Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho uma habitação na aldeia e gostava de saber se para a remodelar preciso de licença e/ou projecto (penso que são conceitos diferentes), as coisas que pretendo fazer são colocar placa (betão) pois actualmente o que tenho são vigas de madeira com soalho por cima e ainda ajustas algumas divisões. De resto pretendo manter tudo igual a fachada e o telhado (este talvez reparar se necessário mas manter igual) e estrutura.
    Com as constantes alterações da lei fiquei sem saber quando se pode mexer ou não o que se pode fazer e que não se pode sem ter um projecto e quando preciso de licença.
    Desde já agradeço a todos os que me possam ajudar e peço desculpa pois já existe alguma informação sobre remodelar habitações mas a informação está um pouco dispersa seria interessante juntar tudo num só post com exemplos e casos específicos que resultam da maioria das remodelações ou reparações que muitas vezes é só disso que se trata.
    Mais uma vez obrigado.

    Cumprimentos,
    A. Pires
  2.  # 2

    se vai desde já colocar placa precisa de licenciamento.
    cumps
  3.  # 3

    Obrigado pela informação sr. Fernando, já agora mais uma questão e esse licenciamento carece de algum tipo de projecto ou é apenas necessário pedir uma licença à autarquia em questão?
    Mais uma vez obrigado.

    Cumprimentos,
    A. Pires
  4.  # 4

    Colocado por: apiresObrigado pela informação sr. Fernando, já agora mais uma questão e esse licenciamento carece de algum tipo de projecto ou é apenas necessário pedir uma licença à autarquia em questão?
    Mais uma vez obrigado.

    Cumprimentos,
    A. Pires


    é preciso fazer projecto de estruturas, e quase de certeza que lhe vão pedir os outros, arquitectura, águas, térmica...
    se não mexer no exterior, pode tentar fazer isso sem licença, mas procure um engenheiro responsável para dimensionar a lage.
    não diga que disse isto :)
    se mexer muito no interior procure um arquitecto também.
  5.  # 5

    Se os barrotes de madeira estiverem em bom estado, se calhar não precisa de betão para nada, basta repará-lo. E evita uma data de papeladas
  6.  # 6

    Boa noite, também já tinha pensado nisso, os barrotes não me parecem em mau estado mesmo até porque tem um diâmetro de cerca de 30cm de diâmetro o que faz com que pareça bastante solida mesmo o piso não abana rigorosamente nada (coisa que era comum em casas com este tipo de pavimento) obrigado pela ideia realmente é uma questão a ver e uma carga de trabalho que poupo.
    Obrigado

    Cumprimentos,
    A. Pires
  7.  # 7

    qualquer alteração na estrutura ou fachadas requer licenciamento
  8.  # 8

    Colocado por: apiresBoa noite, também já tinha pensado nisso, os barrotes não me parecem em mau estado mesmo até porque tem um diâmetro de cerca de 30cm de diâmetro o que faz com que pareça bastante solida mesmo o piso não abana rigorosamente nada (coisa que era comum em casas com este tipo de pavimento) obrigado pela ideia realmente é uma questão a ver e uma carga de trabalho que poupo.
    Obrigado

    Cumprimentos,
    A. Pires


    se optar por isso, não exagere é na carga depois sobre o piso, móveis pesado etc...
  9.  # 9

    Bom dia,

    Gostaria se possivel ajuda para saber como funcionam as coisas.
    Vou comprar uma casa antiga que pretence a familia e vou querer fazer umas alteraçoes no interior.
    Mas na caderneta esta uma area e na realidade a area existente é mais do que esta na caderneta.
    Já me aconselharam a falar com o arquitecto para fazer projecto de arquitectura mais os de especialidades, como já me disseram para ir as finanças para legalizar toda a area coberta.
    Depois disso que posso fazer as alteraçoes, apenas tenho de informar na câmara e depois das obras feitas e sem aumentar a area que anteriormente foi legalizada, faço a emprestimo e fazem-se as escrituras.
    Penso que me fiz entender, se for possivel alguma informação, os meus agradecimentos desde já.

    Cumprimentos,
    Maria Ramalho
  10.  # 10

    Colocado por: MARIA RAMALHOBom dia,

    Gostaria se possivel ajuda para saber como funcionam as coisas.
    Vou comprar uma casa antiga que pretence a familia e vou querer fazer umas alteraçoes no interior.
    Mas na caderneta esta uma area e na realidade a area existente é mais do que esta na caderneta.
    Já me aconselharam a falar com o arquitecto para fazer projecto de arquitectura mais os de especialidades, como já me disseram para ir as finanças para legalizar toda a area coberta.
    Depois disso que posso fazer as alteraçoes, apenas tenho de informar na câmara e depois das obras feitas e sem aumentar a area que anteriormente foi legalizada, faço a emprestimo e fazem-se as escrituras.
    Penso que me fiz entender, se for possivel alguma informação, os meus agradecimentos desde já.

    Cumprimentos,
    Maria Ramalho


    irá fazer bastantes mexidas? se mexer em estruturas e fachadas terá de licenciar, contrate arquitecto.
    a correcção de áreas só é feita depois da obra estar feita.
  11.  # 11

    Colocado por: MARIA RAMALHOMas na caderneta esta uma area e na realidade a area existente é mais do que esta na caderneta.

    Comece por pedir na Câmara uma cópia das plantas aprovadas - e compare-as com o que realmente está construído.
  12.  # 12

    Pretendo deitar a deixo 3 casas que estão no quintal e no mesmo sitio quero acrescentar a cozinha a fazer casa para maquinas.
    Obrigada pela informação.
    Maria Ramalho
  13.  # 13

    Colocado por: MARIA RAMALHOPretendo deitar a deixo 3 casas que estão no quintal e no mesmo sitio quero acrescentar a cozinha a fazer casa para maquinas.
    Obrigada pela informação.
    Maria Ramalho


    pretende deitar abaixo? tem mesmo de licenciar isso, arquitecto engenheiro, projectos
  14.  # 14

    Já agora quais são as melhores soluções para recuperar (isolamento e acabamento) para placas em madeira uma vez que parece que o betão é moda não consigui encontrar soluções para a recuperação deste tipo de placas.

    Cumprimentos,

    A. Pires
  15.  # 15

    Peço desculpa, enganei-me!!
    Então sendo assim vou entrar em contacto com o arquitecto....
    Muito obrigada...
  16.  # 16

    Colocado por: apiresJá agora quais são as melhores soluções para recuperar (isolamento e acabamento) para placas em madeira uma vez que parece que o betão é moda não consigui encontrar soluções para a recuperação deste tipo de placas.

    Cumprimentos,

    A. Pires


    coloque tecto falso e aplique lã de rocha sobre tecto falso.
    acabamento? soalho e envernizar ou osb ou osb com isolamento termico
  17.  # 17

    ola,
    No meu caso pretendo fazer uma placa com uma area aproximadamente de 60m^2,e acrecentar um andar, estou com duvidas se preciso de algum projecto feito por algum arquitecto?
    se for preciso será muito caro?
    cumprimentos.
  18.  # 18

    Caro rjcosta,

    Qualquer situação que lhe altere a tipologia (número de divisões) ou adicionar área habitável requer a apresentação de projectos de arquitectura e de engenharia. Neste caso irá necessitar de um arquitecto e de engenheiro(s). É aliás muito importante, até porque pode acontecer que não seja permitido aumentar a área de construção.

    No caso de acrescentar um andar/placa será fundamental um análise estrutural que será incluida num projecto de estabilidade (principalmente para saber se a estrutura existente suporta a carga adicional).

    Em termos de custos depende bastante da cidade em que habita e do gabinete de projectos. Normalmente, o arquitecto poderá fazer a ponte com os engenheiros, onde o melhor será procurar vários arquitectos para colocar as suas intenções e pedir orçamentos (regra geral, não se cobram). Aconselho vivamente a procurar pelo menos mais do que um, dado que os preços são livres e pode ter variações consideráveis.

    Espero ter ajudado.

    Cumprimentos.
 
0.0196 seg. NEW