Colocado por: CarinaMBom dia a todos,
Tenho uma dúvida. Alterei a instalação elétrica do meu quarto e o eletricista colocou-me diferentes interrutores dos lados da cama, como se pode ver na imagem. De um lado tem um duplo e do outro dois simples. Eu perguntei-lhe a razão, tendo em conta que ambos fazem o mesmo de ambos os lados (um é para a luz do teto e outro para o candeeiro que vai ficar naqueles fios, do respetivo lado) e ele diz que tem que ser assim. Falou em comuntadores, que não era possível por duplo...enfim, não faço ideia, não domino de todo o tema.
O que gostava de saber é como retificar isto (ou sugestões para pedir ao eletricista para retificar), porque na realidade acho que assim fica muito mau! Acho que a lógica seria ter ou 1 duplo de ambos os lados ou 2 simples de ambos os lados!
Muitíssimo obrigada desde já pela ajuda.
Colocado por: CarinaMBom dia,
Peço desculpa por voltar ao tema, o eletricista deve vir cá hoje terminar isto e eu queria saber o que lhe dizer já, até porque não sei se uma possível solução pode passar por rasgar novamente a parede... Eu sei que a solução deveria partir dele, mas já aprendi que normalmente quando queremos algo temos que batalhar para tal.
Já muito pesquisei na internet mas não encontro esses tais inversores duplos...
Muito obrigada uma vez mais. Por toda a ajuda!
Colocado por: size
Não sou electricista, apenas interessado em conhecer alguma teoria;
Vejamos;
O que pretende será, quer do lado esquerdo da cama, quer do lado direito da mesma cama, poder, de forma independente, acender e apagar, cada uma das iluminações (tecto e apliques) certo ?
Ora, isto, salvo melhor opinião, passará pela instalação de um circuito DUPLO de comutador de escadas, com colocação dos necessários comutadores duplos iguais de cada lado. Penso eu...
Assim:
https://blofer.pt/pt/material-eletrico/534-comutador-interruptor-de-escada-duplo-cespelho-branco-ref774008-suno-legrand.html
Colocado por: BigmousePelo que entendi tem outro junto à porta do espaço, para ligar a iluminação de tecto