Como o título do tópico leva a crer, estou com algum receio de colocar um sistema AQS que tem 350 litros de capacidade de água. A acrescentar ainda temos que adicionar o peso do sistema...!!! A construção tem 20 anos e a telha está colocada em cima de "ripado" de pré-esforçado. Este "ripado" por sua vez acenta em vigas também de pré-esforçado e espaçadas entre si por 1,5 metros. Como não tenho o mínimo conhecimento sobre a resistência destes materiais agradecia desde já a ajuda dos entendidos nesta matéria e sobre possíveis soluções caso o peso seja exagerado.
Para responder a essa questão são necessários três elementos:
- nº de apoios (e distância entre eles) das vigas (as que estão afastadas 1,5 m). - catálogo técnico dessas vigas ou os respectivos dados. - peso do sistema a instalar.
Caro José, Neste momento o que consigo dizer é que as vigas estão assentes em 2 pontos distantes entre si cerca de 2,5 metros. Sobre estas apenas consigo dizer que são as clássicas vigas para assentamento das lages aligeiradas feitas com tijoleira.( penso ser este o nome). Ou seja é uma viga em forma de T em que na base tem 120mm de largura e na outra "face" cerca de 70/80mm. Penso também que têm 4 verguinhas no interior ou seja 3 na base + 1 na face superior. Em relação ao peso do sistema tenho a idéia que não deverá ser inferior a 150 Kg, mas isso os entendidos podem ajudar, pois o sistema é o da SOLARINOX modelo CPS 350 SL (350 litros de capacidade). Informo ainda que o depósito vai ficar instalado (penso eu) muito perto do topo de um dos pontos de apoio das respectivas vigas, ou seja a parede do cume do prédio. Espero por algumas opiniões. Obrigado.