Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Estou com um problema sério de humidades na casa que estou a remodelar.
    A casa já tem mais de 30 anos e não tem placa no chão para respirar.
    Tinha azulejo e granito, onde eu arranquei tudo, pois encontrei água no chão por baixo do granito.
    Tenho também um poço com mais ou menos 15m de profundidade a 2m da casa..
    Tive também de arrancar o cimento que tinha e fiquei só com terra e cacos.
    Depois de tudo isto coloquei as tubagens que tinha a por e agora queria acimentar o chão.
    Já me disseram para por plástico, terra, roofmate e acimentar..
    Também me disseram para por o plástico, seixo pequeno e no meio com tubo de drenagem e acimentar..
    Agora gostaria que me dissessem qual a melhor solução para este caso, se é alguma destas ou existe outras possibilidades.
    Não sei bem o que fazer, mas necessito de tomar uma decisão.
    Agradeço respostas construtivas.
    Obrigado
    Jorge
      IMG_20200430_200046.jpg
  2.  # 2

    Na casa que vou remodelar, estamos a considerar drenagem exterior (vala a toda a volta em cota inferior ao do piso interior, com geodreno, geotextil, brita seleccionada, etc). No interior, vamos desterrar uns 40cms e fazer uma laje ventilada com blocos de encaixe, seguida de massame armado e betonilha de regularização.

    Das opiniões técnicas que tenho tido e do que tenho lido (também por aqui), a drenagem externa é sempre aconselhável e na laje interior as opções são habitualmente entre uma laje térrea (semelhante ao que você descreve: enroncamento, barreira de vapor, massame armado, floormate, etc) ou laje ventilada.

    Eu vou optar por este método de laje ventilada de blocos de encaixe não pelo preço (ambas são semelhantes) mas pela facilidade de execução (boa execução) enquanto acrescenta um "mini" desvão sanitário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cabritolas
  3.  # 3

    Colocado por: tigoncalenquanto acrescenta um "mini" desvão sanitário.

    Que é das piores opções para este tipo de situações.

    Colocado por: CabritolasAgora gostaria que me dissessem qual a melhor solução para este caso

    Cada caso é um caso.
    No seu caso, tem ali uma viga de fundação que deve ser acautelada a sua impermeabilização.
    Por outro lado tem um poço a 2m metros da casa. Em pleno inverno a que cota anda a água desse poço?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cabritolas
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilva
    Que é das piores opções para este tipo de situações.


    Mesmo no caso de utilização de blocos de encaixe (do tipo utilizado em hangares e estacionamentos subterrâneos)? Ainda que possa favorecer a condensação por ventilação deficiente, tenho ideia que a utilização destes blocos (em polímero, forma em abobada) são impermeáveis e ao mesmo tempo favorecem o escorrimento dos condensados pela forma de abóbada que têm.

    Na sua opinião, qual seria a opção que daria mais garantias (tanto de eficácia como de boa execução)?
  5.  # 5

    Desterrar, impermeabilizar as fundações o melhor que puder com emulsão betuminosa tipo "flintkote", enrocamento/brita incluindo drenagem perimetral a ligar ao exterior (geodreno com geotêxtil), membrana PEAD (plástico) ou tela pitonada, massame, XPS 40/60mm + betonilha de regularização, piso final.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cabritolas
  6.  # 6

    Colocado por: tigoncalMesmo no caso de utilização de blocos de encaixe

    Refere-se aos blocos tipo CUPOLEX?
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilva
    Refere-se aos blocos tipo CUPOLEX?


    Exatamente.
  8.  # 8

    Colocado por: tigoncalExatamente.

    Não é uma má solução mas não lhe resolve o problema das humidades ascendentes pelas sapatas e vigas de fundação.
    Não sendo uma solução corrente, alguns empreiteiros podem colocar no orçamento um "fator de ****ço" acima do normal
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilva
    Não é uma má solução mas não lhe resolve o problema das humidades ascendentes pelas sapatas e vigas de fundação.
    Não sendo uma solução corrente, alguns empreiteiros podem colocar no orçamento um "fator de ****ço" acima do normal

    Temo, e aqui como leigo na matéria, para as humidades ascendentes de fundação não ter grande solução. Estou a contar com o geodreno perimetral exterior (+emulsão betuminosa+tela nas paredes enterradas) possam ajudar, mas de facto nas sapatas e vigas interiores acho que não terei grande oportunidade de resolver o problema. Se tiver alguma sugestão, agradeço!

    Em relação ao fator de c*#$"o, a sugestão até veio do empreiteiro, que já utilizou por outras ocasiões, e neste caso sai ligeiramente mais barato (-10€/m2) do que uma laje térrea. Pedi outras opiniões (em especial a eng amigo que habitualmente faz armazéns) e recomendou como sendo solução fiável e relativamente fácil de aplicar.
  10.  # 10

    Colocado por: tigoncalSe tiver alguma sugestão, agradeço!

    Consegue por a descoberto esses elementos?
  11.  # 11

    Tem que fazer drenagem também pelo interior e guiar a mesma para o exterior.
    Concordam com este comentário: tigoncal
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilva
    Consegue por a descoberto esses elementos?

    Só conseguirei saber em obra. Não temos informação da profundidade das mesmas e o acesso interior é complicado. Caso consigamos usar uma mini-escavadora no interior, em principio sim, caso contrário a desaterragem manual pode tornar a solução demasiado cara em mão de obra e não haver "tempo" para descobrir a fundação.
  13.  # 13

    Colocado por: tigoncalSó conseguirei saber em obra.

    Por isso é que digo sempre que cada caso é um caso e não existem soluções melhores que outras.
    Por vezes pensasse numa coisa e depois em obra verifica-se que não é a melhor solução
  14.  # 14

    Colocado por: zedasilva
    Por isso é que digo sempre que cada caso é um caso e não existem soluções melhores que outras.
    Por vezes pensasse numa coisa e depois em obra verifica-se que não é a melhor solução

    Mas convém antecipar as soluções possíveis, considerar quais os pressupostos que conferem vantagem a cada solução, fazer análise custo/benefício para que, quando chegue a altura seja só decidir com base nos pressupostos verificados. (na minha área de engenharia - nada a ver com a construção) pelo menos é assim que fazemos.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  15.  # 15

    Colocado por: tigoncalMas convém antecipar as soluções possíveis

    Claro que sim, por isso é que este tipo de decisões devem ser tomadas com base em análise/informações isentas.
    Ou seja, com a ajuda de alguém que não tenha qualquer interesse em "vender" esta ou aquela solução.
    O empreiteiro vai tentar "vender" aquilo que está habituado a fazer
    Os técnico da marca X ou Y vão tentar "vender" os seus produtos.
  16.  # 16

    Colocado por: zedasilva
    Claro que sim, por isso é que este tipo de decisões devem ser tomadas com base em análise/informações isentas.
    Ou seja, com a ajuda de alguém que não tenha qualquer interesse em "vender" esta ou aquela solução.

    E na sua opinião, que soluções alem destas 2 que referi (laje ventilada com blocos tipo cupolex vs laje térrea) devo também considerar outras e em que condições uma solução será superior a outra (eu e o autor do tópico)? (entendo se não quiser fazer consultoria gratuita!)

    Ainda que tenha já discutido com a equipa técnica, infelizmente a maioria dos DOs, como eu, não é capaz de avaliar até que ponto os técnicos são competentes e conhecedores das várias soluções possíveis, e embora até os ache competentes, gostava de ouvir outras opiniões até para os desafiar para estudarem outras opções.
  17.  # 17

    Colocado por: tigoncalE na sua opinião, que soluções alem destas 2 que referi

    Por norma não gosto de soluções ventiladas pelo simples facto da haver uma grande dificuldade em conseguir uma eficiente ventilação.
    A instalação de drenos no interior pode ser uma solução. Não sendo possível, podem equacionar a construção de um poço que possa garantir um abaixamento dos níveis freáticos
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilva
    Por outro lado tem um poço a 2m metros da casa. Em pleno inverno a que cota anda a água desse poço?


    Penso que no inverno fica a 6/7 metros da superfície..
  19.  # 19

    Quero agradecer a todos pela vossa disponibilidade. Em relação ao chão tenho no máximo 20cm de altura para encher(certas zonas tem por volta de 15cm). Não sei se com esta altura conseguirei fazer tudo pelo melhor possível, pois já tenho a tubagem da eletricidade, água e esgotos passados.
    No próximo sábado virá cá o empreiteiro e vamos decidir o que fazer ao certo.
    Com as vossas dicas já saberei melhor o que fazer ao certo.
    Obrigado
  20.  # 20

    Colocado por: zedasilva
    Por norma não gosto de soluções ventiladas pelo simples facto da haver uma grande dificuldade em conseguir uma eficiente ventilação.
    A instalação de drenos no interior pode ser uma solução. Não sendo possível, podem equacionar a construção de um poço que possa garantir um abaixamento dos níveis freáticos

    Colocado por: Vítor MagalhãesTem que fazer drenagem também pelo interior e guiar a mesma para o exterior.
    Concordam com este comentário:tigoncal


    Obrigado! De facto não ponderámos essa solução. Visto o piso em causa ser semi-enterrado (em duas fachadas), considerámos sempre apenas drenagem exterior (penso que por ser preferível ter pressões positivas), mas realmente faz sentido também drenar no interior os elementos estruturais em contacto com a fundação. Conforme a obra decorra e as dificuldade (ou facilidades) que encontrar-mos, vou explorar essa situação com o DTO e empreiteiro, de forma a melhorar a drenagem também pelo interior. Mais uma vez obrigado.
 
0.0211 seg. NEW