Iniciar sessão ou registar-se
    • msfc
    • 18 julho 2021

     # 1

    Ha alguns anos comprei casa, que ainda tem hipoteca ao banco, na altura deixei a minha mãe ir para lá morar, inicialmente seria por 5 anos, mas os anos foram passando e apesar de eu pedir ela nunca saía e foi se mantendo lá com a mimha meia irmã que tem 30 anos.
    No inicio de junho falei com ela, que quero vwnder a casa, até lhe propuz a filha dela comprar por um valor mto inferior ao do mercado, respondeu que nem ela.nem a filha teem condições, dps fiz a proposta de vender pagar a divida e o que sobrar dividir com ela, inicialmente aceitou dps desistiu, arranjei a solução de vender a um investidor e elas poderiam la ficar, só timhamos que fazer 1 contrato de arrendamento, mais uma vez aceitaram e dps do contrato feito desistiram. Tenho 46 anos, 3 filhos aou sozinha vivo numa casa alugada a pagar 3 vezes mais que o valor que pago ao banco, quero vender e estou a ficar no meu limite devido aos desiquilibrios delas, ja pensei desligar agua e luz e se nao resultar mudar a fechadura, vender e pronto ae quisetem ponham me em tribunal, por outro lado preferia as coisas a bem. Se alguem me conseguir orientar agradeço
  1.  # 2

    Você já lhe fez propostas que nem cabe na cabeça a ninguém. É seu emprestou de boa fé e por bondade. Já se aproveitaram de si durante muito tempo. Ponha na rua a casa é sua, não está arrendada nem nada a elas.
    É por isso que cada vez mais as pessoas são menos bondosas, depois são "xuladas" de forma que não cabe na cabeça a ninguém.
    Isto é a minha opinião e não é baseada em leis, pk não percebo nada disso.
    Concordam com este comentário: eu, master_chief, HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: msfc
  2.  # 3

    Quem empresta, nunca melhora.
    Concordam com este comentário: msfc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: msfc
  3.  # 4

    Colocado por: msfcHa alguns anos comprei casa, que ainda tem hipoteca ao banco, na altura deixei a minha mãe ir para lá morar, inicialmente seria por 5 anos, mas os anos foram passando e apesar de eu pedir ela nunca saía e foi se mantendo lá com a mimha meia irmã que tem 30 anos.
    No inicio de junho falei com ela, que quero vwnder a casa, até lhe propuz a filha dela comprar por um valor mto inferior ao do mercado, respondeu que nem ela.nem a filha teem condições, dps fiz a proposta de vender pagar a divida e o que sobrar dividir com ela, inicialmente aceitou dps desistiu, arranjei a solução de vender a um investidor e elas poderiam la ficar, só timhamos que fazer 1 contrato de arrendamento, mais uma vez aceitaram e dps do contrato feito desistiram. Tenho 46 anos, 3 filhos aou sozinha vivo numa casa alugada a pagar 3 vezes mais que o valor que pago ao banco, quero vender e estou a ficar no meu limite devido aos desiquilibrios delas, ja pensei desligar agua e luz e se nao resultar mudar a fechadura, vender e pronto ae quisetem ponham me em tribunal, por outro lado preferia as coisas a bem. Se alguem me conseguir orientar agradeço


    Minha estimada, para todos os devidos efeitos, estamos perante um contrato (verbal) de comodato. Como estatui o art. 1129º do CC "Comodato é o contrato gratuito pelo qual uma das partes entrega à outra certa coisa, móvel ou imóvel, para que se sirva dela, com a obrigação de a restituir.". Quanto à restituição, dimana do art. 1137º do CC que "1. Se os contraentes não convencionaram prazo certo para a restituição da coisa, mas esta foi emprestada para uso determinado, o comodatário deve restituí-la ao comodante logo que o uso finde, independentemente de interpelação. 2. Se não foi convencionado prazo para a restituição nem determinado o uso da coisa, o comodatário é obrigado a restituí-la logo que lhe seja exigida. 3. É aplicável à manutenção e restituição da coisa emprestada o disposto no artigo 1043.º"

    Ora o art. 1043.º (Dever de manutenção e restituição da coisa), diz que "1. Na falta de convenção, o locatário é obrigado a manter e restituir a coisa no estado em que a recebeu, ressalvadas as deteriorações inerentes a uma prudente utilização, em conformidade com os fins do contrato. 2. Presume-se que a coisa foi entregue ao locatário em bom estado de manutenção, quando não exista documento onde as partes tenham descrito o estado dela ao tempo da entrega."

    Desta sorte, para lograr o seu desiderato de obter a restituição da habitação, terá que recorrer a um Julgado de paz se se houver o concelho onde se situa o imóvel territorialmente abrangido por um, caso contrário terá que recorrer a um Tribunal, peticionado a entrega e cumulativamente pagamento integral das custas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: msfc
    • msfc
    • 18 julho 2021

     # 5

    pois eu ja estou tão farta que estou quase a mudar a fechadura e a cortar agua e luz ja fiz varias propostas e parece que nada lhes serve, a casa onde habito o senhorio vai fazer proposta e eu nem sequer posso.comprar pois ainda tenho esta hipoteca... por isto tudo e vendo que ja estão a gozar comigo e com os meus filhos , estou mesmo.inclinada em tomar atitude drastica e dps elas que me metam em tribunal, pois eu.nao posso esperar 3 ou 4 anos para o assunto estar resolvido, nem eu nem a minha senhoria, alem disso emprestei.por 5 anos...
    • Bondi
    • 18 julho 2021 editado

     # 6

    Avance e recupere o que é seu....
    Tem aí em cima a solução...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: msfc
  4.  # 7

    Colocado por: msfcestou mesmo.inclinada em tomar atitude drastica e dps elas que me metam em tribunal

    Não faça essa ASNEIRA.
    Vá a um Advogado e em poucos meses recupera a casa via TRIBUNAL (como já lhe disseram no #4).
  5.  # 8

    Em poucos meses? boa sorte nisso
    Concordam com este comentário: msfc, Paramonte
    • AMVP
    • 18 julho 2021

     # 9

    Sei que tem filhos e por isso o que vou sugerir pode ser pouco exequivel, Mas nao tem hipotese de se instalar tb la em casa nem que seja por um curto periodo de tempo? E que la em casa sempre poderia chatear as restantes ocupantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: msfc
    • msfc
    • 18 julho 2021

     # 10

    O problema em instalar me la em casa e que a ocupante mais velha é super mal educada, usa palavreado indevido e tenho crianças. Perante todas as propostas e todas as provas estou disposta a arriscar a mudança da fechadura e o corte da agua e luz, ima vez que estão em meu nome
  6.  # 11

    Sei que é sua mãe, mas se já sabia da personalidade dela, que grande erro que fez ao emprestar.

    Agora para a recuperar legalmente deve seguir o conselho do happy, vão ao julgado de paz e veja se lhe adiantam qual é o prazo médio para reaver o que é seu.

    De o prazo for de anos, talves valha a pena pensar em medidas mais musculadas de resolver a situação. Evitar sempre mas sempre a violência ( se não, você vai ter um problema) mas a intimidação por vezes resulta.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
    • AMVP
    • 19 julho 2021

     # 12

    Colocado por: msfcO problema em instalar me la em casa e que a ocupante mais velha é super mal educada, usa palavreado indevido e tenho crianças. Perante todas as propostas e todas as provas estou disposta a arriscar a mudança da fechadura e o corte da agua e luz, ima vez que estão em meu nome

    Compreendo mas repare eu diria que as vezes situacoes extremas tb exigem solucoes ao mesmo nivel.
    Se o prblema esta ao nivel do palavreado ainda nao e muito mau, nao sei a idade dos seus filhos mas we ja tiverem alguma compreensao podera explicar, podia ser pior.
    A justica pode resolver o problema mas as vezes outras vias sao mais eficazes, Mas claro casa caso é um caso.
  7.  # 13

    Siga o conselho do Happy Hippy. Vá primeiro a um julgado de paz e informe-se do procedimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: msfc
    • msfc
    • 19 julho 2021

     # 14

    Colocado por: AMVP
    Compreendo mas repare eu diria que as vezes situacoes extremas tb exigem solucoes ao mesmo nivel.
    Se o prblema esta ao nivel do palavreado ainda nao e muito mau, nao sei a idade dos seus filhos mas we ja tiverem alguma compreensao podera explicar, podia ser pior.
    A justica pode resolver o problema mas as vezes outras vias sao mais eficazes, Mas claro casa caso é um caso.
    • msfc
    • 19 julho 2021

     # 15

    o meu filho tem 17 e a mais nova 8, a mais velha não vive cmg, e esta indignada com a situação, não os quero sujeitar a esta tristeza, mas vou comecar pelos julgados de paz, perceber quanto tempoe a partir dai logo decido, ou faço pela lei, ou mudo a fechadura e dps processem me...
    • AMVP
    • 19 julho 2021

     # 16

    Colocado por: msfco meu filho tem 17 e a mais nova 8, a mais velha não vive cmg, e esta indignada com a situação, não os quero sujeitar a esta tristeza, mas vou comecar pelos julgados de paz, perceber quanto tempoe a partir dai logo decido, ou faço pela lei, ou mudo a fechadura e dps processem me...

    Desejo-lhe a melhor sorte na resolucao do problema.
  8.  # 17

    Não mude a fechadura, depois podem dizer que desapareceram bens da casa.
    Se o assunto não se resolver a bem, mande cortar a água e uns dias depois a electricidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: msfc
 
0.0197 seg. NEW