento coberto e fechado".
    A área de implementação do edifício é de apenas 38 m2 e o objectivo seria transformar em T1 para rentabilizar.

    Sei que tenho de ir a um arquitecto mas gostaria de saber de antemão se terei muitas dores de cabeça em fazer o que pretendo pois tenho uma profissão exigente e com pouca disponibilidade.

    Agradeço antecipadamente todas as respostas.
  2.  # 2

    Um T1 necessita de 52m2 de Area Bruta. vão ser obras avultadas.

    Dores de cabeça, depende. Antes demais deve verificar se pode ser feito o que pretende se o existente é viavel, se es´ta tudo legal, se pode ampliar, etc.
    Consulte um arquitecto e veja o que este lhe diz.
  3.  # 3

    Obrigada pela resposta Pedro Barradas.

    Aproveito para anexar uma foto do terreno. O que pensei foi ampliar a garagem e deixar janelas/portas viradas para o jardim.
      1.png
  4.  # 4

    Colocado por: SofiaM245Na caderneta predial está descrito como: "Casa térrea destinada a recolha de carro e arrumos, com terreno de logradouro".
    A afectação diz: "Estacionamento coberto e fechado".

    Esta informação não vale nada, esqueça. Seve para as finanças calcularem o IMI a pagar todos os anos.
    É incrível a quantidade de gente que anda a comprar imóveis apenas olhando para a caderneta predial !!

    Essa garagem deve de estar ilegal, e poderá ter complicações para a comprar.
    Tem que verificar o que é que o PDM permite fazer nesse terreno, e se permitir construção vale mais demolir essa garagem e construir tudo de novo, gasta um pouco mais, mas fica com uma casa com muito mais valor
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  5.  # 5

    Obrigada Picareta pelo alerta.

    Pelo que vou acompanhando aqui no fórum o que não faltam é esquemas. Custa-me é ver documentos oficiais que não tem valor futuro :-(

    Talvez a solução passe por demolição e casa pré fabricada ou solução chave na mão pois será mesmo uma coisa muito pequena.
    O foco será o arrendamento para famílias recém-formadas ou alguém que viva só. O terreno fica no centro da freguesia mas aqui a malta gosta de ter casa própria.
  6.  # 6

    Antes de tomar a decisão de comprar o melhor é ir ao departamento de urbanismo da câmara saber o que se pode fazer no terreno.
    Esse pavilhão aí ao lado não abona muito a favor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaM245
 
0.0091 seg. NEW